Slides de Historiografia para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Continuando com a nossa iniciativa, durante o período de isolamento social, de divulgar os slides que utilizamos em nossas aulas, hoje disponibilizamos slides de Historiografia. Certamente, na maioria das escolas, esse é o primeiro conteúdo a ser trabalhado com o primeiro ano do Ensino Médio.

As noções do que é a História, o que e como ela estuda, não são necessariamente temas muito cobrados em vestibular. Mas, normalmente algumas questões de concurso público e algumas do Enem, tendem a relacionar outros temas com esse entendimento da História enquanto ciência.

Post para o Instagram com o título da publicação: Slides de Historiografia.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, a Historiografia possibilita que os alunos entendam como a História contribui para que a nossa visão de mundo seja feita de forma mais crítica.

Nesse sentido, temos aqui no Nas Tramas de Clio, duas opções de aulas sobre o assunto, uma para o Ensino Fundamental e a outra para o Médio. As quais você pode acessar abaixo:

Aulas online: Slides de Historiografia

Pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim,os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos.

Nesse sentido, os slides contém imagens e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Slides de Historiografia

Nesse sentido, nos slides são tratados os seguintes temas:

  • o que é História?
  • História é uma ciência?
  • O que faz um historiador?
  • Fontes Históricas;
  • História positivista X Escola dos Annales;
  • Sujeito Histórico;

Aulas presenciais

Desse modo, quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Lembrando que os slides, quando bem elaborados, se tornam um recurso didático muito eficaz. Para que ele seja bem aproveitado, temos aqui no site um tutorial explicando como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo, Unesp, 1992.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

2 comentários

MIRNA DE FATIMA CARDOSO FERREIRA · 07/04/2020 às 09:46

Quero te agradecer de coração por disponibilizar para nós professores de história, seus slides e conteúdos. Ótimos, muito bem feitos, parabéns e mais uma vez, obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *