Olimpíadas Canceladas! Não é a primeira vez…

Publicado por Jessica Leme em

Hoje tivemos a triste notícia que diante da Pandemia do Corona Vírus, as Olimpíadas de Tóquio foram canceladas.

Pela segunda vez na história o Japão é obrigado a cancelar uma Olimpíada, a primeira foi em 1940 em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Vamos aproveitar esse momento e aprendermos um pouco da importância histórico cultural dos jogos?

Porque existem os jogos Olímpicos?

A existência dos jogos como a grande maioria das pessoas já sabe é decorrente da cultura grega, que ainda na antiguidade realizava os jogos em homenagem aos deuses, principalmente Zeus.

ZEUS

Além da homenagem aos deuses, os gregos pretendiam estabelecer um momento de paz entre os povos, como também admiravam a beleza dos corpos saudáveis e davam muita importância aos esportes.

Naquele período os jogos eram muito diferentes do que temos hoje, por exemplo, apenas homens podiam participar.

Os atletas tinham uma oferta de modalidades bem pequena em relação a que temos hoje em dia. Por exemplo, permaneceram desde aquele período o Pentatlo, a Maratona, o Arremesso de discos, Luta, etc.

Jogos na Era Moderna

Os jogos foram retomados no final do século XIX, no ano de 1896, na cidade de Atenas, incentivado pelo então Barão de Coubertin, francês.

Nessa nova etapa, novos esportes foram inseridos, como o ciclismo, a ginástica, a natação o tênis entre outros.

Na era moderna os jogos não são em homenagem aos deuses, mesmo que na celebração de abertura ainda se mantenha a tradição de ascender o fogo na Pira Olímpica venha da antiguidade, onde isso era feito no Templo da Deusa Hera.

Os jogos na atualidade buscam a integração entre as nações, ressaltando os valores que o esporte por si só trás, como a superação, a determinação.

Também não podemos deixar de citar que durante a Guerra Fria os jogos adquiriram caráter de disputa por superioridade, visto os exemplos de disputas diretas entre americanos e atletas soviéticos.

Hoje os atletas olímpicos superam e muito limites que a ciência julgava ter para o corpo humano, assim como já existem várias discussões sobre os excessos cometidos pelos atletas para ultrapassarem marcas e recordes.

Olimpíadas canceladas ? Porquê?

Como já dissemos no início do texto, esse ano de 2020 acaba de ter sua Olimpíada cancela, visando a saúde dos atletas e claro prevendo a falta de público e o risco que grandes competições trariam nesse momento.

Dessa vez, a Guerra é contra um vírus, porém no passado já houveram outros cancelamentos levando em consideração os grandes conflitos do século XX.

1916 – Os jogos seriam em Berlim na Alemanha, em decorrência da Primeira Guerra foram Cancelados

1940 – Os jogos seriam em Tóquio no Japão. Olimpíadas canceladas pela Segunda Guerra Mundial

1944 – Os jogos seriam em Londres na Inglaterra, canceladas ainda pela Segunda Guerra Mundial

2020 – Olimpíadas de Tóquio no Japão, canceladas pela pandemia do Corona Vírus.

Sim! O Japão está tendo sua segunda Olimpíada cancelada… Que azar!

Os jogos foram adiados para 2021, porém, o Comitê Olímpico decidiu que o nome segue sendo Tóquio 2020. Levando em consideração todos os produtos já produzidos com essa marca que vão desde os souvenirs até as medalhas.

Bem pessoal, hoje o texto é curto, muito a título de curiosidade. Triste termos uma Olimpíada cancelada mesmo sabendo da necessidade dessa ação, porém, imaginem a emoção em 2021 quando os jogos ocorrerem?

Será a redenção da humanidade pós pandemia.

Vamos torcer desde já que sejam os jogos da vitória da saúde mundial!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *