ESPECIAL ENEM: A NOTA
Os resultados finais da prova só serão divulgados em janeiro de 2019. Mas, conhecer como é realizado o cálculo da nota pode contribuir para elaborar suas estratégias de resposta.
Nas postagens anteriores, já comentamos sobre como funciona a prova do Enem, https://nastramasdeclio.com.br/enem/especial-enem-a-prova/
E como você pode utilizar a tua nota https://nastramasdeclio.com.br/enem/dicas-prova-enem/.
Ao contrário do que muitos pensam, a nota do ENEM não é realizada simplesmente a partir da somatória das questões corretas. Certamente, esse processo tradicional de atribuição de notas geraria inúmeros problemas.
Por exemplo, a imensa quantidade de candidatos com o mesmo número de acertos, o que dificultaria a elaboração de critérios de desempate. Além disso, geraria uma “premiação” para aqueles sortudos que acertaram várias questões no “chute”.
Mas, como é realizada a correção da prova então?
Teoria de Resposta ao Item (TRI):
Buscando evitar essas situações e realizar uma avaliação do desempenho dos candidatos de forma mais coerente, o Inep utiliza um algoritmo na correção das provas.
Ele realiza uma análise individual das respostas de cada caderno, buscando calcular o desempenho através de escalas de proficiência. Ou seja, o que é realmente avaliado é o resultado do seu comportamento durante a prova, buscando medir o seu conhecimento.
Assim, a média não depende só do número de questões corretas que você assinalou no gabarito. Mas sim da consistência das respostas de acordo com o seu nível de dificuldade.
Essa inteligência artificial busca então determinar as questões que você respondeu porque realmente sabia a resposta (pontuação cheia). E as que você provavelmente chutou, já que difere do domínio dos graus de dificuldade apresentados na maioria das suas respostas (pontuação parcial).
Estratégias para melhorar a nota:
Sabendo que o ENEM utiliza esse parâmetro na correção das questões, uma estratégia básica é nunca deixar questões em branco. Já que, elas vão acarretar em nenhuma pontuação.
No caso de você não saber a resposta correta, não faça os famosos “minha mãe mandou eu escolher esse daqui” ou “letra d de Deus”. Em outras palavras, isso pode interferir na tua pontuação final para menos.
Busque realizar a leitura novamente e tentar escolher a opção mais provável. O que poderá te ajudar a manter um padrão de coerência nas respostas.
Redação:
A redação é corrigida por dois corretores independentes, que atribuem notas de zero a 200 pontos por competência avaliada.
Tendo em vista que nela são analisadas cinco competências, a nota total é a somatória desses pontos.
Já a nota final da redação, consiste na média aritmética entre as notas atribuídas pelos dois corretores e variam de zero a 1000 pontos.
Referência:
Edital nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/
0 comentário