Jogos didáticos como atividade na aula de História

Publicado por Caroline Dähne em

Certamente todo professor de História já utilizou em alguma de suas aulas um jogo didático. Desde as tradicionais cruzadinhas e caça palavras até mesmo jogos digitais, eles são ótimos recursos para o ensino e podem ser adaptados para a disciplina de História.

Post para o Instagram com o título do texto: Jogos Didáticos como atividade na aula de História.

Gamificação no Ensino de História

Cada vez mais atual, a Gamificação é uma das Metodologias Ativas e consiste na utilização da linguagem e do mecanismo de jogos como metodologia de ensino. Nessa abordagem, o professor pode utilizar jogos que já existem, jogos criados por ele, ou até mesmo, colocar os alunos na produção dos jogos.

No ensino de História, os jogos podem se relacionar com o conteúdo estudado, tratando de temáticas históricas ou ambientados em contextos históricos diversos.

A metodologia que utiliza jogos parte da proposta de unir o Lúdico ao Pedagógico e promove a interação social, estimula a criatividade e desperta o interesse dos alunos. Lembrando que a BNCC possibilita que o professor escolha metodologias que promovam a aprendizagem e nesse caso, a gamificação pode ser amplamente utilizada nas aulas de História.

Sugestão de atividade utilizando jogos

Melhor do que utilizar jogos na aula de História, é colocar os alunos para produzirem o seu próprio jogo. No último trimestre, eu e meus colegas professores da área de Humanas, utilizamos a gamificação como Avaliação em Equipe com nossos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Abaixo vou colocar as orientações que utilizamos como sugestão para que você utilize como atividade em suas aulas.

Atividade: Elaboração de Jogos Didáticos sobre Povos da Antiguidade

Após trabalhar o conteúdo de Antiguidade Oriental e Clássica com os alunos, realizamos o sorteio de alguns povos desse período histórico: Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Persas, Macedônia, Grécia e Roma.

Lembrando que na escola em que eu trabalho, a metodologia pressupõe que os alunos já estejam separados em equipes. Nas escolas tradicionais, é necessário que os professores separem os alunos em grupos para daí realizar o sorteio. Nesse sentido, você pode dividir em quantos grupos achar melhor e incluir ou excluir temáticas de acordo com a tua realidade. 

Em seguida, realizamos as orientações sobre os jogos, deixando livre a escolha para o formato do jogo (tabuleiro, digital, entre outros), desde que eles estivessem de acordo com os critérios da avaliação. Os quais entregamos impressos para cada grupo e utilizamos como base para realizar a orientação da atividade. 

Coloquei abaixo as instruções que utilizamos, você pode adaptar conforme achar melhor para as suas aulas.

Orientação da Atividade:

– A atividade deverá ser produzida pela equipe contemplando os critérios específicos de cada disciplina. 

– Não será permitido cópias, acarretando a anulação do trabalho.

– Todos os integrantes da equipe devem participar da elaboração da atividade. 

– Para que toda a equipe participe da elaboração da atividade, é possível que sejam divididas as tarefas, como pesquisa e elaboração do jogo. Busquem utilizar os talentos dos integrantes da equipe.

– Será sorteado para cada equipe um Povo da Antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Persas, Macedônia, Grécia e Roma).

– A equipe deverá então criar um jogo didático, com modelo de escolha dos alunos (tabuleiro, cartas, pistas, encontrar erros, memória, quizz, app, digital etc) e tema de um objeto de aprendizagem trabalhado durante o trimestre sorteado para a equipe.

– Busquem aliar um visual atraente com o conteúdo do seu tema. Quanto melhor o equilíbrio entre o lúdico + o teórico, maior será sua nota.

Critérios de Avaliação:

 – Será avaliada a adequação do conteúdo do Jogo às temáticas das disciplinas e ao contexto histórico do período.

– A criatividade e o capricho na elaboração da atividade;

– A equipe deverá criar o jogo (podendo adaptar jogos clássicos), no dia marcado deverá ser entregue o seguinte material:

1. FICHA DO JOGO:

Impressa e colorida explicando:

▪ Nome do jogo;

▪ Desafio: explorando a temática do jogo;

▪ Passo a passo: explicando breve e precisamente como jogar; 

▪ Objetivo: o que o jogador deve cumprir para ganhar o jogo; 

▪ Regras: o que o jogador pode ou não fazer para alcançar o seu objetivo; 

▪ Componentes: lista dos objetos que fazem parte do jogo. (exemplo: tabuleiro, baralho, fichas, cartelas). 

▪ Nível de dificuldade (e explicação das rodadas, caso se aplique); 

▪ Tempo de duração da partida; 

▪ Pontos por cada atividade realizada; 

▪ Identificação da equipe/sala no material desenvolvido.

2. MATERIAL ELABORADO PELA EQUIPE: 

De acordo com o tipo de jogo escolhido, deverá ser entregue o recurso elaborado pela equipe:

▪ independentemente do tipo escolhido, todos os jogos deverão ter no mínimo um material de apoio: tabuleiro, baralho, cartela, cartões, fichas, app, etc.

▪ O material deverá ser impresso e colorido;

▪ Podem utilizar imagens ou texto complementar/frases no material (colocar a referência bibliográfica no verso da ficha do jogo).

▪ Identificação da equipe/sala no material desenvolvido.

Interdisciplinaridade:

Essa atividade foi realizada em conjunto com as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Mas já realizei a elaboração de jogos como avaliação somente para História com outras temáticas. Cabe ao professor decidir o que achar melhor.

Abaixo coloco os critérios referentes aos conteúdos dos jogos solicitados pelos professores:

Critério das Disciplinas:

HISTÓRIA: Na temática do jogo (independente do formato escolhido) deverão ser tratados aspectos como tipo de governo, religião e sociedade do povo sorteado. Exemplo, em um jogo que tenha perguntas a serem respondidas, essas áreas podem servir como base para a criação dessas perguntas.

FILOSOFIA: Neste trimestre estamos estudando sobre a passagem do saber mítico para o saber racional. Vimos como que a Mitologia, assim como o saber filosófico e científico, tem por finalidade explicar determinadas realidades e a origem das coisas. Deste modo, neste jogo a equipe deverá abordar sobre os modos de conhecimento utilizados por este povo da Antiguidade para dar um sentido para a sua realidade. Exemplo: Eles possuíam alguma forma de Mitologia? Já havia filósofos ou cientistas, pertencentes a este povo?

GEOGRAFIA: A geografia é a ciência que estuda a relação sociedade e natureza, dessa forma, no jogo deve estar presente de que maneira o povo sorteado se organizava e transformava o espaço em que vivia. Exemplo, perguntas relacionadas a como eles se localizavam no espaço, mapas e marcos geográficos (cartografia), se conquistaram novos territórios, se utilizavam a agricultura ou outras atividades econômicas para formar as cidades, etc. Incluía informações de posição geográficas, como por exemplo qual é a localização desse povo referente a continente, ao mapa mundi, podendo comparar mapas (localização) antiga versus mapa (localização atual), quais seriam os países que atualmente fazem parte desse território.

SOCIOLOGIA: O jogo deve apresentar aspectos referente as classes sociais existentes nessa sociedade, qual a função de cada classe, qual papel social exercem e as leis sociais que regem o jogo e a sociedade presente. Por exemplo, se existiam escravos, trabalhadores, fazendeiros, líderes religiosos e demais classes dentro do jogo e como essa sociedade era organizada, através dessas classes e leis sociais.

Elaboração nas aulas:

Para a elaboração dos jogos, disponibilizamos tempo de cada disciplina, no caso de História entre pesquisas sobre o tema e elaboração do jogo foram 4 aulas. Lembrando que as outras disciplinas também disponibilizaram tempo e orientação.

Nesse caso, se for realizar a atividade apenas para a disciplina de História, a quantidade de conteúdo será menor, o que também poderá diminuir o tempo disponibilizado em aula para a elaboração dos jogos.

Como nas instruções nós solicitamos que a atividade fosse entregue impressa, levamos os alunos ao laboratório de informática. Isso também pode ser adaptado caso não seja possível utilizar computadores na sua escola. 

Exemplos de jogos criados pelos alunos nessa atividade:

Na realização dessa atividade tivemos diversos jogos elaborados, visto que aplicamos em pelo menos 5 turmas de 1º ano do Ensino Médio. A qualidade dos trabalhos varia muito, desde a questão de recursos materiais que algumas equipes tinham, até a criatividade.

O fato de que diversos alunos costumam jogar no seu dia a dia contribui bastante com a elaboração das regras e dos materiais. Uma dica é aproveitar esse conhecimento e incentivá-los a aplicar na elaboração dos jogos didáticos. 

Abaixo coloco alguns exemplos de atividades realizadas pelos meus alunos nessa atividade avaliativa:

Persas Royale

Jogos sobre a Antiguidade elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na aula de História.

Essa equipe decidiu realizar um jogo de tabuleiro sobre o tema sorteado: Persas. Para isso, contando com recursos próprios, fizeram o tabuleiro através de uma placa de MDF. Os demais materiais foram feitos manualmente. Um exemplo da criatividade é o Manual que foi manuscrito em uma folha de papel A4 que posteriormente foi molhada com café para deixar com textura e coloração de “antigo”.

Moradores do Deserto

Jogos sobre a Antiguidade elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na aula de História.

Nesse jogo, a ficha e os cartões de perguntas foram feitos de forma digital. Porém, o tabuleiro foi desenhado manualmente, demonstrando o talento de um dos alunos.

O Coliseu

Jogos sobre a Antiguidade elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na aula de História.

Nesse jogo, os alunos se inspiraram na arquitetura do Coliseu para criar o seu tabuleiro. A escolha das cores usadas no tabuleiro, nas cartas e na ficha, também demonstra a preocupação em relacionar os elementos com o povo sorteado: Romanos.

O Faraó

Jogos sobre a Antiguidade elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na aula de História.

Outro exemplo de tabuleiro desenhado e pintado manualmente pelos alunos, já as cartas e a ficha impressas.

RPG Mesopotâmia

Gamificação sobre a Antiguidade elaborados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio na aula de História.

Este jogo foi um dos mais criativos feitos pelos alunos, baseado na estrutura de um RPG (role-playing game) no qual os jogadores assumem o papel de personagens e criam narrativas em conjunto. Geralmente os jogos de RPG se passam em mundos fictícios, nesse caso, os alunos adaptaram as regras para que os personagens e o local fossem referentes à civilização sorteada: Mesopotâmia. 

A Guerra dos Deuses

Tivemos uma equipe que resolveu programar o próprio jogo, utilizando a estética de jogos dos anos 80/90. Claro que isso dependeu dos conhecimentos prévios dos alunos da equipe, mas o resultado pode ser visto nos vídeos acima como amostra do trabalho final.

Outros jogos:

Não cabe aqui eu colocar todos os jogos elaborados, escolhi alguns exemplos para demonstrar o resultado final da atividade. Tivemos desde jogos mais simples até jogos digitais, demonstrando que os alunos utilizaram suas preferências e criatividade na elaboração.

Lembrando que a avaliação não se deu apenas pela beleza do jogo, mas sim pelo conteúdo aliado à criatividade das equipes. 

Retomada dos Jogos: Rotação por estações

Após a entrega e correção dos jogos, nós fizemos a devolução para os alunos. Nesse momento, aproveitamos para utilizar outra Metodologia Ativa que é a Rotação por estações. 

Com os alunos sentados em equipe, entregamos o material de outro grupo junto com as regras para que eles pudessem jogar em sala. Assim, cada grupo pode ficar cerca de 15 a 20 minutos com o jogo que depois era trocado novamente, fazendo o rodízio dos materiais.

Além de valorizar a atividade realizada, foi um momento de desconcentração em que o lúdico foi aliado ao pedagógico, já que para jogar era necessário ter conhecimento sobre as civilizações. 

Esperamos que essa atividade possa inspirar você professor a adotar a Gamificação nas aulas de História!

Utilizou nossas dicas? Nos conte nos comentários qual foi o resultado 😉 

Referências Bibliográficas:

SILVA, Leandro Rezende da; OLIVEIRA, Carlos Edinei de. ENSINANDO HISTÓRIA COM GAMIFICAÇÃO. Disponível em: https://www.perspectivas2020.abeh.org.br/resources/anais/19/epeh2020/1605212757_ARQUIVO_f0f2051e7b0b37ba88e6162299dfcccf.pdf


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

9 comentários

Israel Silva · 14/09/2022 às 21:55

O site de vocês é ótimo, achei massa a ideia dos jogos.

    Caroline Dähne · 20/09/2022 às 10:31

    Obrigada Israel 😉

      Renata · 11/06/2023 às 06:19

      Olá! Lindas produções!! Ficaram incríveis, parabéns! Gostaria de saber se nesse caso específico, eram alunos de escola pública ou privada?

      Caroline Dähne · 23/02/2024 às 15:02

      Olá Renata, obrigada!
      Essa atividade foi realizada com alunos de escola privada, mas já adaptei também para minhas turmas em escola pública e deu super certo.

Clemir Barbosa · 03/10/2022 às 14:55

Muito legal a ideia de produção dos jogos pelos alunos, utilizo muito os jogos nas minhas aulas no sistema penitenciário, poderiam disponibilizar esses jogos?

    Caroline Dähne · 25/10/2022 às 10:17

    Olá Clemir, infelizmente eu devolvi os jogos para os alunos quando avaliei, tenho apenas as fotos deles.

Elisiane · 25/12/2022 às 20:25

Eu adorei as ideias.
Sou mestranda e preciso desenvolver um jogo sobre os povos originários do RS para alunos de 5 ano e gostaria de saber se você teria alguma sugestão.
Pois a criatividade dos jogos é TOP.
Obrigada por compartilhar conhecimento.

    Jessica Leme · 28/12/2022 às 15:41

    Oi Elisiane! Obrigada por nos visitar e gostar do nosso trabalho, acredito que quando temos a intenção de trabalhar aspectos da história local sempre teremos que adaptar as ideias que encontramos, visto que cada região tem sua história peculiar. Como são alunos do 5° ano busque jogos que eles possam desenvolver criatividade e habilidades manuais.

Lindinalva · 01/06/2023 às 18:52

Parabéns!Adoei a ideia dos jogos.

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