Grécia Antiga: slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Certamente a Grécia Antiga é uma temática que costuma ser cobrada em vestibulares e no Enem. Principalmente no sentido do Legado Cultural deixado por ela para a nossa Civilização Ocidental.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, geralmente esse é um dos conteúdos trabalhados no início do ano letivo.

Desse modo, ao trabalhar Grécia Antiga no Ensino Médio, o professor de História pode trazer imagens, mapas e esquemas que contribuam para a visualização daquilo que está sendo explicado.

Imagem com vários símbolos gregos, com o título Grécia Antiga.

Aulas online: Grécia Antiga

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Já disponibilizamos um com o conteúdo de Antiguidade Oriental, que você pode acessar aqui:

Assim, com esse material, os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos.

Grécia Antiga

Nos slides são tratados os seguintes períodos da história da Grécia Antiga:

  • Período Pré-Homérico;
  • Homérico;
  • Período Arcaico;
  • Clássico;
  • Período Helenístico;

Aulas presenciais

Assim, quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Gostou dos nossos slides? No texto abaixo eu te ensino como elaborar esse recurso que contribui para tornar as aulas mais atrativas e completas.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

8 comentários

Sandra Regina dos Santos · 26/05/2020 às 16:48

Gostei muito e está sendo muito útil nas minhas aulas. Obrigada!

Andreia Costa · 15/07/2020 às 22:31

Gostei muito do seu material, muito didático e de fácil compreensão

Daniel Martins Pereira · 11/04/2022 às 00:39

Boa noite mestre Prof Caroline gostaria de receber mais slides de História como faço para ter esta parceria.

    Caroline Dähne · 21/04/2022 às 12:52

    Olá Daniel, todos os slides que disponibilizei você encontra aqui mesmo no site 😉

Rosete · 23/01/2024 às 15:11

Ótima apresentação, parabéns 👏👏👏

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *