História e Química: atividade interdisciplinar

Publicado por Caroline Dähne em

“O que História e Química têm em comum?”

Essa certamente foi a pergunta que eu e a professora de Química do Colégio em que trabalho mais ouvimos nas vezes em que decidimos realizar atividades interdisciplinares das nossas disciplinas.

Confesso que eu também não imaginava tantas relações. Vai ver é porque durante o meu Ensino Médio, química foi a minha disciplina menos favorita. Eu simplesmente não conseguia perceber qual era a relevância de aprender sobre todas aquelas móleculas. 

Post do Instagram com o titulo do texto "História e Química: atividade interdisciplinar".

Engraçado que fui descobrir isso justamente anos depois quando a mesma professora me apresentou um livro de História da Química chamado “Os Botões de Napoleão”. Apesar de possuir diversas páginas nas quais os autores (ambos químicos) explicam reações químicas e composição das moléculas. O livro se propõe a abordar isso a partir de uma contextualização histórica.

É óbvio que se tratando de um livro não escrito por historiadores percebemos diversos pontos não tão coerentes com a Historiografia atual. Porém o amplo trabalho de pesquisa exposto pelos autores na contextualização das moléculas com os acontecimentos históricos podem servir como uma ótima oportunidade para elaborarmos atividades interdisciplinares.

Capa do livro "Os Botões de Napoleão" sobre História e Química.
Livro “Os botões de Napoleão” (2006). Disponível para compra em: https://www.amazon.com.br/Os-bot%C3%B5es-Napole%C3%A3o-mol%C3%A9culas-hist%C3%B3ria/dp/8571109249 

Atividades Interdisciplinares:

Independente da disciplina escolhida, o potencial pedagógico de realização das atividades interdisciplinares é gigantesco. Já falamos aqui no Nas Tramas de Clio sobre outras disciplinas como Língua Portuguesa e Física (vou deixar os links no final desse texto). 

Ao relacionar História com outras disciplinas tornamos as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Nas atividades interdisciplinares, eles conseguem perceber o conteúdo para além daquela “caixinha” que estão acostumados a aprender na educação tradicional.

Com a interação de situações, contextualizações e saberes os alunos adquirem conhecimentos mais próximos da sua realidade. E passam a perceber tudo de forma mais ampla, o que contribuiu muito no seu desempenho para o Enem e no desenvolvimento de suas Competências e Habilidades.

História e Química:

As possibilidades da união entre História e Química nas atividades advém da relação entre o desenvolvimento tecnológico e do saber científico com as transformações da sociedade em determinadas épocas e culturas.

Trata-se de aliar reações químicas e moléculas a contextos históricos. Garantindo assim que os alunos percebam a interação entre ciência e os movimentos históricos. Afinal, diversas sociedades tiveram suas relações econômicas e políticas afetadas diretamente pelo desenvolvimento da química em determinadas épocas.

A utilização de “Os botões de Napoleão” como livro paradidático

O livro escrito por Penny Le Couteur e Jay Burreson é um exemplo perfeito para as possibilidades de atividades interdisciplinares entre História e Química. Ele conta com 17 capítulos, nos quais são apresentadas diferentes moléculas e relacionadas suas descobertas aos contextos históricos do período.

Desde a Pimenta e outras especiarias que contribuíram no desenvolvimento do movimento das Grandes Navegações. Até a descoberta medicinal da Pílula Anticoncepcional que contribuiu para diversas mudanças sociais relacionadas às mulheres.

Do uso de cores através da obtenção de corantes e as suas consequências econômicas. Até o material do qual eram feitos os botões das tropas de Napoleão, o qual se esfarelava em contato com temperaturas negativas, contribuindo então para o congelamento dos soldados na invasão à Rússia (daí o nome do livro).

As possibilidades de utilização do livro vão desde a análise de trechos com complementação de pesquisa teórica na área de História, até a pesquisa desenvolvida em laboratório de química para compreender a ação dessas moléculas. 

Abaixo, coloco como nós realizamos nossa atividade interdisciplinar utilizando como base este livro.

Proposta de atividade interdisciplinar entre História e Química:

Primeiro passo: converse com o professor de Química da sua escola e verifique se no seu local de trabalho existe a possibilidade de que os alunos realizem um experimento químico. Caso isso não seja possível, ainda assim a atividade pode ser adaptada para algo mais teórico.

Pesquisa Bibliográfica:

Na atividade que desenvolvi na escola em que trabalho utilizei o capítulo 01 do livro “Pimenta, noz-moscada e cravo da Índia”. A partir da leitura desse capítulo, solicitei que os alunos divididos em grupos de 5 ou 6 integrantes realizassem uma pesquisa bibliográfica para colher mais informações sobre o contexto histórico abordado no capítulo: o movimento das Grandes Navegações.

Através da pesquisa, os alunos conseguiram perceber quais países participaram do movimento, quais eram os seus interesses, e o motivo da necessidade das especiarias. O resultado das pesquisas foi anotado em um fichamento para utilização posterior.

Pesquisa no Laboratório:

Essa parte foi realizada pela professora de química, na qual os alunos através de um experimento puderam observar diferentes etapas do apodrecimento de comidas que estavam com e sem as especiarias listadas no capítulo.

Ao longo dos dias, os alunos foram observando as diferentes reações dos alimentos quando na presença dessas especiarias. Os resultados obtidos no experimento foram anotados para utilização posterior.

Elaboração de Material

Através das pesquisas, experimentos e discussões sobre a temática em sala de aula, solicitamos que os alunos elaborassem um Infográfico com as informações levantadas. Seguindo os seguintes critérios:

  • Cada equipe deverá elaborar um infográfico indicando os resultados das análises experimentais obtidas com a especiaria aplicada ao alimento escolhido pela equipe para ser analisado e a pesquisa bibliográfica sobre as Grandes Navegações.
  • O infográfico deverá ser produzido em folha A3 impressa colorida e conter um título que relacione a história e a química.
  • O trabalho deverá seguir os princípios básicos da produção de um infográfico (elementos verbais + imagens; buscando a união de texto, elementos visuais e design para a melhor compreensão do leitor). Para entender melhor o passo a passo da produção, sugerimos a leitura do seguinte artigo: 
  • O infográfico deverá ser produzido pela equipe contemplando os critérios específicos de cada disciplina.
  • Não será permitido cópias, acarretando na anulação do trabalho.
  • Todos os integrantes da equipe devem participar da elaboração do Infográfico.

Critérios específicos de cada disciplina:

História: No infográfico é necessário conter tópicos nos quais a equipe deverá realizar apontamentos sobre o contexto histórico do período das Grandes Navegações; os países que participaram desse processo e os interesses que os levaram aos mares. Também deverá conter um tópico no qual será explicado como as navegações impactaram os rumos da História mundial.

Química: No infográfico é necessário conter clareza na relação entre a história e a química, os fatores que influenciaram nas velocidades das reações experimentais bem como o tempo e o meio reacional. Os alunos deverão elaborar uma discussão crítica relacionando os resultados experimentais e o contexto histórico. Resultados deverão ser ilustrados por um ou mais gráficos. 

Possibilidades da interdisciplinaridade entre História e Química:

Neste texto eu trouxe uma das possibilidades de atividade que pode ser realizada baseada nesse livro. Existem outras 16, além de outros livros que podem contribuir com a interdisciplinaridade.

E você, já realizou alguma atividade entre História e Química com seus alunos? Nos conte nos comentários 😉 

Interdisciplinaridade: 

Outras sugestão de atividade interdisciplinar abordada aqui no Nas Tramas de Clio, você encontra nos links abaixo:

Referência bibliográficas:

COUTEUR, Penny Le; BURRESON, Jay. Os Botões de Napoleão– As 17 Moléculas que Mudaram a História. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

GONÇALVES, Clarice Duarte; PEREIRA, Rafaella da Silva; OLIVEIRA, Cristiane Pereira de. História e Química: as experiências de integração do Campus Novo Paraíso. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: ANPUH, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364698344_ARQUIVO_ArtigoHistQuim.pdf 


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

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