Antiguidade Oriental: Slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

A Antiguidade Oriental é uma temática que costuma ser cobrada em vestibulares, principalmente no sentido das mudanças que aconteceram na passagem da Pré-História ao desenvolvimento das primeiras civilizações.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, geralmente a Antiguidade Oriental é um dos conteúdos trabalhados no início do ano letivo.

Nesse sentido, inclusive, esse é o conteúdo em que eu parei as atividades com meus alunos de primeiro ano do Ensino Médio na semana passada antes da suspensão das aulas no estado do Paraná.

Imagem capa dos slides com uma ilustração de uma pirâmide egípcia e o título: Antiguidade Oriental.

Aulas online: Antiguidade Oriental

Pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, vamos disponibilizar os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim,os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos.

Nesse sentido, os slides contém imagens, mapas e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Antiguidade Oriental

Nos slides são tratados os seguintes aspectos da Antiguidade Oriental:

  • Surgimento da escrita;
  • Civilizações Hidráulicas;
  • Modo de Produção Asiático;
  • Mesopotâmia;
  • Egito;

Aulas presenciais

Quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Lembrando que os slides, quando bem elaborados, se tornam um recurso didático muito eficaz. Para que ele seja bem aproveitado, temos aqui no site um tutorial explicando como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.

Mumificação no Egito Antigo. Revista Aventuras na História.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *