Mulheres na Independência: sugestões de atividades

Publicado por Caroline Dähne em

Em meio às comemorações e discussões envoltas no Bicentenário da Independência do Brasil, nossa sugestão de atividade para o Dia das Mulheres em 2022 é relacionada à participação de algumas brasileiras nesse processo.

Lembrando que, embora nessa época do ano nós sempre sugerimos algumas atividades e leituras, as mulheres não são uma temática para trabalhar à parte do conteúdo. Afinal, nós mulheres também somos sujeitos históricos e participamos da sociedade brasileira em seus processos históricos. Nesse sentido, quer saber como incluir as mulheres no dia a dia das suas aulas? No texto disponível no link abaixo te damos algumas sugestões:

Então, se você professora ou professor de História está buscando alguma ideia de atividade para trabalhar em sala de aula na semana do dia das mulheres, confira abaixo nossas sugestões.

Post para o Instagram com o título da publicação: Mulheres na Independência.

Além do Grito do Ipiranga: As mulheres e a Independência

Abaixo trazemos uma sugestão de aula, que pode ser adaptada de acordo com o tempo disponível para os professores e o acesso aos materiais necessários.

Primeiro passo:

Inicie a aula sem falar qual será o tema, para que os alunos respondam as questões sem saber que haverá um direcionamento para a História das Mulheres. Então, nesse primeiro momento solicite que eles digam, sem pesquisar previamente, nomes de pessoas que participaram do processo de Independência do Brasil.

Assim, escreva no quadro os nomes que os alunos falarem, continue a atividade de maneira expositiva analisando quais foram as pessoas faladas por eles. É bem provável que a maioria cite apenas o nome de Dom Pedro I, se isso acontecer, questione o motivo de somente o nome dele ser vinculado a esse processo. Se alguma aluna ou aluno citarem algum nome feminino, fale sobre como apenas atualmente esse papel vem sendo reconhecido de forma ampla, já que as narrativas sobre a Independência de um modo geral por muito tempo ressaltaram ela como um processo realizado apenas por homens.  

Segundo passo:

Em seguida, utilize com os alunos uma pintura sobre a Independência do Brasil, nossa indicação é a clássica “Independência ou Morte” feita por Pedro Américo de Figueiredo e Mello em 1888 e que faz parte do acervo do Museu do Ipiranga. 

Quadro Independência ou Morte.
Independência ou Morte, por Pedro Américo, óleo sobre tela, 1888. Exposta no Museu do Ipiranga.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_ou_Morte_(Pedro_Am%C3%A9rico)#/media/Ficheiro:Pedro_Am%C3%A9rico_-Independ%C3%AAncia_ou_Morte-_Google_Art_Project.jpg

Peça para que os alunos analisem os detalhes da imagem e os questione:

  • Onde estão as mulheres?
  • Quais motivos dessa pintura ser considerada o ‘retrato da Independência brasileira’ mas não ter participação feminina?

Desse modo, conduza a discussão para a ideia de que esse quadro se constitui como uma narrativa da Independência como um momento grandioso e de glória na História brasileira, criada durante o governo do Império e creditando toda a responsabilidade do ato ao Dom Pedro I. 

Observação: certamente apenas a análise dessa pintura em todos os seus detalhes levariam mais do que uma aula. Assim, ressalte aos alunos que para essa aula, a análise será apenas sobre a ausência feminina em uma das representações mais conhecidas sobre a Independência do Brasil.

Terceiro passo:

Após a retomada dos questionamentos com os alunos, está na hora de “botar a mão na massa”. Assim, para essa atividade é importante que os professores tenham em mãos: papel colorido, canetinhas, folhas sulfites, revistas ou opção de imprimir imagens. Nesse sentido, caso a sua escola conte com um laboratório de informática ou acesso à notebooks/tabletes, a atividade também pode ser realizada de maneira digital. 

Desse modo, divida os alunos em duplas ou grupos e solicite que eles escolham uma mulher que fez parte do processo de Independência do Brasil. Para isso, os alunos podem realizar uma pesquisa ou o próprio professor pode apresentar alguns nomes, como Maria Quitéria, Imperatriz Leopoldina, Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Graham. Nesse sentido, no final desse texto, disponibilizamos alguns materiais que podem ser utilizados para isso. Lembre-se de deixar a possibilidade de escolha para que os alunos possam decidir qual mulher nesse contexto mais os interessa.

Quarto passo:

Após feita a seleção da mulher que os inspira, é hora da pesquisa sobre a vida dela. Oriente para que eles pesquisem dados como: local e data de nascimento; características e curiosidades da vida dela; coisas que ela fez ou falou; desafios que ela enfrentou; no que ela participou no processo da Independência e o que ela defendia.

Quinto passo:

Enfim, após a realização da pesquisa, solicite que os alunos elaborem uma colagem da mulher que eles escolheram. Para isso, utilizando o material separado para a atividade, eles deverão montar um cartaz, contendo imagens que representem essa mulher (pode ser inclusive desenho).

As colagens são bastante utilizadas para campanhas de marketing e de divulgações nas redes sociais, combinando elementos visuais e frases ou palavras, como nos exemplos abaixo:

Exemplo de colagem para inspirar a atividade sobre as Mulheres na Independência do Brasil.
Júnio Santos. @colla.art 
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/279504720612226640/
Exemplo de colagem para inspirar a atividade sobre as Mulheres na Independência do Brasil.
Mulheres no Poder. Revista Cláudia.
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/17029304830639323/ 

Essa Colagem pode ser feita seguindo um modelo pré-determinado pelos professores, ou livremente com o design que cada grupo/dupla escolher. Nesse sentido, o importante é que elas tragam as informações da pesquisa, seja em palavras e frases ou até mesmo nos símbolos e imagens utilizadas. Demonstrando a importância dessas mulheres para o processo de Independência do Brasil.

Sexto passo:

Por fim, com as atividades prontas, os professores juntamente com a turma, podem elaborar uma exposição das Colagens elaborando um mural na parede da sala de aula ou no corredor da escola. Assim, cabe ao professor, elaborar o título da exposição para colar antes das atividades. 

É interessante, após terminar de organizar a exposição, fazer com que os alunos circulem pelo corredor/parede e vejam as colagens criadas pelos outros grupos. Inclusive abrindo a exposição para outras turmas da escola.

Independência do Brasil: outros materiais e possibilidades

Para mais ideias sobre como abordar a Independência do Brasil nas suas aulas, acesse o link abaixo:

Materiais de apoio sobre as Mulheres e a Independência

As mulheres e a Independência do Brasil: análise de documentos

Para trabalhar os protagonismos femininos na Independência indicamos o material disponível abaixo organizado pelo projeto 3 vezes 22 da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da Universidade de São Paulo (USP).

Esse arquivo reúne documentos que podem ser analisados em sala de aula com os alunos, como diários de viagem, cartas, trechos de artigos e pinturas. As quais retratam em especial 3 mulheres que participaram direta ou indiretamente da Independência do país. São elas: Maria Quitéria; D. Maria Leopoldina e Maria Graham;

Além disso, o arquivo traz uma proposta didática com questões que direcionam a análise dos documentos. Você pode realizar o download do material através do link abaixo:

https://www.bbm.usp.br/documents/50/As_mulheres_e_a_independencia_do_Brasil.pdf

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil

No Google Books você encontra trechos do livro escrito por Aryane Cararo e Duda Porto de Souza e publicado pela editora seguinte. Nos trechos disponibilizados gratuitamente, estão as biografias de algumas mulheres que participaram do processo de Independência do Brasil, como Maria Quitéria e Maria Felipa de Oliveira. Você pode acessar esse material através do link abaixo:

https://books.google.com.br/books/about/Extraordin%C3%A1rias.html?id=h99PDwAAQBAJ&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Coletânea de aulas sobre a Independência do Brasil: ONHB

Ano passado, a Olimpíada Nacional em História do Brasil em sua 13ª edição disponibilizou 10 aulas gravadas por professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras sobre a Independência do Brasil. Em um deles, é ressaltada a participação da Imperatriz Leopoldina nesse processo.

Para assistir o vídeo, “A Imperatriz Leopoldina e a Independência” (Prof.ª Dr.ª Andrea Slemian – UNIFESP),  basta acessar o link abaixo que direciona para a página da Olimpíada no YouTube:

Esses vídeos podem servir para o embasamento dos professores na elaboração de suas aulas sobre a temática, ou até mesmo para serem indicadas aos alunos como material complementar.

Dia das Mulheres: outras possibilidades temáticas

Se além da atividade sugerida, você quiser completar as suas aulas com temáticas que discutem o protagonismo feminino na História, nos links abaixo você encontra mais dicas e sugestões de materiais para a sala de aula:

As origens das celebrações do 08 de março

Sobre feminismo e feminicídio

Bibliografia sobre a História das Mulheres

Sobre a violência contra as mulheres:

Seriam as Bruxas as primeiras feministas?

As mães e avós da Praça de Maio: mulheres na Ditadura Militar Argentina

Que possamos utilizar, mais uma vez, nossas aulas como espaço de diálogo para que as alunas e alunos percebam a trajetória das mulheres na nossa História. E para vocês mulheres, que são o nosso maior público, muito obrigada pela parceria e muita força para enfrentar o desafio de ser mulher na nossa sociedade. 

Utilizou algumas de nossas dicas na sua aula? Conte para nós nos comentários 😉


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

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