Grandes Navegações: Slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Continuando com a nossa iniciativa, durante o período de isolamento social, de divulgar os slides que utilizamos em nossas aulas, hoje disponibilizamos slides sobre as Grandes Navegações.

Certamente esse conteúdo costuma ser um dos queridinhos dos vestibulares Brasil afora. Principalmente para perceber as relações desse movimento com a colonização da América.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, as Grandes Navegações possibilitam que os alunos percebam as relações desse movimento com a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Publicação do Instagram com o título do texto: Grandes navegações.

Aulas online: Slides das Grandes Navegações

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim,os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos. Nesse sentido, os slides contém imagens e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Já divulgamos aqui outros slides, que você pode acessar abaixo:

Slides das Grandes Navegações

Nesse sentido, nos slides são tratados os seguintes temas:

  • Transição do Feudalismo para o Capitalismo;
  • Contexto das Grandes Navegações;
  • Fatores que impulsionaram;
  • Navegações Portuguesas;
  • Navegações Espanholas;
  • Divisão do Mundo Colonial: Tratados;

Aulas presenciais

Desse modo, quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Para aqueles professores que utilizam slides em suas aulas e ficaram interessados nos modelos que utilizamos, no texto do link abaixo você encontra um tutorial que explica como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

6 comentários

Glauber · 01/04/2020 às 11:52

Obrigado pelo material disponibilizado. É sensacional a iniciativa e acredito que o conhecimento e as propostas didáticas e metodológicas se fossem divulgadas poderiam impactar muito mais alunas e alunos.

    Caroline Dähne · 01/04/2020 às 17:02

    Obrigada Glauber!
    Quanto aos planos e propostas metodológicas estamos aos poucos colocando planos de aula e direcionamentos para cada tema. Como por exemplo, o slide de Historiografia que também tem duas possibilidades de plano de aula, uma para o ensino fundamental e a outra para o médio. Logo colocaremos para todos os temas 😉

Larissa Santos de Andrade · 24/04/2020 às 10:51

Bom dia, gostei muito desse site. Só que eu não consigo acessar os slides. Teria como mandar por email?

    Caroline Dähne · 26/04/2020 às 11:20

    Olá Larissa, obrigada!
    Pode nos relatar a dificuldade, por gentileza, para que possamos verificar o que está acontecendo?
    À princípio para fazer o download basta clicar na opção baixar que está ao lado do nome do Slide 😉

Thiago · 16/07/2020 às 08:49

Excelente material. Com certeza irei utilizar nas aulas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *