Planejamento: Planner Pedagógico para download

Publicado por Caroline Dähne em

Primeiramente, nessa semana muitas escolas estão realizando suas semanas pedagógicas, o que significa que os professores estão montando o seu planejamento escolar.

Certamente, cada professor tem a sua própria organização. Assim como, a etapa de ensino e a metodologia adotada pela escola influenciam na elaboração do planejamento das aulas.

Embora muitas das nossas atividades pedagógicas atualmente sejam realizadas de forma online, eu ainda sou das que gostam de anotar no papel algumas informações para estarem sempre em mãos.

Pensando nisso, elaborei um planner do Nas Tramas de Clio, para que aqueles que como eu gostam de anotar no papel informações e um resumo do planejamento de aulas, possam imprimir os arquivos e realizar a sua própria organização.

Post para o instagram com imagens de exemplo do Planner Pedagógico disponibilizado para download e planejamento das aulas.

O que é um Planner?

Acima de tudo, para quem gosta de criar uma rotina de organização, o planner (que na tradução significa “planejador“) oferece a possibilidade de anotar suas atividades de forma a melhorar sua produtividade.

Nesse sentido, diferente da agenda, o planner traz espaços específicos para diversos tipos de atividades, o que contribui para uma melhor visualização daquilo que precisa ser realizado. Ou seja, é como um bloco de anotações personalizado, no qual você registra e controla os seus afazeres.

Material para o planejamento pedagógico:

Assim, você pode imprimir os arquivos que desejar e acreditar ser útil na sua rotina escolar. Dessa forma, para acessar os arquivos, basta clicar em “Baixar” ao lado de cada um.

  • Em primeiro lugar, o ideal é imprimir os arquivos de PDF em folhas A4.
  • Por outro lado, se quiser imprimir em um tamanho diferente, basta adequar a página nas configurações de impressão para o tamanho desejado.
  • Além disso, você pode colocá-las em uma pasta, encaderná-las ou utilizá-las em fichários e Cadernos de Disco. Dessa forma, nesses casos, o ideal é manter uma margem de segurança de no mínimo 1,5 cm.

Nesse sentido, nesse material você vai encontrar:

Capa:

Calendário 2021:

Horário das Aulas:

Planejamento Semanal:

Planejamento Mensal:

Planejamento de Atividades:

Calendário de Avaliações:

Frequência:

Entrega de Atividades:

Controle de aulas remotas:

Anotações:

Dessa forma, os arquivos disponibilizados são gratuitos e para uso pessoal.

Planejamento para professores iniciantes:

Aliás, se você é um professor iniciante em sala de aula, ou que mesmo já tendo experiência docente que aprimorar sua organização, os textos abaixo auxiliam nesse processo:

Planejamento das primeiras aulas do ano:

Nesse sentido, você está pensando nas primeiras aulas do ano? Como resultado, aqui no Nas Tramas de Clio temos várias sugestões de atividades e materiais didáticos sobre diversos temas. Da mesma forma, inclusive os planos de aula para o primeiro dia, que podem ser acessados abaixo:

Enfim, você utilizou alguma das nossas dicas ou materiais para elaborar sua organização? Conte pra nós nos comentários 😉


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

2 comentários

Iracinda Zanon · 27/01/2021 às 18:57

Achei algo que vai ser útil pra mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *