Grécia Antiga: slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Certamente a Grécia Antiga é uma temática que costuma ser cobrada em vestibulares e no Enem. Principalmente no sentido do Legado Cultural deixado por ela para a nossa Civilização Ocidental.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, geralmente esse é um dos conteúdos trabalhados no início do ano letivo.

Desse modo, ao trabalhar Grécia Antiga no Ensino Médio, o professor de História pode trazer imagens, mapas e esquemas que contribuam para a visualização daquilo que está sendo explicado.

Imagem com vários símbolos gregos, com o título Grécia Antiga.

Aulas online: Grécia Antiga

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Já disponibilizamos um com o conteúdo de Antiguidade Oriental, que você pode acessar aqui:

Assim, com esse material, os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos.

Grécia Antiga

Nos slides são tratados os seguintes períodos da história da Grécia Antiga:

  • Período Pré-Homérico;
  • Homérico;
  • Período Arcaico;
  • Clássico;
  • Período Helenístico;

Aulas presenciais

Assim, quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Gostou dos nossos slides? No texto abaixo eu te ensino como elaborar esse recurso que contribui para tornar as aulas mais atrativas e completas.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *