Primeira Aula de História do Ano

Publicado por Jessica Leme em

O ano letivo se inicia e com ele as necessidades e dúvidas dos professores e alunos se refazem. Nesse sentido, surge o questionamento, o que ensinar na primeira aula de História do ano?

Post do Instagram sobre a Primeira Aula de História do Ano.

Evidentemente, na primeira semana cada escola se organiza para receber seus alunos de acordo com suas características de ensino. Mas é quase que regra geral que se use as primeiras aulas do ano para um acolhimento e sensibilização.

Assim, depois de 8 anos em sala de aula, principalmente com turmas de Fundamental II, criei uma série de aulas de apresentação da disciplina. Ou também, de encaminhamento do trabalho que seria realizado durante o ano.

Por isso, nesse post, pretendo dividir com professores maneiras de introduzir o ensino de história aqueles que nunca o tiveram de maneira formal, como turmas do 6 ano. Como também, maneiras de retomá-los com as demais turmas.

6 ano: Conhecendo o mundo do Historiador

Primeiramente, para turmas como o sexto ano, que estão iniciando nos caminhos da disciplina é interessante que o professor ensine como se desenvolveu a História e a partir do que ela é feita.

Fonte Histórica

Evidentemente, as fontes históricas podem ser várias, tais como, imagéticas, escritas, orais, materiais. Logo, para o sexto ano é interessante que se leve esses objetos, na medida do possível, para a primeira aula de história do ano.

Atividade 1

Por certo, você deve estar pensando, mas eu teria uma fonte histórica para apresentar?

Assim sendo, vejamos exemplos que podem vir a ser interessantes aos nossos jovens alunos do século XXI:

telefone antigo;

enceradeira;

ferro à carvão;

rádio antigo;

walkman;

fotografias em preto e branco;

jornal impresso;

revistas;

folhetos de propaganda, entre outros objetos.

Ainda que até meados do século XX, boa parte desses exemplos faziam parte do nosso dia a dia, sem dúvidas, hoje eles já se tornam objetos de curiosidade.

Nesse caso, esses objetos podem ser apresentados a partir de uma caixa surpresa, caso você tenha algum objeto relativamente antigo. Por outro lado, o professor pode preparar uma seleção de imagens para a exibição em aula.

Atividade 2

Em seguida, apresente aos seus alunos as profissões que auxiliam e trabalham junto ao historiador na produção da história.

Logo, fale sobre o trabalho do Arqueólogo e Paleontólogo. Bem como, apresente exemplos desse trabalho e como ele se relaciona com o trabalho do historiador.

Por certo, para essa explicação é interessante que se traga imagens sobre essas ações. Como são profissões que fogem ao dia a dia comum muitos podem não ter ideia de como elas funcionam.

Exercício

Após a explicação do que é uma fonte histórica e de como o historiador a utiliza para a escrita da História, peça a seus alunos que escolham uma fonte histórica das quais foram apresentadas. Em seguida, a partir dela o próximo passo é produzir um relato, sendo eles os historiadores.

Nesse caso, essa atividade pode ter o auxílio da internet para que os alunos pesquisem a datação dos objetos, lugares de origem, entre outros.

Após a produção do relato, peça aos alunos que formem grupos entre os colegas que haviam escolhido a mesma fonte histórica.

Por fim, diante dos grupos formados o professor deverá conduzir um diálogo sobre como foram descritas as fontes e quais informações mais os surpreenderam durante a pesquisa.

Material de apoio para a primeira aula de História do ano:

O que é um documento Histórico?
Arqueologia Brasileira

Bom retorno ao trabalho a todos!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

2 comentários

Alden Rodrigues cavalcante · 09/02/2019 às 08:01

Gostei muito de suas explicações sobre os temas do sexto ano.sao fascinantes.tambem trabalho com esses alunos, só que especiais,surdos.acho maravilhoso trabalhar Fontes históricas, ciências auxiliares da história, conceitos de história e historiografia e noções de tempo.gratidao.

    Jessica Leme · 09/02/2019 às 13:08

    Que bacana Alden! essa aula para crianças especiais pensando no sentido delas poderem tocar nas fontes históricas fará a elas muito mais sentido ne? Obrigada pelo comentário, esteja a vontade para nos sugerir temas viu? Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *