Efemérides 2020: Temas de História III

Publicado por Caroline Dähne em

Algumas semanas atrás, postei aqui no Nas Tramas de Clio, dois textos com dicas de efemérides que podem ser cobradas nos processos seletivos em 2020.

Mesmo com o adiamento das provas do Enem e de vários vestibulares brasileiros, (o que provavelmente fará com que elas ocorram somente no ano de 2021), as questões estão sendo elaboradas agora e existem temas que têm mais chances de ser mencionados.

O nosso objetivo com essas publicações, é contribuir com aqueles alunos e professores que estão buscando alternativas para se preparar para essas provas nesse momento, diante de todas as dificuldades sem as aulas presenciais

Se você perdeu os textos anteriores, basta acessar os links abaixo, que redirecionam para eles:

Então, se você vai fazer ENEM e vestibular em 2020, ou é professor e está em dúvida de quais temas focar com seus alunos na preparação para essas provas, preste atenção nas nossas dicas. 

Efemérides: História

Naturalmente, cada vez que é realizado um exame de vestibular ou Enem, previamente é divulgado um edital que contém os temas que serão abordados na prova.

Nesse sentido, esses tópicos do edital dão uma ideia do plano geral de estudos que o aluno pode realizar. Porém, nele não são especificadas algumas características que variam de ano em ano, de acordo com o aniversário da temática, o que chamamos de efemérides.

Nesse caso, essa especificidade não é exclusividade da área de história. Já que, praticamente em todas as disciplinas é possível elaborar questões que acompanhem o período presente.

Efemérides: temas 

Essa ligação dos conteúdos com a cronologia é chamada de Efemérides, que também pode ser definida como a comemoração de alguma data importante.

Desse modo, em História, é comum acontecimentos que completam aniversários terminados em 0 serem cobrados nas provas. Por exemplo: 10 anos de determinado fato, 30 anos, 50 anos, 100 anos, 500 anos, etc…

Sendo assim, no ano de 2020, isso provavelmente não será diferente. A probabilidade de que determinados temas apareçam com mais destaque é grande.

Nesse sentido, trazemos abaixo uma lista de temas que tem grandes chances de ser cobrados em avaliações do gênero neste ano. Nos textos anteriores, falamos de temas que estão completando 30 e 50 anos, neste, iremos tratar sobre temas que em 2020 completarão 100 anos.

Efemérides de 1920 = 100 anos

O ano e a década de 1920 foram marcados principalmente por temas que podem ser relacionados com o contexto do pós-guerra. Os conflitos mundiais costumam ser cobrados em provas de vestibular e Enem, nesse sentido, as efemérides que se relacionam com esse contexto podem ser cobrados este ano, dentre eles estão:

Jogos Olímpicos de 1920: 100 anos em 2020

Entre abril e setembro de 1920, a cidade Antuérpia, na Bélgica sediou a VII edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Neles, 29 nações competiram em 22 modalidades esportivas.

Efemérides: relação com a Primeira Guerra Mundial

Por si só, o centenário de uma edição de Olimpíada, que é considerada o maior evento esportivo do mundo, é capaz de ser cobrada em provas de vestibulares e Enem. Mas, a de 1920 tem uma particularidade no tocante à História. Naquele contexto, o mundo estava se recuperando de dois acontecimentos que o abalaram nos anos anteriores: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Pandemia de Gripe Espanhola (1918-1920).

Os Jogos Olímpicos foram então utilizados como uma forma de promover o espírito de harmonia e paz entre as nações. Embora alguns países tenham sido barrados da edição (Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Turquia) por seu posicionamento durante a Primeira Guerra Mundial.

Imagem de cartaz da edição dos Jogos Olímpicos de 1920, uma das prováveis efemérides de 2020 a ser cobradas em questões de vestibular e Enem.

Outro fator marcante desses jogos, foi devido a ser o primeiro realizado após o cancelamento das Olimpíadas de 1916. A qual estava programada para ocorrer em Berlim, mas foi impossibilitada devido ao conflito que ocorria naquele momento.

Nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, outra novidade foi o hasteamento da bandeira branca com o símbolo das Olimpíadas, pela primeira vez na história.  

Efemérides: participação brasileira nos Jogos Olímpicos

Em 1920, o Brasil teve sua primeira participação em uma Olimpíada, enviando 21 atletas para competir em 5 modalidades diferentes (remo, natação, polo aquático, saltos ornamentais e tiro esportivo).

Aliás, foi com no tiro que o país conquistou suas primeiras medalhas olímpicas, inclusive a medalha de ouro. O Tenente do Exército, Guilherme Paraense, foi medalhista de ouro na prova pistola de tiro rápido 25 metros.

Edição comemorativa do selo dos correios em homenagem ao centenário da conquista da medalha de ouro pelo Brasil em jogos Olímpicos.
Selo personalizado do Centenário Olímpico brasileiro.
Correios, 2020.

As outras duas medalhas também foram conquistadas em provas de tiro esportivo, uma de prata na modalidade pistola livre por Afrânio da Costa e uma de bronze na mesma prova disputada por uma equipe de atiradores.

E em 2020?

Assim, no ano de 2020, completando-se 100 anos desde a realização dos Jogos Olímpicos, o tema tende a ser base para as questões de história nas provas de vestibulares e Enem pelo país. As discussões nessas questões, podem ser relacionados às temáticas da Primeira Guerra Mundial, Olimpíadas da Era Moderna e da Antiguidade Grega e a participação brasileira na competição.

Além disso, é importante lembrar que as Olimpíadas que estavam programadas para ocorrer em 2020 foram adiadas por conta da epidemia do Coronavírus. Por ser uma discussão da atualidade, a probabilidade de ser relacionada com uma das efemérides que completam centenário neste ano é grande.

Charge relacionando o coronavírus com o adiamento das Olimpíadas de 2020.
cartunista Jorge Braga, jornal O Popular, 17/02/2020

Liga das Nações: 100 anos em 2020

Além da edição dos Jogos Olímpicos da Antuérpia, mais um dos temas que podem ser cobrados nas provas esse ano está relacionado com a Primeira Guerra Mundial.

Certamente o conflito já havia sido encerrado em 1918, mas os resquícios do conflito ainda estavam sendo abordados em 1920. Os países europeus continuavam em busca da recuperação das suas economias e havia o medo de que um conflito como aquele pudesse ocorrer novamente.

Por isso, na elaboração do Tratado de Versalhes em 1919 os países da Tríplice Entente, vencedores do conflito, se reuniram para decidir quais seriam os rumos e punições geradas pelo fim da guerra.

Nessa elaboração, o presidente estadunidense Woodrow Wilson, sugeriu a criação de um órgão que seria responsável pela diplomacia entre os países pela garantia da paz no pós-guerra.

Então, em janeiro de 1920 foi criada a Liga das Nações, com o objetivo de evitar uma nova guerra. Sua primeira assembleia ocorreu no dia 15 de novembro de 1920 na cidade de Genebra com a participação de representantes de 42 países.

Imagem com o logo da Liga das Nações, uma das prováveis efemérides de 2020 a ser cobradas em questões de vestibular e Enem.

Embora a Liga tenha atuado como mediadora em conflitos e crises internacionais pequenas, seu objetivo inicial não obteve o êxito desejado. Já que, a ascensão dos regimes autoritários na europa na década de 1930 culminaram na realização da Segunda Guerra Mundial. E, consequentemente ao fim da própria organização, que ao final da guerra foi substituída pela criação da ONU.

E em 2020?

Certamente questões que tem a temática relacionada com as Guerras Mundiais são queridinhas dos vestibulares. Portanto, os 100 anos desde a primeira assembleia da Liga das Nações podem ser lembrados em alguma questão. Nesse sentido, essa temática tende a aparecer em provas de vestibular pelo país relacionada com o Tratado de Versalhes, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

Dicas:

Se você é aluno, lembre de incluir na sua rotina de estudos essas temáticas, assista vídeo aulas, leia resumos, elabore mapas mentais, enfim, utilize a técnica com a qual você melhor se adapta. 

Por outro lado, se você é professor, comente com os seus alunos a possibilidade dessas temáticas serem cobradas, e inclua discussões sobre elas nas suas aulas com o Ensino Médio.

Efemérides em 2020

Como dito anteriormente, não temos como ter certeza de quais serão os temas cobrados em provas de vestibulares e Enem, ainda mais nesse ano em que a educação está completamente diferente devido à Pandemia.

Nos últimos anos, o uso de efemérides nessas provas foi muito comum, como por exemplo em 2017 foram cobradas várias questões sobre a Revolução Russa e em 2019 sobre a Crise de 1929.

No texto de hoje, fizemos um apanhado com temas que em 2020 estão completando 100 anos. Lembre-se de ler nossas outras publicações com temas que tem grandes chances de serem cobradas nesse ano e que também estão completando aniversário terminados em 0.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *