Atividades de História para o Ensino Fundamental

Publicado por Jessica Leme em

Certamente todo professor que trabalha com turmas do ensino fundamental costuma em determinados dias ou com determinados conteúdos ter dificuldade de elaborar atividades atrativas e que visem a fixação dos conceitos sem a busca antiga da “decoreba”.

Algumas atividades mesmo que nos pareçam bobas a princípio chamam muito a atenção dos alunos pequenos que estão entre os sextos e até oitavos anos do ensino fundamental.

Dessa forma, naturalmente, algumas redes de escolas tem programas que já fornecem atividades prontas. Porém, existe a possibilidade de o professor agregar outras formas de estimular esse aprendizado saindo da rotina das apostilas.

Nesse sentido, na rede pública, é interessante que o professor busque materiais alternativos, ideias novas que fujam apenas ao uso dos livros didáticos que nem sempre estão atrelados a realidade escolar tão difusa e que na atualidade também inclui alunos com necessidades especiais.

No plano de aula hoje vou compartilhar ideias que eu uso em sala de aula ou de colegas que criaram maneiras inovadoras de pensar sobre conteúdos que antes pareciam massantes para as crianças. Vamos a eles:

Lapbook para o Ensino Fundamental

O lapbook nada mais é que um mini livro interativo, todo produzido pelo aluno. O conceito da atividade é a de montar um resumo atrativo sobre determinado assunto.

O material utilizado pode ser papel color set, papel craft, cartolinas. Dentro do livrinho o aluno deve buscar montar seu resumo utilizando colagens, dobraduras, produzir espaços para depositar informações (como se fosse um bolso).

Desse modo, o Lapbook pode ter diversas formas, recortes e pode servir para qualquer tema de qualquer disciplina se tornando um aliado para assimilação de determinados assuntos.

Como é uma atividade que exige várias habilidades, desenho, pintura, dobradura, escrita, leitura, ela abrange todas as inteligencias de um aluno. E, desse modo, mesmo aqueles com necessidades especiais conseguem participar ativamente da aula.

Flash Card

Essa atividade já tem uma função diferente do Lapbook. Os Flash Cards servem para a memorização de conteúdos.

Frente do Flash Card
Frende do Flash Card

Para a produção das cartas para memorização o material é o mais básico possível como cartolinas, papel color set, papel cartão. Desse modo, em um dos lados o aluno deverá criar uma questão, preferencialmente curta, do lado oposto anotará a resposta.

Parte de trás do Flash Card
Verso do Flash Card

Também podem ser inseridos símbolos, desenhos no lado do cartão onde está a questão, o que vai ajudar o aluno a relacionar a imagem a resposta que deverá ser lembrada.

Como fazer um bom Flash Card?

Outra forma de auxiliar o cérebro na memorização é a produção das cartas com cores específicas para cada tema, assim um tema como a Revolução Francesa questionado em cartões vermelhos será sempre lembrado automaticamente ao aluno ver as cartas nesse tom de cor.

Essa atividade pode ser feita em qualquer faixa etária e assim como os LapBooks consegue inserir todos os alunos independente de suas capacidades intelectuais.

História em Quadrinhos

Essa atividade também pode ser realizada por praticamente todos os alunos do ensino fundamental. Demandando dedicação e várias habilidades para sua confecção, como leitura, desenho, produção de texto, etc.

Normalmente a proposta é feita em folha sulfite mas também fica interessante em cartolinas, Evite em turmas de alunos menores exigir grande número de quadros para a realização da história, como essa tarefa exige muitas habilidades a tendência é o aluno se cansar na metade da produção da atividade.

História em Quadrinhos para trabalhar com o Ensino Fundamental.

O professor pode sugerir o recorte de determinado tema como, por exemplo, exploração do ouro no Brasil, ou deixar o tema livre como Brasil Colônia.

Jogo de Tabuleiro

Certamente os jogos sempre são uma boa opção para trabalhar vários temas dentro da História. O interessante da proposta dessa atividade é o incentivo ao trabalho em grupo, que além de proporcionar a interação entre os alunos os prepara para tarefas futuras que exigirão habilidade em trabalhar em equipe.

Jogo de Tabuleiro

Como fazer?

O jogo de tabuleiro pode ser feito a partir de uma cartolina, os alunos deverão desenhar a trilha da maneira como quiserem.

Como exemplo temos o tema Idade Média, o interessante desse tema ser trabalhado dessa maneira é a utilização das lendas da época, dos castelos, dos sujeitos históricos como os vassalos e susseranos, etc.

Os alunos também deverão confeccionar cartas com enigmas para serem respondidos ao jogar do dado onde o aluno irá ou não avançar na trilha do jogo.

De fato a produção do jogo levará algumas aulas e obviamente o exercício deverá ser proposto após o estudo do tema escolhido.

Quiz no Ensino Fundamental

A produção de Quiz é bem interessante para o professor trabalhar com seus alunos, seja o professor aplicando o jogo ou os alunos produzindo e jogando entre si.

Quiz

Hoje existem várias ferramentas online que podem proporcionar a montagem desse jogo de questões, como por exemplo, o OnlineQuizCreator ou tutoriais no youtube que também podem ajudar alunos e professores a criarem seus Quiz, como o Tutorial Power Point – Painel de Questões .

Todo o processo de pesquisa e produção de determinado tema para a produção do Quiz, auxilia na retenção do conteúdo. Nesse sentido, lembrando sempre que nosso cérebro aprende muito mais fazendo do que apenas ouvindo ou observando.

Espero que as ideias propostas tragam ajuda ao dia a dia da sala de aula dentro das turmas de ensino fundamental.

Além desse post, temos também a sugestão do uso dos Mapas Mentais, onde ensinamos como fazê-los e qual sua funcionalidade em sala de aula. Como também no post Música como recurso no ensino de História , onde discutimos o uso dessa arte em sala de aula.

Sempre estamos abertas a sugestões de temas para postagens, críticas, comentários. Obrigada e até a próxima!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

4 comentários

Selma · 25/05/2019 às 14:07

Adorei suas aulas! Parabéns pelo trabalho!

João Carlos · 27/03/2020 às 21:14

Quero parabenizar pelo ótimo trabalho, tem me ajudado muito.

ALOISIO RESTERICH DE OLIVEIRA · 11/03/2021 às 08:19

Melhorar minha prática

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *