Abolição da Escravidão no Brasil: Slides

Publicado por Caroline Dähne em

Voltando com a nossa proposta de disponibilizar os slides que utilizamos nas nossas aulas, hoje nós trazemos um material sobre a Abolição da Escravidão no Brasil.

Assim, os professores podem utilizar como material complementar em sala de aula. Principalmente já que continuamos nesse cenário de Pandemia e com as aulas remotas ou híbridas. O material também pode ser utilizado por alunos para consulta e revisão de conteúdos.

Post para o Instagram com o título da postagem: Abolição da Escravidão no Brasil: slides.

Abolição da Escravidão no Brasil

Certamente a temática da Abolição da Escravidão no Brasil é muito ampla. Então, não se esgota apenas com um slide. Nossa dica é que o professor/a utilize o material em conjunto com outros recursos didáticos e atividades, de acordo com seu planejamento.

Dessa forma, no material disponibilizado a seguir, são tratados os seguintes temas:

  • Contexto da Abolição da Escravidão no Brasil;
  • Contexto mundial;
  • Influência da Inglaterra;
  • História de Resistência;
  • Abolicionismo;
  • Líderes abolicionistas;
  • Leis abolicionistas;
  • O papel da Princesa Isabel;
  • E o pós-abolição;

Slides sobre a Abolição da Escravidão no Brasil

Nesse sentido, para ter acesso aos slides basta clicar em “baixar” no link abaixo:

Abolição da Escravidão

Essa temática já foi bastante abordada aqui no Nas Tramas de Clio e também no nosso Instagram com alguns esquemas com dicas sobre a temática em sala de aula.

Desse modo, colocamos abaixo alguns links que podem complementar a sua aula. No texto sobre charges você encontra vários recursos didáticos e dicas de como utilizá-los na aula de história. 

Além disso, no texto abaixo, você encontra nossas dicas de como elaborar uma aula sobre o tema. Além de materiais para análise e questões modelo Enem, que podem ser utilizados para atividades com a turma:

Slides em sala de aula

Nesse sentido, para aqueles professores que utilizam slides em suas aulas e ficaram interessados nos modelos que utilizamos, nós preparamos um tutorial. Assim, no texto do link abaixo você encontra uma explicação de como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Outros Slides: 

No ano passado iniciamos com a prática de disponibilização desses materiais para que tanto professores quanto alunos possam utilizar. As coisas ficaram um pouco corridas no início desse ano então acabamos não dando continuidade, agora à pedidos estamos revisando nossos materiais e criando também com outras temáticas.

Assim, os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos ou no Ensino Híbrido, podem compartilhar esses slides. Aliados com as explicações, para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão em aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos. Desse modo, os slides contém imagens e esquemas. Como resultado, contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Se você perdeu algum dos nossos slides que já foram publicados, abaixo você encontra os links para eles. Nesse sentido, também se mantenha de olho no nosso instagram e aqui no blog para não perder nada!

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Leticia Fagundes. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2012.

CAMPOS, Flávio de; CLARO, Regina. Oficina de História. São Paulo: Leya, 2012.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.