2024: Efemérides de História para ENEM e Vestibulares

Publicado por Caroline Dähne em

Há alguns anos nós aqui no Nas Tramas de Clio começamos a publicar listas de conteúdos de história que são efemérides e podem ser cobradas em provas de vestibulares e Enem, em 2024 isso não seria diferente.

Efeméride é o nome dado a datas importantes que fazem aniversário terminados em zero. Por exemplo: 50 anos, 100 anos, 200 anos de tal evento… e assim por diante. 

Publicação do Instagram com o título do texto- 2024: efemérides de História para Enem e Vestibulares.

Efemérides em processos seletivos

Dada a importância dessas datas, é comum que os professores que elaboram as questões dos processos seletivos de vestibulares utilizem essas temáticas como inspiração. Desse modo, todo ano é comum que algumas universidades e até mesmo o próprio ENEM, cobrem questões que contextualizam suas temáticas com essa questão cronológica das efemérides.

É importante lembrar que isso acontece geralmente em uma ou duas questões de História todo ano. Mas para isso acontecer os conteúdos devem estar dentro daqueles estipulados no edital da prova. Além de História, algumas dessas temáticas também podem aparecer em questões de outras disciplinas, principalmente da área de Humanas. 

Como usar as efemérides a seu favor?

Se você está se preparando para uma prova de vestibular ou ENEM, vale a pena revisar os conteúdos que são efemérides. Mas lembre-se, essa lista reúne possibilidades de temáticas, não é uma certeza. Embora, nos últimos anos, pelo menos uma das temáticas das nossas listas de efemérides costuma aparecer nas provas (utilizando como base as provas do ENEM e da UFPR).

Já para você professor, a lista abaixo pode contribuir em temas que podem ser destacados em suas aulas focadas para o vestibular com alunos do Ensino Médio. Nesse sentido, a dica é, quando estiver trabalhando tal conteúdo, trazer uma questão recente de vestibular e trabalhar a estrutura da questão com dicas para os alunos. 

Se preparem para a leitura! Em 2024 são muitas datas que se constituem como efemérides. Seguem abaixo as principais, juntamente com dicas de como esses temas costumam aparecer em questões de História.

Efemérides que completam 30 anos em 2024:

Eleição de Nelson Mandela e o fim do Apartheid (1994)

O sistema de segregação baseado na ideia de uma suposta “superioridade racial”, estava em vigor no território da África do Sul desde 1948. Assim, nesse sistema, existiam leis segregacionistas que separavam a população negra local dos brancos europeus que viviam nesse território. Essa separação acontecia não só na proibição de frequentar os mesmos espaços. Mas também, na perda de direitos como a posse de terras e a participação política.  

Nesse cenário, o sul-africano Nelson Mandela atuou como membro do Congresso Nacional Africano (CNA), movimento de resistência ao regime. Desse modo, por sua participação em manifestações armadas, Mandela foi condenado à prisão, na qual permaneceu durante 27 anos. No entanto, mesmo preso, continuou sendo uma das principais lideranças no movimento.

O processo de finalização do regime do Apartheid iniciou no ano de 1989 durante o governo de Frederik Klerk, após diversos anos de protestos da população local somados com manifestações internacionais. Como o posicionamento da ONU contrário ao regime e o embargo econômico de mais de 20 países à África do Sul. Desse modo, dentre as medidas tomadas no governo Klerk esteve a libertação de Mandela, a legalização de movimentos como o CNA e a realização de um plebiscito em 1992, no qual a população branca votou pelo fim do Apartheid. Nas eleições de 1994, foi a primeira vez que os negros puderam participar do processo político desde o início do regime. Mandela disputou e foi eleito como presidente do país, tendo logo em seguida oficializado o fim do Apartheid.

Em 2024?

A temática do Apartheid e da luta de Mandela já apareceu algumas vezes no ENEM e diversas vezes em vestibulares de instituições de diversas regiões do país. Nesse sentido, normalmente essa efeméride aparece em questões das ciências humanas relacionadas com outras temáticas, como as desigualdades na atualidade e a discriminação racial.

Implantação do Plano Real (1994)

Após décadas de instabilidade econômica e crise inflacionária no Brasil, o governo de Itamar Franco iniciou em 1993 um plano de estabilização econômica. Com o objetivo de reforma do sistema financeiro, estabilização da inflação e redução da desigualdade de renda, foi implantado em 1994 um novo padrão monetário: o Real.

O plano foi organizado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, cuja missão era reorganizar a economia brasileira. Assim, dentre suas ações, esteve a implantação de princípios neoliberais, como a redução de gastos públicos através da privatização de empresas estatais. O sucesso do Plano Real contribuiu para a eleição de FHC em 1994 como presidente da república. 

Em 2024?

Embora especificamente o Plano Real não tenha sido cobrado no ENEM nos últimos anos, essa temática aparece tradicionalmente em questões de vestibulares por todo o país. Principalmente relacionando os planos econômicos da Nova República com a instabilidade econômica herdada da Ditadura Militar. Desse modo, como nesse ano temos também como efeméride o golpe militar, existe a possibilidade de serem cobrados nesses processos seletivos questões que relacionem essas temáticas. 

Criação do Dia Internacional dos Povos Indígenas (1994)

Em 1994, através da resolução 49/214, a Assembleia Geral da ONU determinou o dia 09 de agosto como o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, com o objetivo de tratar das questões sobre os povos originários. Nesse sentido, mais do que uma data de celebração, a proposta do dia é gerar conscientização sobre as vulnerabilidades e a luta pelos direitos dessa população. 

Embora no Brasil, a data seja celebrada desde 1943 quando o governo de Getúlio Vargas instituiu o dia 19 de abril para reconhecer a diversidade cultural dos povos originários do país. Ambas as datas se tornam necessárias para a reflexão a respeito da luta e resistência desses povos.

Em 2024?

Temática tradicional em processos seletivos como ENEM e vestibulares, a questão indígena pode ser cobrada de diversas formas. Desse modo, seja pensando na relação entre os povos originários e os colonizadores portugueses em nosso território. Ou até mesmo nas questões de tempo presente como os desafios enfrentados por essas populações atualmente. 

Efemérides que completam 50 anos em 2024:

Descoberta do fóssil Lucy (1974)

Em 1974 o paleontólogo Don Johansson encontrou na Etiópia o fóssil de um hominídeo (ancestral humano) da espécie Australopithecus Afarensis que viveu na Terra entre 3,9 e 2,9 milhões de anos atrás.

Nesse sentido, essa descoberta contribuiu para uma mudança na forma que os cientistas estudam a evolução humana ao entenderem que essa espécie andava sobre os dois pés (bipedalismo).

Em 2024?

Embora temáticas que estão no período histórico do Surgimento do Ser Humano ou anteriores não sejam tão comuns em questões do ENEM e de vestibulares em História, a descoberta da Lucy já apareceu em diversas questões da disciplina de Biologia acerca da evolução humana. Assim, quando aparece em questões de História, a temática pode ser relacionada com estudos de vestígios de hominídeos e interdisciplinarmente com Biologia. 

Revolução dos Cravos (1974)

Em 25 de abril de 1974, um movimento civil militar derrubou o regime ditatorial que estava vigente em Portugal desde 1933. De características totalitaristas, o regime implantado por António de Oliveira Salazar utilizava da repressão para governar não só o país como também suas colônias africanas durante o Imperialismo.

Apesar de Salazar ter falecido em 1970, o seu sucessor Caetano Marcelo, manteve o governo do Salazarismo até o momento que a revolução foi iniciada. De caráter pacífico, os revolucionários utilizavam transmissão de músicas para se comunicar com a população e colocavam cravos espetados nas armas do exército português. Em aproximadamente 18 horas de protesto, o líder do governo renunciou e procurou exílio no Brasil. 

Além de possibilitar a redemocratização portuguesa, internacionalmente a instabilidade gerada pela revolução contribuiu para os movimentos de independência das colônias portuguesas na África, como Angola e Moçambique. 

Em 2024?

Embora seja um conteúdo relacionado com a história portuguesa, a Revolução dos Cravos já foi tema de questões em vestibulares brasileiros. Principalmente no que se refere à influência nos movimentos de independência iniciados pelos países africanos que foram colônias portuguesas. Essas questões podem aparecer em História, mas também em Geopolítica. 

Efemérides que completam 60 anos em 2024:

Golpe Militar no Brasil (1964)

Em 31 de março de 1964 um golpe liderado pelo General Olímpio Mourão Filho, comandante da 4ª Região Militar, realizou a deposição do presidente João Goulart, o Jango, e deu origem à Ditadura Militar que durou 21 anos no Brasil. O governo autoritário instituído então por uma Junta Militar, obteve apoio de setores civis como a classe média e alta, políticos conservadores e membros de igrejas. Além de apoio de parte da população civil, a Ditadura Militar também teve apoio do governo dos EUA, já que no contexto da Guerra Fria o governo autoritário impedia a influência de uma suposta “ameaça comunista”. 

Em 2024?

Tema tradicionalmente cobrado no ENEM e em vestibulares por todo o país, tanto o golpe militar como a ditadura em si tem grandes chances de aparecerem nas provas deste ano. Nesse sentido, geralmente as questões tratam de diversas relações temáticas, desde o contexto político econômico antecedente ao golpe; as estruturas autoritárias da Ditadura Militar; a censura e repressão durante esse período; até mesmo as suas relações com a Guerra Fria. 

Aqui no Nas Tramas de Clio já temos disponibilizado alguns materiais relacionados com essas temáticas e nas próximas semanas iremos disponibilizar mais dicas que podem colaborar na sua preparação sobre o tema.

Efemérides que completam 70 anos em 2024:

Morte de Getúlio Vargas (1954)

“Saio da vida para entrar na História” diz a frase presente na carta-testamento de Getúlio Vargas que cometeu suícidio no dia 24 de agosto de 1954 nos seus aposentos no Palácio do Catete, Rio de Janeiro. 

O suícidio foi resultado da pressão política que Vargas vinha sofrendo de grupos das Forças Armadas, da oposição política (principalmente da UDN- União Democrática Nacional) e de órgãos da imprensa, que exigiam a sua renúncia. O tiro no coração que encerrou a vida do presidente causou ampla comoção popular pelo país e desarticulou um golpe militar que estava sendo planejado.

Em 2024?

Os governos de Getúlio Vargas, seja na chamada Era Vargas que durou 15 anos ou no Governo Democrático 1951-1954, são amplamente cobrados em questões do ENEM e de vestibulares. Assim, com o aniversário da morte do ex-presidente as chances desse conteúdo aparecer nos processos seletivos são maiores ainda. Nesse sentido, vale a pena revisar o conteúdo referente aos governos de Vargas.

Aqui no Nas Tramas de Clio temos diversas publicações sobre o tema que podem contribuir para os seus estudos e para que professores abordem a temática em sala de aula. 

Efemérides que completam 100 anos em 2024:

Morte de Lênin (1924)

Pseudônimo de Vladimir Ilitch Ulyanov, Lênin foi um dos líderes bolcheviques na Revolução Russa (1917). Escreveu a obra chamada “Teses de Abril”, na qual defendeu o lema “Paz, terra e pão” na qual defendia: a retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial; a reforma agrária e comida para todos. Nessa obra também defendeu o lema “Todo poder aos sovietes”, órgão de trabalhadores que lutava por direitos.

Após a revolução e a ascensão dos bolcheviques ao poder, Lênin foi escolhido como presidente e responsável pela implantação do socialismo na Rússia. Durante o seu governo, enfrentou uma guerra civil e adotou medidas intervencionistas. Desse modo, na economia, aplicou a NEP- Nova Política Econômica, na qual, para enfrentar a crise econômica fez uma flexibilização do regime, mesclando características socialistas com capitalistas. 

Em 1922, foi um dos fundadores e o primeiro chefe de Estado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A qual governou até a sua morte em 1924 causada por uma hemorragia cerebral.

Em 2024?

Em vestibulares a figura de Lênin aparece geralmente em questões que tratam sobre a Revolução Russa e o governo bolchevique, relacionando os lemas das Teses de Abril ou ressaltando a política econômica adotada por ele. 

Revolta Paulista (1924)

Segunda revolta organizada pelo Movimento Tenentista, que durante as décadas de 1920 e 1930, buscou reconquistar o poder que na República Velha estava nas mãos de civis. A Revolta Paulista durou 23 dias e foi organizada nas ruas da cidade de São Paulo com a participação de cerca de mil militares, principalmente jovens oficiais, com o objetivo de derrubar o Presidente Arthur Bernardes. 

A revolta foi combatida pelo presidente com o apoio de parte do exército que lhe era leal. Sem adesão popular, o movimento chegou ao fim com os participantes presos, mortos ou feridos. Embora essa revolta não tenha obtido êxito, o Movimento Tenentista continuou atuando em tentativas de mudança política e acabou contribuindo para a chegada de Vargas no poder através da Revolução de 1930.

Em 2024?

Dificilmente esse tema será cobrado em alguma questão do Enem, no entanto, se você pretende realizar alguma prova militar, como ESA e EsPCEx, ou prestar vestibular em alguma universidade no estado de São Paulo, vale a pena saber o básico sobre o movimento. Em processos seletivos de universidades de outros estados, o tema já apareceu como opção de alternativas ligadas à temáticas de revoltas da República Velha. 

Efemérides que completam 120 anos em 2024:

Revolta da Vacina (1904)

No final do século XIX e início do XX, o Rio de Janeiro (capital do Brasil na época) teve um crescimento desenfreado, o que colaborou para a falta de saneamento básico e a precariedade da rede de esgoto e água na cidade. Tais condições colaboraram para a proliferação de doenças, tais como a febre amarela, peste bubônica e principalmente, a varíola. Assim, buscando controlar a doença, o médico sanitarista Oswaldo Cruz, diretor geral de saúde pública do governo federal, iniciou uma ampla campanha de vacinação.

No entanto, como o hábito de vacinar-se não era comum no país nesse período, o governo criou a Lei número 1.261/1904 que estabelecia que as pessoas que não tomassem a vacina poderiam ser multadas, perder vagas de emprego e matrículas nas escolas. Além de permitir que os agentes de saúde pudessem invadir as casas para obrigar a vacinação.

Essa ação truculenta, juntamente com as ações do “Bota abaixo” realizado durante a Reforma Urbana na cidade, colaboraram para o surgimento de um protesto contra a lei. Aliado à falta de conhecimento da população e aos boatos sobre a vacina, o movimento de revolta aconteceu entre 10 e 16 de novembro de 1904. Posteriormente, as forças do governo conseguiram controlar os revoltosos e o Presidente Rodrigues Alves revogou a legislação. Então, a revolta ocasionou 945 prisões, deixando 110 feridos e 30 mortos.

Em 2024?

A Revolta da Vacina é um tema comum de aparecer em questões de vestibular e Enem. Nesse sentido, sendo uma efeméride e estando relacionada com a temática de vacinação e epidemias que atualmente está sempre em discussão, esse é um tema que vale a pena ser revisado antes de qualquer prova de processos seletivos. 

Certamente, é importante lembrar que grande parte das questões que já cobraram essa temática, costumam tender para a análise de como o movimento está além da questão da vacinação. Desse modo, focando na ação do governo na obrigatoriedade da vacinação e no modo que isso foi realizado. 

Efemérides que completam 220 anos em 2024:

Napoleão se torna Imperador (1804)

De uma família de pequenos burgueses à Imperador da França. Napoleão Bonaparte é um dos homens mais lembrados da chamada “Era das Revoluções” (HOBSBAWM, 1962). Durante a Revolução Francesa atuou como general do exército francês e após diversas vitórias e conquistas territoriais ganhou projeção como “herói”.   

Com a instabilidade do governo do Diretório na última fase da Revolução Francesa, Napoleão realizou o Golpe do 18 Brumário em 1799, encerrando a revolução e assumindo o papel de Cônsul. Assim, para a realização desse golpe de estado, ele contou com o apoio dos militares e burgueses que almejavam a estabilidade político econômica da França após a revolução.

Em 1804, Napoleão se auto-coroou como Imperador da França, reforçando propagandas que o colocavam como “pacificador” e “restaurador/mantenedor da ordem”. Seu governo durou até 1814 quando foi derrotado na Batalha de Leipzig e acabou renunciando ao governo e se exilando na Ilha de Elba. No entanto, no ano seguinte, retornou à França e acompanhado de 800 soldados retomou o poder. Esse novo governo ficou conhecido como “Governo dos Cem Dias”, já que novamente se envolveu e foi derrotado em batalha contra a Inglaterra. Resultando novamente em perda de poder e consequente exílio.

Em 2024?

O Império Napoleônico já apareceu algumas vezes em questões de ENEM, sendo mais comum em questões de vestibulares. Na maioria das vezes é cobrado relacionado com o Bloqueio Continental ou em contraponto com o Absolutismo.   

Efemérides que completam 500 anos em 2024:

Nascimento de Camões

Embora não seja um tema propriamente de questões de História, em 2024 celebra-se os 500 anos do nascimento do escritor português Luís de Camões. Sua obra mais famosa, Os Lusíadas, escrita em 1572, trata sobre as navegações portuguesas. Conferindo um papel de “herói” para esses navegantes e inspirado na viagem de Vasco da Gama rumo à Índia.   

Em 2024?

Trechos da obra Os Lusíadas costumam aparecer em questões de diversas disciplinas em vestibulares e ENEM. Obviamente as questões de Língua Portuguesa têm mais tendência de cobrarem questões sobre esse tema neste ano. Porém, como algumas universidades podem utilizar trechos como leitura de apoio para as questões de História, é importante lembrar que esse autor faz parte do contexto do Renascimento Cultural português e sua obra pode ser relacionada com o movimento das Grandes Navegações. 

Especial Efemérides 2024

Chegou até aqui?!

Como em 2024 existem muitas datas que são efemérides e podem ser cobradas em provas de vestibulares e ENEM, nós dividimos o texto para a leitura não ficar muito cansativa. Então aguarde que nos próximos dias vamos trazer outras efemérides de 2024. Essas relacionadas com as Constituições Brasileiras e com as Guerras Mundiais, temas queridinhos dos processos seletivos. 

Até breve!

Referências Bibliográficas:

AVENTURAS NA HISTÓRIA. Há 67 anos, a morte trágica de Getúlio Vargas parava o Brasil. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-getulio-vargas-se-matou.phtml 

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Plano Real. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/planoreal 

CONEXÃO UFRJ. Por que devemos nos lembrar do golpe de 1964? Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2021/04/por-que-devemos-nos-lembrar-do-golpe-de-1964/ 

FFLCH.Napoleão Bonaparte é coroado Imperador. Disponível em:   https://www.fflch.usp.br/41855 

HISTÓRIA, CIÊNCIA E SAÚDE. 1974: Revolução dos Cravos em Portugal. Disponível em: https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/1974-revolucao-dos-cravos-em-portugal/ 

JORNAL DA USP. Lênin, uma das principais figuras da “era dos extremos”. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/lenin-uma-das-principais-figuras-da-era-dos-extremos/ 

PESQUISA FAPESP.  A revolução que São Paulo esqueceu. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/bombas-sobre-sao-paulo-a-revolucao-de-1924/ 

POLITIZE! Apartheid: histórico de segregação e a luta de Nelson Mandela. Disponível em: https://www.politize.com.br/nelson-mandela-e-a-luta-contra-o-apartheid/

PORTAL DO BUTANTAN.Há mais de 100 anos, Revolta da Vacina foi marcada por mortes, estado de sítio e fake news. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/ha-mais-de-100-anos-revolta-da-vacina-foi-marcada-por-mortes-estado-de-sitio-e-fake-news 

UNESCO. Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. Disponível em:   https://www.unesco.org/pt/international-day-worlds-indigenous-peoples 


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *