História e Tecnologia

Publicado por Jessica Leme em

Educação e tecnologia, não há como fugir e nem devemos. Ou seja, um professor no atual momento que se negar a utilizar novos recursos para aprendizagem e avaliação está fadado ao fracasso e frustração.

Mas inúmeros são os recursos hoje para que qualquer aula de qualquer área se torne mais tecnológica.

Nesse sentido, hoje trago algumas ideias de como usar novas ferramentas de fácil acesso mesmo para professores de escolas públicas que detém menos recursos tecnológicos.

Dessa forma irei exemplificar esses recursos com base na disciplina de História, porém, as ferramentas são de uso para todas as áreas.

Tecnologia: direcionando o aluno

Geralmente quando o professor trás recursos novos para a sala de aula é natural que os alunos demonstrem muito interesse e isso gere uma certa bagunça no primeiro momento.

Dessa forma, é evidente que a partir daí é dever do professor estabelecer com seus alunos uma conduta de seriedade em relação ao que será apresentado e produzido.

Você vai perceber que seus alunos dirão que já sabem como fazer, tentaram lhe explicar como funciona o aplicativo, como se faz um vídeo, etc. Provavelmente ele de fato saberá tanto ou até mais que você e isso não desmerece seu trabalho, use esse fator a seu favor.

Nesse sentido, o papel do professor ao trazer tecnologias e novos recursos de aprendizagem e avaliação para a sala de aula nos moldes tecnológicos é o de aproximar a realidade do aluno aos conteúdos programáticos da escola.

Dessa maneira é possível despertar o interesse em aprender e faz com que o aluno sistematize com maior facilidade o que foi lhe ensinado.

Professor e tecnologia

Certamente slides não são tecnologia em sala de aula, pelo menos não mais. Claro que eles nos auxiliam na exposição de imagens, na apresentação de conteúdos de forma mais rápida e resumida, porém, são estáticos e não necessitam da participação do aluno em sua confecção.

Mudança de olhar

Nesse sentido, é muito importante que nós professores possamos mudar nosso olhar para a sala de aula do século XXI. Quando propormos atividades práticas com o uso da tecnologia, por exemplo, é natural que nossos alunos não permaneçam sentados, que falem todos ao mesmo tempo em seus grupos, que andem pela sala, entre outras coisas.

Isso é normal!

Ainda estamos enquanto professores sugestionados a olhar nossa sala em movimento e acreditarmos estarmos sendo fracos e fazendo tudo errado.

Mude seu olhar, a sala de aula produtiva é barulhenta e se move.

Ideias e sugestões

Redes Sociais – Memes

Nada mais próximo dos alunos no quesito acesso a internet do que suas redes sociais, boa parte deles tem apenas nelas o uso da internet no dia a dia. E é nelas que o mundo dos Memes sobrevive.

Proponha aos alunos o uso de imagens históricas podendo elas serem pinturas, fotografias, monumentos e que a partir da imagem escolhida criem um Meme contextualizando o momento histórico representado.

Para a elaboração dessa atividade o professor vai precisar que os alunos tenham um celular com acesso a internet. Será necessário que os alunos escolham um aplicativo de criação de memes, há vários gratuitos, os mais simples para utilização são:

Memegenerator

https://play.google.com/store/apps/details?id=memegen.crayzoo.com.memegenerator,

Memecreator

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thomaskanzig.memecreator

Bem como o vídeo tutorial que ensina passo a passo a elaboração:

Essa simples atividade vai proporcionar que os alunos pesquisem imagens acerca do tema que está sendo estudado, que elabore uma frase curta de impacto imediato sobre o assunto.

Sua posterior apresentação do Meme e explicação da frase trabalhará sua capacidade falar em público além de exigir demonstrar conhecimento do que está estudando.

Tecnologia: Vídeos

Outra ferramente muito interessante parar se usar em sala de aula é a produção de vídeos. Não precisam ser longos e podem ser realizados usando várias técnicas.

Desde que aquelas em que os alunos apenas narram fatos e não aparecem, assim como a filmagem dos alunos propriamente dita.

Para a elaboração de pequenos vídeos os alunos irão desenvolver várias habilidades como a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a pesquisa acerca do tema proposto pelo professor, elaboração de texto a ser lido, falado, representado e claro a capacidade de leitura, interpretação e apresentação.

Essas são as habilidades básicas que uma atividade como essa pode proporcionar.

Além delas, temos também o desenvolvimento da capacidade dos alunos de usarem a tecnologia de uma maneira que talvez sem estímulo eles não teriam a aptidão em faze-lo.

Para essa atividade, novamente o professor precisará que os alunos tenham celular com acesso a internet.

Alguns exemplos de aplicativo para edição de vídeos:

Kine Master

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nexstreaming.app.kinemasterfree

FilmoraGo

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wondershare.filmorago

Premiere Clip

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adobe.premiereclip

Portifólio – Instagram

No passado era comum professores juntos com seus alunos elaborarem portifólios com atividades realizadas em sala de aula. Porque não hoje realizarmos essa tarefa usando a rede social como hospedagem?

O professor pode criar uma conta no Instragram pública, onde semanalmente serão postadas as atividades realizadas em sala de aula.

Com as”histórias” podem se criar álbuns de cada disciplina fazendo com que todos os professores possam publicar suas atividades.

Dessa maneira toda a comunidade escolar e os próprios alunos tem acesso as atividades que estão ocorrendo na escola semanalmente.

Tecnologia: Dublagem

Outro recurso interessante para se usar é o app que cria novas dublagens para vídeos. Os alunos podem soltar a criatividade usando filmes com temática histórica e eles mesmo fazerem a dublagem dos fatos.

Esse tipo de atividade faz com que eles trabalhem em grupo, dividam tarefas e estudem o tema proposto para poderem elaborar um bom produto final.

Como usar esse app?

Da mesma maneira que os demais basta que o aluno tenha um celular com acesso a internet e baixe o aplicativo Madlipz, ou outro semelhante.

Ferramentas para o professor

Por outro lado, temos opções para que o professor trabalhe com os alunos em sala de aula, não necessariamente tendo o aluno como o protagonista.

Museus virtuais, games, youtube são ferramentas gratuitas que podem ser exploradas pelo professor, necessário claro que lhe seja disponibilizado uma lousa digital ou um datashow e computador com acesso a internet.

Por exemplo,

Museu da República

http://museudarepublica.museus.gov.br/visita-virtual/

Museus Nacionais e Internacionais

https://www.iteleport.com.br/imoveis/tour-virtual-360-3d/museus/

Museus Brasileiros

http://eravirtual.org/

Games de História

https://www.sohistoria.com.br/jogos/ https://ensinarhistoriajoelza.com.br/jogos-de-historia-do-brasil/

Youtube

Nerdologia : https://www.youtube.com/channel/UClu474HMt895mVxZdlIHXEA

Buenas Ideias https://www.youtube.com/channel/UCQRPDZMSwXFEDS67uc7kIdg

Historiô https://www.youtube.com/channel/UC4T6DqP1ne4E44IPjM-pBUg

Canal Nostalgia https://www.youtube.com/user/fecastanhari

Além disso lembre se também de linkar suas aulas com atualidades em que os alunos estão ligados, como filmes e séries, deixo aqui outros links para você se inspirar,

Stranger Things https://nastramasdeclio.com.br/historia-e-cultura-pop/stranger-things-inspiracoes-historicas/

The Handmaids Tale https://nastramasdeclio.com.br/historia-e-cultura-pop/inspiracoes-historicas-em-the-handmaids-tale/

Heróis na sala de aula https://nastramasdeclio.com.br/historia-e-cultura-pop/super-herois-na-aula-de-historia/ .

Espero que esse post ajude com algumas ideias para aos poucos introduzirmos a tecnologia no nosso dia a dia de sala de aula e possamos assim fazer nossos alunos se mostrarem mais interessados em aprender e produzir.

Até!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

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