Infográfico para sala de aula: como montar?

Publicado por Caroline Dähne em

Recurso útil para a área de marketing, jornalismo e educação, o infográfico possibilita organizar informações. Tornando possível transmitir dados complexos de uma forma didática e compreensiva.

Mas afinal, o que é um infográfico?

Como o próprio nome já diz, ele é uma união da informação + gráfico. Ou seja, se constitui como um texto visual que combina elementos e transmite o conhecimento de forma a proporcionar uma leitura dinâmica.

Post para o instagram com o título da postagem: Infográfico.

Nesse sentido, a estrutura de um infográfico permite a sintetização de conteúdos através da união de elementos textuais, visuais e gráficos.

Como elaborar um infográfico?

Num primeiro momento a criação de um infográfico pode parecer algo muito complexo. Porém, com um passo a passo adequado e algumas tentativas é possível pegar o jeito e dominar a técnica de elaboração.

Nesse sentido, abaixo trazemos algumas dicas que podem contribuir para a sua produção.

Tema

Antes de sair procurando o modelo perfeito para o seu infográfico, é preciso decidir qual será a temática que vai ser abordada nele. O tema influencia muito na escolha do design que melhor transmite a mensagem.

Dessa forma, se é uma atividade solicitada pelo professor para o aluno, a temática já estará definida. Em contraponto, se o professor vai elaborar um infográfico para usar em sala de aula, é necessário estabelecer qual será o fio condutor para abordar o conteúdo.

Pesquisa

Para facilitar a escolha do assunto e a elaboração do infográfico, é importante fazer um recorte temático. Já que uma das principais características dessa técnica é a sintetização de informações. 

Nesse sentido, para começar, o importante é realizar uma pesquisa abrangente sobre o seu tema e, a partir dela, selecionar aquilo que é essencial ser abordado.

Esboço

O próximo passo, após a pesquisa, é organizar as informações. Para isso, você precisa:

  • escrever esses dados levantados com a pesquisa em uma folha de rascunho, em frases curtas e objetivas, ou seja, sem enrolação;
  • selecionar quais as informações realmente precisam aparecer, dessa forma estará sintetizando os dados mais importantes;
  • após escrever as informações, escolher a ordem na qual elas irão aparecer. Isso é chamado de hierarquia da informação, nela aquilo que é mais importante vai aparecer primeiro. Além de que, é necessário estabelecer uma ordem que oriente a leitura, ou seja, que tenha início, meio e fim.

Sintetizar informações

Nesse sentido, não queira segurar o mundo com as mãos, selecione apenas o essencial da informação.

Num infográfico, o leitor não irá passar muito tempo analisando a informação, a ideia é que a leitura seja feita de maneira rápida e dinâmica. O lema é explicar sem complicar.

Design

Pesquisa e seleção das informações prontas, agora é a hora de escolher o formato que seu infográfico terá. Para isso, existem diversas plataformas online gratuitas que oferecem templates prontos para a edição.

A vantagem de utilizar um template pronto é que você não precisa dominar muitas técnicas de edição gráfica. Já que o design vem preparado para que você apenas acrescente as informações.

Canva

A plataforma que eu mais utilizo é o Canva, que disponibiliza gratuitamente diversas opções para edições gráficas de tudo quanto é tipo. Para elaborar um infográfico, você pode acessar o link https://www.canva.com/pt_br/modelos/infografico/ e iniciar a edição.

Template

Acessando a plataforma, você terá duas opções para escolher em relação ao tamanho, a primeira é o formato de infográfico tradicional (800 px X 2000 px) e a outra é o formato de currículo infográfico (21 cm X 29,7 cm). 

Infográfico que apresenta através de textos, gráfico e imagens dicas de como montá-lo.

Quando a ideia é veicular o infográfico pelas redes sociais, eu recomendo o primeiro formato. Já nos casos em que o intuito for imprimir o infográfico, a segunda opção é melhor pois irá se encaixar melhor na folha A4 ou até mesmo em A3.

Identidade Visual do infográfico

Nos casos de escolha de modelo pronto, a vantagem é que a estrutura (cores, tamanhos e tipos de letras, elementos gráficos), já foi pensada de uma forma harmoniosa, esteticamente organizada e atraente ao público. 

Exemplo de representação visual com informações + gráficos.
Exemplo de infográfico de modelo tradicional adaptado para a paleta de cores que melhor representa a série de TV Game of Thrones.

Mas, mesmo nesses casos, o Canva possibilita que você faça alterações nesses modelos pré-prontos, inclusive incluindo novos elementos. Só tenha cuidado para não exagerar nas mudanças e desconfigurar a estética de maneira a ficar desorganizado ou não harmonioso. 

Organização

Dessa forma, lembrando alguns pontos importantes que já explicamos na parte do esboço do infográfico, se atente aos seguintes detalhes:

  • Procure colocar no infográfico apenas as informações essenciais evitando o excesso.
  • Tome cuidado com o tamanho das letras para não dificultar a leitura.
  • Procure seguir um padrão de organização com início, meio e fim.
  • Coloque em destaque as informações mais importantes.
  • Escolha um título que chame a atenção para o seu tema e desperte o interesse do leitor.
  • Informe as referências principais na parte inferior do infográfico, isso dará maior credibilidade aos dados que você está expondo.
  • Lembre de sempre utilizar somente frases escritas com as suas palavras, para não configurar plágio.

Cores

Lembre-se que as cores também transmitem mensagens, então adeque a paleta de cores de acordo com a temática que você está trabalhando. Por exemplo, se o tema for os Presidentes do Brasil, as melhores cores serão verde e amarelo.

Recurso imagético

Uma das principais características de um infográfico são as ilustrações que contribuem para a transmissão da informação e para que ele seja atrativo.

O Canva oferece a possibilidade de utilizar imagens da própria plataforma, ou de realizar o upload da figura de sua preferência.

Nesse caso, dê preferência para as imagens em formato PNG (fundo transparente) ou vetores (imagens que mantém a qualidade mesmo quando ampliadas e que nem sempre tem o fundo transparente).

PNG

Existem alguns sites que disponibilizam diversas imagens de domínio público nesse formato gratuitamente:

Área de respiro

Por fim, uma das coisas também importante é não poluir o infográfico com muitas informações, para isso, lembre-se de utilizar frases curtas.

Lembrando sempre que, para obter um bom resultado, o infográfico precisa de espaços em branco. Assim, o visual estará mais limpo e apenas com as informações necessárias sobre o tema.

Revisão do infográfico

Informações organizadas, template escolhido, imagens inseridas, o infográfico está pronto?

Para garantir que o seu trabalho realmente está completo, faça uma revisão. Leia em voz alta, verifique se as informações estão bem organizadas, procure pelos erros gramaticais, mostre para alguém conferir. Assim seu infográfico estará com certeza na melhor forma possível.

E lembre-se, se o infográfico ainda não ficou como você imaginava, continue tentando. Quanto mais você utilizar o Canva, melhor ficará nas edições gráficas 😉

Como usar o infográfico em sala de aula?

Dentre os benefícios da utilização do infográfico em sala de aula, estão o visual atrativo e a possibilidade de uma leitura dinâmica.

Nesse sentido, a principal vantagem é que o professor pode tanto levar em sala infográficos feitos por ele, quanto solicitar que os alunos montem o seu.

Para que a atividade seja bem sucedida, oriente os alunos como elaborar a atividade e selecione um tema que eles tenham a possibilidade de criar um bom infográfico.

Usou alguma das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários ;)

Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *