Povos Indígenas – O que não fazer no dia 19 de Abril

Publicado por Jessica Leme em

No dia 19 de abril muitas escolas estarão realizando atividades que contemplem os povos indígenas do Brasil, por isso o Nas Tramas de Clio, trás algumas sugestões e ideias de atividades que fujam ao assustador “cocar de folha sulfite”, ou qualquer outra ação que reforce estereótipos.

Dia dos Povos Indígenas – Não mais Dia do Índio

A muito tempo as comunidades indígenas tem reivindicado a mudança, com o intuito de desenvolver reflexão acerca dos povos indígenas que formaram a sociedade brasileira, não mais denominando a data de uma maneira a generalizar as culturas indígenas.

Diante disso a Lei 14.402, de 2022, alterou a mudança do nome.

Educação Infantil – Ensino Fundamental

Nessa faixa etária, podemos explorar atividades que fujam ao tradicional, como por exemplo,

Receitas

Tapioca, bolo de milho, pamonha, canjica.

Os alunos podem pesquisar a origem das receitas, a qual região do país elas pertencem e quais aldeias tem o hábito de consumir esses alimentos.

Na medida do possível, consumir num café com os alunos alguma dessas receitas, reiterando sempre a presença da cultura indígena em nosso dia a dia.

Artesanato

Para os alunos do ensino fundamental, pode se pensar na elaboração de peças artesanais como colares de miçangas, cestarias de papel, desenhos de grafismos, etc.

Pinturas Corporais

Cada tribo indígena desenvolve uma forma de pintura corporal de acordo com a festividade, ritual, etc. Importante explicar aos alunos que as pinturas corporais tem significados, não são apenas adornos, também é uma oportunidade dos alunos pesquisarem os pigmentos que eram utilizados pelos indígenas.

Ensino Médio

Para os alunos do Ensino Médio, seria interessante que os professores propusessem temas mais políticos, que instiguem a crítica e o pensamento sobre nossas nações indígenas.

Criação do Ministério dos Povos Indígenas

Pela primeira vez na história de nosso país, teremos a partir desse ano um Ministério para tratar diretamente os assuntos relativos aos Povos Indígenas. Proponha a leitura sobre a criação do Ministério e depois instigue seus alunos a pesquisar sobre a Ministra Sônia Guajajara, representante indígena que assumiu a cadeira ministerial.

Formação do Ministério dos Povos Indígenas

Sônia Guajarara e demais ativistas indígenas para se conhecer

Sônia Guajajara
Alice Pataxó
Célia Xakriabá

Sugira aos alunos que façam a leitura do texto Mulheres indígenas e a reconstrução da política indigenista no Brasil . Após a leitura instigue que eles produzam um mural ligando a atuação política das mulheres indígenas no combate a demais problemas da sociedade, como preconceito, meio ambiente, trabalho, educação, etc.

Importante ressaltar aos alunos que ser político não necessariamente impõe a pessoa que ela tenha um cargo político eleito, como é o caso das ativistas aqui citadas.

Interessante que os alunos entendam o papel de um ativista perante a sociedade e como as falas desses representantes fazem eco diante dos problemas em nosso país e no mundo.

Importante que os professores possam desenvolver atividades que fujam as práticas tradicionais, uma leitura, um vídeo, um bate papo já seria interessante ser realizada durante a Semana dos Povos Indígenas ou mesmo durante o mês de abril.

Até a próxima!

Referências

https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/o-novo-ministerio-dos-povos-indigenas

Categorias: História

Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

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