Livro: Os Super-Heróis e a História (lançamento)

Publicado por Caroline Dähne em

Dentre todas as coisas que o Nas Tramas de Clio nos proporcionaram, as parcerias com outros historiadores certamente é uma das mais bacanas, e de uma dessas parcerias surgiu um convite para escrever um capítulo para um livro.

Nesse sentido, o pessoal da página e canal Rabiscos de História nos encontraram através de um texto que escrevi sobre o uso de Super-Heróis na aula de História. Então, dali veio o convite para escrever um capítulo de livro sobre a personagem da Marvel Viúva Negra e suas relações com a Guerra Fria.

Assim, o primeiro volume do livro “Os Super-heróis e a História: estudos acadêmicos a luz dos filmes e quadrinhos da Marvel e DC” já está disponível para a venda em diversos sites de livrarias. E enfim hoje vamos apresentar o que vocês encontram neste livro.

Post para o Instagram com o título do texto: Lançamento do Livro Os Super-Heróis e a História.

O Livro

Antes de mais nada, com 12 capítulos distribuídos em 314 páginas, o livro é organizado pelos professores Dr Alessandro de Almeida (Doutor e Mestre em História pela UFU) e Renat Nureyev Mendes (Mestrando em História Social pela UNIMONTES).

Desse modo, ao longo de seus capítulos, pesquisadores da área de Ciências Humanas escreveram tanto sobre heróis como vilões que protagonizaram Histórias em Quadrinhos ou Filmes produzidos pela Marvel e pela DC. Assim, entre esses personagens estão: o Superman, o Batman, o Coringa, a Mulher Maravilha, o Dr Manhattan, o Comediante, o Homem Aranha, a Viúva Negra, o Capitão América, o Thanos, o Homem de Ferro, o Hulk e o Justiceiro.  

Como resultado, a ideia do livro é relacionar a História com a Cultura Pop através de uma perspectiva acadêmica. Conforme a temática sobre Super-heróis está cada vez mais ganhando destaque nas discussões dentro das Ciências Humanas, sendo inclusive assunto de eventos acadêmicos, de questões de vestibulares e do Enem e até mesmo de linhas de pesquisa em Programas de Pós-Graduação pelo país.

Sem falar no próprio apelo que a temática tem junto aos nossos alunos da Educação Básica, o que contribui para que os professores utilizem os personagens como elementos de análise historiográfica durante suas aulas. Assim, tornando a discussão cada vez mais atrativa para os alunos e sem perder o viés da produção de conhecimento acadêmico.

Nosso capítulo

Dessa forma, o capítulo que eu e a Jéssica escrevemos é o sétimo do livro, e foi intitulado “De espiã da KGB à heroína nos Vingadores: a trajetória da Viúva Negra e a propaganda anticomunista durante a Guerra Fria”. 

Assim, nele, apresentamos o contexto histórico de criação da personagem em meio às disputas políticas entre os EUA e a URSS. Falamos também sobre as transformações pelas quais a super-heroína passou até fazer parte do grupo dos Vingadores, passando de vilã para agente do que anteriormente era seu maior inimigo: um país capitalista. 

Nesse sentido, outro ponto que apontamos no capítulo é a própria estética e características da personagem, cujas transformações ao longo das décadas demonstram uma mudança também no público consumidor das Histórias em Quadrinhos e dos filmes da Marvel. Como resultado, contando cada vez mais com meninas e mulheres que se identificam com as personalidades fortes das mulheres que protagonizam as Super-Heroínas. 

Onde adquirir o seu livro?

Você pode encontrar o livro na versão digital (e-book) ou o volume impresso em diversos sites de livrarias. Assim, vamos deixar abaixo alguns links onde é possível realizar a compra:

Livro impresso:

Livraria da Travessa: https://www.travessa.com.br/os-super-herois-e-a-historia-estudos-academicos-a-luz-dos-filmes-e-quadrinhos-da-marvel-e-dc-1-ed-2021/artigo/7d5a3363-f4fd-43b2-8b2d-c58304027bd4?pcd=041&gclid=Cj0KCQjwrsGCBhD1ARIsALILBYrFiqtfpwSwAnjrVDQofQUNQu0bvJUV8pdAVz8BloK3G9-nlt7Bg3waAhNDEALw_wcB

Livraria Martins Fontes Paulista: https://www.martinsfontespaulista.com.br/os-super-herois-e-a-historia-932902/p

E-book:

Google Play. https://play.google.com/store/books/details?id=4BUZEAAAQBAJ&rdid=book-4BUZEAAAQBAJ&rdot=1&source=gbs_vpt_read&pcampaignid=books_booksearch_viewport

Amazon:

Lançamento   

Nesse sentido, fiquem atentos na nossa página no instagram e na do pessoal do Rabiscos na História que em breve vamos postar informações sobre o evento de lançamento do livro. Ele acontecerá de forma online devido ao período de Pandemia que estamos passando, e dessa forma facilitará o acesso para todos que nos acompanham nos mais diversos lugares do país.

https://www.instagram.com/nastramasdeclio/

https://www.instagram.com/rabiscosdehistoria/

Super-Heróis e a História

Além disso, se você se interessa por essa temática, confira nosso texto sobre como usar os super-heróis na aula de História no link abaixo:

Parcerias

Além disso, a parceria com o pessoal do Rabiscos de História deu tão certo que além desse capítulo, já escrevemos mais um para o segundo volume da coleção. Além disso, também colaboramos com alguns vídeos sobre Presidentes do Brasil para o canal Rabiscos de História, que você pode encontrar nos links abaixo: 

Desse modo, além dessa parceria, também já fomos convidadas para escrever outros capítulos de livros, participar de eventos acadêmicos, de podcasts e de vídeos em canais de historiadores parceiros. Assim, aos poucos iremos divulgando aqui tudo em que estamos trabalhando paralelamente a nossa atuação em sala de aula e aqui no Nas Tramas de Clio.

Se você também tem alguma proposta de parceria, entre em contato que iremos verificar a possibilidade de desenvolvermos algum projeto juntos 😉  


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *