ESPECIAL ENEM

Publicado por Caroline Dähne em

Essa semana antecede a primeira parte da prova do ENEM 2018.

Pensando nisso, nós preparamos um guia básico com dicas e esclarecimentos para contribuir com o seu bom desempenho na prova.

Certamente, conhecer as determinações do edital contribui para você estabelecer estratégias na utilização do seu resultado.

post do instagram especial enem

Mas afinal, o que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998. O objetivo inicial era avaliar o desempenho escolar dos estudantes brasileiros no seu último ano do ensino médio.

No entanto, em 2009 a prova sofreu reformulações, passando também a ser utilizada como critério para o ingresso ao ensino superior.

Isso ocorre, principalmente através de programas como o ProUni ou utilizando o ENEM como substituto aos vestibulares. Atualmente, aproximadamente 500 universidades brasileiras aproveitam essa nota.

Aplicando a nota do ENEM:

Provavelmente durante todo o seu ensino médio você foi bombardeado com informações dos professores sobre o que poderia ser cobrado no ENEM.

E, nessa época do ano, sempre vê as propagandas sobre a prova com adolescentes dançando sorridentes. Mas, raramente as pessoas informam no que você pode efetivamente usar a sua nota no exame.

Existem várias possibilidades, abaixo temos um resumo com dicas para facilitar os seus planos. Por exemplo:

post do instagram como usar sua nota no enem

ProUni:

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004. Com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos de graduação em instituições de ensino superior da rede privada.

Como resultado, a ideia é de que ao mesmo tempo em que se constitui como um programa de inclusão, o ProUni ao utilizar a nota do ENEM reconhece o mérito do aluno na avaliação.

Para participar, é necessário que o aluno egresso do ensino médio tenha renda familiar de no máximo 3 salários mínimos. Isso vale para alunos do ensino público ou privado.

FIES:

Mesmo num cenário com a concessão de bolsas, muitos alunos não conseguem bancar a parte que não é coberta pela bolsa parcial do ProUni.

Consequentemente, o Fundo de Financiamento Estudantil foi criado como uma ação de incentivo à permanência desses alunos no ensino superior, possibilitando o parcelamento desse valor.

SISU:

Somente realizar a prova do ENEM e ter um bom resultado não te garante a tão sonhada vaga nas universidades públicas do país.

O segundo passo, é entrar no sistema unificado do Ministério da Educação com seu número da inscrição do ENEM 2018 e sua senha atual.

Para então se cadastrar na concorrência pelas vagas presenciais ofertadas pelas instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada.

Mas, lembre-se: para isso é necessário que a sua nota na redação seja diferente de zero!

No entanto, esse processo de inscrição acontece somente depois da divulgação dos resultados da prova.

Instituições Portuguesas:

Desde 2014, através de um convênio entre o INEP e 34 instituições públicas de ensino portuguesas, a nota do ENEM pode ser utilizada para estudar fora do país.

Mas, é importante ter consciência de que esse processo não é uma bolsa, nem financiamento para realizar intercâmbio.

Nele, não há recursos do governo disponibilizados para ajuda de custos. Além disso, apesar de públicas, as instituições portuguesas cobram taxas de coparticipação nos custos de ensino.

Outro ponto a se observar, é que o diploma conferido posteriormente à graduação, está sujeito à revalidação para ser utilizado aqui no país.

Referência:

Edital nº 16, de 20 de março de 2018. Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2018. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/

Categorias: ENEM

Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *