Primeira Aula – Ensino Fundamental

Publicado por Jessica Leme em

Ano letivo começando e o Nas Tramas de Clio desenferrujando também e voltando a ativa junto com nossos colegas professores para a primeira aula do ano!

Post para o Instagram com o título da postagem: Primeira Aula: Ensino Fundamental.

O ano de 2022 promete ser o ano do retorno total das escolas de maneira presencial em todo o país (quiçá no mundo). Foram praticamente dois anos de escolas fechadas, quando não totalmente, parcialmente devido a pandemia.

Nesse período nossos alunos independentes da classe/série em que estivessem cursando, ficaram reclusos e tiveram muitas perdas no aprendizado que estavam desenvolvendo.

Por isso hoje trago algumas sugestões de sensibilização para serem usadas no retorno de nossos alunos, principalmente os que cursam o ensino fundamental.

6° Ano – Primeiro contato com a História

Claro que em muitas escolas as crianças já tem em seu currículo aulas de História, mas nem sempre com um professor específico para isso. Na maior parte é a partir do 6° ano que eles passam a ter aulas de história com um professor para chamar de seu!

Como estão chegando e conhecendo a área de maneira mais clara, sugiro que o professor tenha um bate papo direcionado com os alunos, que pode ser desenrolado através de um QUIZZ com perguntas e respostas sobre o trabalho do Historiador.

Há várias plataformas na internet onde você pode produzir QUIZZ de maneira gratuita, como:

GoConqr

https://www.goconqr.com/

Quizur

https://pt.quizur.com/

Linha do tempo – Sempre funciona!

Outra alternativa para a primeira aula no 6° ano é desenvolver com eles a linha do tempo de cada um.

Desenhe com eles uma linha onde constem acontecimentos importantes da vida deles até aquele momento, demonstrando e destacando com eles que todos nós somos sujeitos históricos inseridos num espaço tempo.

Para incrementar essa atividade, sugira que para a aula seguinte se possível que eles tragam objetos, fotografias que possam ilustrar os pontos que eles quiseram destacar de sua linha do tempo.

Crie um círculo e retome a importância de cada um de nós enquanto sujeitos históricos dando abertura para que compreendam a importância de estudarmos história, para conhecermos e respeitarmos as diferenças.

Ensino Fundamental – A caixa do Historiador!

Essa atividade pode ser realizada em todo o ensino fundamental e em cada classe/série você terá abordagens diferentes.

O exercício consiste entre o professor levar uma caixa contendo objetos antigos ou nem tão antigos assim dentro, selecione ou sorteie alguns alunos para resgatar algo da caixa e a partir daquilo que ele retirou dela desenvolva um discurso histórico.

As crianças menores irão se utilizar da fantasia, porém, com os alunos mais velhos já habituados ao estudo da História peça que eles contextualizem o objeto em seu espaço tempo.

A partir dessa dinâmica o professor pode desenvolver uma fala sobre o percurso da História que será estudado durante o ano.

Retomar para caminhar: primeira aula do ano

Diante da realidade de muitos alunos que só voltarão às aulas presenciais em 2022, aproveite para criar um Mapa Mental coletivo com os alunos, buscando na memória temas importantes estudados no ano anterior.

No caso das crianças menores você pode direcionar com palavras chaves temas que considere imprescindíveis para dar andamento no trabalho em 2022.

Já com os alunos mais velhos instigue os a tentarem destacar os temas mais relevantes sozinhos, vale também a provocação sobre o que julgam interessante estudar em 2022.

Gostaram? Nesse link vocês podem ter mais ideias voltadas ao 6° ano.

Também disponibilizamos dicas que auxiliam na organização do trabalho do professor,

Bom retorno às salas de aula pra todos! Até a próxima.


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *