Abolição da Escravidão: charges na aula de História
As charges certamente são um recurso didático amplamente utilizado pelos professores de História para os mais diversos conteúdos, com a Abolição da Escravidão não é diferente.
Pensando nisso, separamos 15 charges e dicas para que os professores possam incluir em suas aulas sobre o tema.
Observação: algumas das imagens possuem Direitos autorais, portanto seu uso deve ser apenas para fins educacionais. Na hora de utilizá-las lembre-se de referenciar seus autores.
Como utilizar charges na aula de História?
Oriente seus alunos para que eles percebam os elementos que compõem a charge, tais como:
- Imagem: pessoas, objetos, roupas, gestos, cenários, símbolos, entre outros.
- Texto: expressões, gírias, frases escritas, falas.
- Referência: autor, data e local de publicação.
Para que os alunos realizem a análise, elabore algumas questões norteadoras que eles terão que responder, como por exemplo:
- Identifique o tema da charge:
- Qual o seu contexto histórico?
- Quais foram as possíveis críticas do autor?
Por sua versatilidade, a charge pode ser utilizada tanto no Ensino Fundamental, quanto no Médio. Para isso, basta o professor adequar o encaminhamento da atividade de acordo com os objetivos e grau de dificuldade pertinentes a cada etapa de ensino.
O nosso tutorial completo sobre o uso de charges nas aulas de História você encontra no link abaixo:
Antes da Abolição
As charges abaixo podem ser utilizadas para a contextualização do processo que levou até a Abolição da Escravidão. Trabalhe com os alunos as leis que estavam surgindo naquele contexto e sua real aplicação na prática. Explique o ditado “Lei para inglês ver” e em seguida peça para que os alunos interpretem qual mensagem as charges transmitem.
Outra opção (com o uso da terceira charge) é falar sobre os processos de resistência dos escravizados como a fuga para os Quilombos.
Lei do Ventre Livre
Lei dos Sexagenários
Fugas e Resistência
Abolicionismo
Com a charge abaixo é possível demonstrar aos alunos os interesses opostos que estavam em voga nas discussões do contexto anterior à abolição. De um lado vemos os fazendeiros que não queriam abrir mão da escravidão e do outro os abolicionistas.
Abolição
Sobre o processo da Abolição da Escravidão, separamos as duas charges abaixo. Na primeira é retratada uma comemoração devido à libertação dos escravizados. Já a segunda apresenta a Princesa Isabel assinando a lei e solicitando que um negro a levasse para sancionar, quando é questionada “Fazer o favor de quê?”. Numa alusão à liberdade recém adquirida.
Ambas as charges podem ser utilizadas para questionar aos alunos como foi realmente esse processo de libertação e se a mudança foi assim tão repentina.
Legenda: “Os troncos, bacalhaus (chicotes) e outros instrumentos de tortura alimentam as fogueiras, em redor das quais os novos cidadãos entregam-se ao mais delirante batuque”.
Pós-abolição
Nas três charges a seguir, o professor de História pode orientar a análise baseada nas condições em que os ex-escravizados se viram no pós abolição da escravidão.
Para isso, questione os alunos quais críticas as charges demonstram, salientando os aspectos de não haver uma indenização para essas pessoas e nenhum planejamento por parte do governo para ampará-los.
Passado X Presente
As últimas charges que selecionamos fazem uma relação entre passado e presente, bastante comum nas provas de vestibulares e Enem. As quais utilizam uma situação do presente para compreender determinado evento histórico do passado.
Com essas charges o professor de História pode trabalhar com os alunos as consequências da escravidão para a sociedade brasileira. Além de perceber as mudanças e permanências entre esses dois contextos históricos.
Charges sobre a Abolição na aula de História
As charges disponibilizadas acima fornecem amplas possibilidades como recurso didático nas aulas de história. A forma como cada professor vai utilizá-las depende da série e faixa etária dos alunos, assim como, dos objetivos da aula.
Curtiu nossas dicas? Se utilizar alguma em suas aulas, nos conte nos comentários.
Até a próxima.
7 comentários
Dagmar · 04/11/2021 às 10:10
Amei ,muito criativa.
Caroline Dähne · 28/12/2021 às 15:28
Obrigada Dagmar, ficamos contentes em saber 😉
Dagmar · 04/11/2021 às 10:23
Parabéns
Rennerys Siqueira Silva · 16/03/2022 às 03:10
Parabéns pelo material. Incrível!
Caroline Dähne · 21/04/2022 às 12:51
Obrigada Rennerys 😉
JONES BASILIO · 21/11/2022 às 10:47
PRECISAMOS DE MAIS CONTEÚDOS ASSIM!
Caroline Dähne · 12/12/2022 às 10:09
Olá Jones, vamos incluir na lista de ideias para o ano que vem 😉