Era Vargas: Slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Nas últimas semanas nós estamos postando os slides que usamos em sala de aula, para que os professores que estão com aulas remotas devido à pandemia possam utilizar com seus alunos, o de hoje é sobre a Era Vargas.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, a Era Vargas possibilita que os alunos percebam as mudanças políticas e sociais que ocorreram durante esse governo.

Post do Instagram com o título da publicação: Era Vargas.

Era Vargas

Certamente a temática da Era Vargas é muito ampla e não se esgota apenas com um slide. Nesse sentido, nos slides disponibilizados é feito um apanhado geral das principais características do governo ao longo dos seus 15 anos de duração.

Assim, são tratados os seguintes temas:

  • Revolução de 1930;
  • “Pai dos Pobres” X “Mãe dos Ricos”;
  • Governo Provisório;
  • Revolução Constitucionalista de 1932;
  • Constituição de 1934;
  • Governo Constitucional;
  • AIB X ANB;
  • Plano Cohen;
  • Estado Novo;
  • Educação;
  • Constituição de 1937;
  • O Brasil na Segunda Guerra Mundial;
  • Fim da Era Vargas;

Slides da Era Vargas

Assim, para ter acesso aos slides basta clicar em “baixar” no link abaixo:

Material de análise para aulas sobre a Era Vargas

Certamente, devido a atual situação da educação brasileira sendo realizada à distância, estamos repensando nossas práticas e atividades em sala de aula. Isso varia muito de acordo com as plataformas que as escolas em que trabalhamos optaram por utilizar. 

Nesse sentido, abaixo deixo duas sugestões de materiais de análise que podem ser utilizadas quando o conteúdo é a Era Vargas. Assim, basta o professor adaptar para atividades que correspondam a sua realidade.

Desse modo, o primeiro, consiste na cartilha “A Juventude no Estado Novo” produzida pelo DIP na década de 1940 e utilizada nas escolas no período. 

Assim, o segundo, é o vídeo “Aquarela do Brasil”, trecho do filme de animação “Alô Amigos” produzido pela Disney em 1942. Nesse sentido, eu costumo utilizá-lo para debater a ideia de Identidade Nacional Brasileira durante a Era Vargas. Então, no link abaixo, você encontra um plano de aula baseado nesse vídeo:

Slides em sala de aula

Nesse sentido, para aqueles professores que utilizam slides em suas aulas e ficaram interessados nos modelos que utilizamos, no texto do link abaixo você encontra um tutorial que explica como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Outros Slides: 

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim, os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos. Desse modo, os slides contém imagens e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Assim, não deixe de fazer o download dos demais slides que já foram publicados e se mantenha de olho no site e no canal para não perder nada!

Aqui estão os links:

https://nastramasdeclio.com.br/historia/idade-media-oriental-slides-para-o-ensino-medio/

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

CPDOC. Centro de pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

LEVINE, Robert. Pai dos Pobres? O Brasil e a Era Vargas. São Paulo: Companhia das letras, 2001.

PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo, Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *