Consciência Negra 2022

Publicado por Jessica Leme em

Como desenvolver uma Educação Antirracista

Chegamos ao mês de novembro e como já é tradição em parte das escolas brasileiras, boa parte dos professores de História e das Ciências Humanas no geral passam a buscar maneiras de tratar a temática relativa ao dia de Zumbi dos Palmares 20 de novembro, da Consciência Negra e também assuntos que envolvam a população negra com mais ênfase em sala de aula.

Hoje praticamente vinte anos após ao estabelecimento da Lei 10.639/2003, onde se instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História da África e Cultura Afro Brasileira nas escolas públicas e privadas no Brasil, os educadores voltam se a buscar uma prática de Educação Antirracista e não apenas a comemoração de uma data simbólica presa a um período de tempo.

Post para o Instagram com o título do texto: Consciência Negra 2022.

O que é a Educação Antirracista?

A prática da Educação Antirracista visa desenvolver durante todo o ano letivo o trabalho com a temática racial, buscando o combate ao racismo não apenas no ambiente escolar mas em toda a sociedade.

Nesse sentido, leituras, vídeos, debates, filmes, palestras, exposições, etc, ocorrem durante todo o ano dentro do espaço escolar, demonstrando assim aos alunos que a população negra fez e faz parte da construção histórica e atual de nosso país e portanto não pode ser relegada apenas a uma única data comemorativa no ano.

Como trabalhar?

Grande parte dos professores na ativa em salas de aulas, que tenham sido formados até a primeira década dos anos 2000, dificilmente tiveram alguma disciplina na graduação que contemplasse a História da África.

Durante muitos anos essa temática foi muito pouco pesquisada, sempre em núcleos específicos de pesquisadores, não chegando a grande parte dos cursos de formação de professores.

Num primeiro momento importante o professor se apropriar da temática racial e para isso importante buscar leituras, canais, intelectuais negros que possam contribuir ao seu estudo. Deixo a seguir algumas obras encontradas na internet assim como sugestões de canais e séries:

GNT – O canal apresenta diversos vídeos curtos para discutir a temática.
O Governo do Estado de São Paulo, possui um canal específico para o debate sobre a Educação Antirracista

O canal Preto

Publicações para a Consciência Negra

Obras para estudo do professor, mas que também podem ser usadas através de recortes em sala de aula.

Todos os textos estão sendo compartilhados com intuito de contribuir ao estudo Educação Antirracista.

Consciência Negra: Quer saber mais? Acesse nossas publicações!

Espero que os materiais possam contribuir com o estudo para a posterior prática!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *