Criação de Heróis: atividade sobre Guerra Fria

Publicado por Caroline Dähne em

Se você já assistiu algum filme de super-heróis produzido pelo cinema estadunidense, deve ter percebido que muitos dos vilões nessas histórias têm origem soviética, isso é resultado da criação dos heróis durante o período da Guerra Fria.

Quando o assunto é Guerra Fria é muito comum trabalharmos nas aulas de História sobre o papel da propaganda na criação de estereótipos e de uma visão negativa dos inimigos. A utilização de personagens criados durante esse período, em diálogo com pesquisas sobre seu contexto de produção, são um grande aliado nas atividades da disciplina. 

Já escrevemos sobre isso aqui no Nas Tramas de Clio, dando dicas de como utilizar as histórias em quadrinhos ou até mesmo trechos de filmes dos personagens da Marvel em sala de aula. Caso queira ler esse texto, basta clicar no link abaixo:

A nossa sugestão de atividade de hoje, parte desse princípio das visões pejorativas dos adversários e da criação de um discurso que ressalta as “virtudes” do país que o veicula.

O ideal é que antes de realizá-la, o professor já tenha tratado sobre esses discursos e sobre os conceitos gerais da Guerra Fria. Sendo assim, os alunos serão capazes de realizar a atividade baseados nessas ideias.

A atividade pode ser aplicada tanto no Ensino Fundamental ou Médio, vai do professor adaptar para os objetivos da sua aula.

Publicação do Instagram com o título do texto: Criação de Heróis.

Atividade: Criação de Heróis

Primeiro passo: introdução

Inicie com um diálogo sobre os modos como ambas as potências durante a Guerra Fria criaram propagandas e discursos que evidenciavam as vantagens das suas ideologias e os problemas da ideologia inimiga. Se não tiver trabalhado sobre isso ainda em suas aulas, utilize o texto que deixamos o link na introdução, para exemplificar aos alunos através de heróis já existentes.

Segundo passo: orientações

Em seguida, inicie as orientações sobre a atividade. É importante que no seu planejamento, você determine se a atividade será realizada individualmente ou em pequenos grupos; se ela será feita de forma manuscrita ou digital. A quantidade de aulas para a realização da atividade também deve ser pensada de acordo com o seu planejamento. Sempre levando em consideração a realidade dos seus alunos e da sua escola.

No meu caso, já realizei essa atividade em equipes de forma avaliativa, e também individual como encerramento do conteúdo. Abaixo deixo as orientações que utilizei quando era uma atividade avaliativa. E que pode ser adaptada:

  • A equipe deverá elaborar um super-herói associado às ideologias do Capitalismo ou do Socialismo. A escolha da ideologia será de acordo com a preferência dos alunos.
  • Para entregar: a equipe deverá elaborar uma Ficha Técnica do personagem, seguindo as especificações abaixo: 
    • Folha A4, orientação retrato;
    • Impressa e colorida (se o desenho for feito manualmente pela equipe, deverá ser digitalizado);
    • Características: conter o desenho do super-herói (uso de cores, símbolos e objetos condizentes com a ideologia);
    • Nome do personagem; 
    • Breve histórico do personagem: nacionalidade, gênero, idade, personalidade; 
    • Descrição dos poderes e habilidades (pontos fortes e vulneráveis); 
    • Frase de slogan do personagem;

Lembre-se de ressaltar que todas as escolhas, sejam as cores, os poderes, a estética, entre outros, devem levar em consideração as características da ideologia representada na atividade. Por exemplo, se a criação do herói é de origem soviética, evidentemente faz mais sentido o uniforme dele ser em cores vermelha e amarela. 

Terceiro passo: critérios

É importante ressaltar aos alunos que essa atividade vai muito além de apenas fazer um desenho de um super-herói. A criação do herói deve ser pautada e demonstrar o  conhecimento dos alunos sobre as ideologias das superpotências da Guerra Fria: Capitalismo-EUA e Socialismo-URSS. 

Nesse sentido, é importante expressar na ficha técnica dos personagens o conhecimento histórico adquirido durante as aulas, relacionado com a utilização da propaganda através de super-heróis aplicados na atuação política durante períodos de guerra ou governos autoritários.

Quarto passo: Exposição da Criação de Heróis

Com as atividades prontas, o professor juntamente com a turma, pode elaborar uma exposição das Fichas Técnicas elaborando um mural na parede da sala de aula ou no corredor da escola. Cabe ao professor, elaborar o título da exposição para colar antes das atividades. 

É interessante, após terminar de organizar a exposição, fazer com que os alunos circulem pelo corredor/parede e vejam os Heróis criados pelos outros grupos. Inclusive abrindo a exposição para outras turmas da escola.

Interdisciplinaridade na Criação de Heróis

Quando realizei essa atividade de forma avaliativa, fizemos de maneira interdisciplinar, em conjunto com as outras disciplinas de Humanas. Nesse sentido, cada professor elaborou os seus critérios de acordo com o seu conteúdo. 

Super-Heróis e a História

Você se interessa pela temática de Super-Heróis e a História? No link abaixo você encontra informações sobre o capítulo que eu e a Jessica escrevemos para o livro “Os Super-heróis e a História: estudos acadêmicos a luz dos filmes e quadrinhos da Marvel e DC”:

Já realizou alguma atividade parecida? Conte para nós nos comentários ;)

Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

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