Acervo de Planos de Aula de História

Publicado por Caroline Dähne em

Há alguns meses recebi um e-mail dos organizadores da Olimpíada Nacional em História do Brasil informando que o meu, “Escravidão, castigo e resistência”, foi selecionado entre os 50 melhores planos de aula do 6º Curso de Formação Continuada da ONHB. 

Sendo assim, ele foi publicado no site da olimpíada para que outros professores de História possam também utilizá-lo.

Certificado de seleção entre os 50 melhores Planos de Aula do 6º Curso de Formação Continuada Online.

Cursos e Planos de aula

Desde 2013 a Olimpíada Nacional em História do Brasil promovida pela Unicamp, oferece um curso de formação continuada para os professores orientadores das equipes participantes.

Cada um dos cursos é montado a partir de temáticas e demandas do Ensino Fundamental e Médio de História no Brasil. Ao final do curso, os professores participantes devem elaborar planos de aula baseados nas temáticas e materiais estudados. 

Post do Instagram com o título "Acervo de Planos de Aula de História".

6º Curso

O curso “A Canção Popular Brasileira no Ensino de História” foi promovido pelo Departamento de História da Unicamp entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. 

Nele, pudemos ter acesso a diversos materiais e documentos históricos musicais. Além das letras de músicas, muito utilizadas pelos professores de História em suas aulas, tivemos também aulas sobre estrutura musical. Assim, através do curso aprendemos a utilizar nas nossas abordagens em sala de aula o som que os instrumentos produzem nas canções.

Além disso, nos artigos estudados tivemos conhecimento sobre a evolução dos estilos musicais no Brasil, desde a música dos povos nativos até a canção popular.

“Escravidão, castigo e resistência”: Planos de aula

No meu plano de aula, eu utilizei como recurso didático a música “Crime Bárbaro” do rapper Rincon Sapiência. Através dela, sugeri uma reflexão sobre os castigos utilizados pelos Senhores de Escravos para o controle e dominação das pessoas que eram escravizadas.

Para acessar ao plano de aula que eu criei, basta clicar no link abaixo:

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/planos-de-aula/plano/6.45365?page=2&editions=6&classes=1,2,3

Os demais planos de aula selecionados pela comissão, você encontra no link abaixo. Ao total são 51 planos de aula sobre variados temas da História, utilizando canções populares como recurso didático. 

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/planos-de-aula/planos?page=1&editions=6&classes=1,2,3

Outros planos de aula:

A Olimpíada de História disponibiliza a cada edição dos cursos de formação complementares os melhores planos de aula selecionados. Caso você professor de História queira utilizá-los em sala de aula, os links estão disponíveis abaixo:

1º Curso de Formação de Professores: Ensino de História da África

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/1-curso/planos_de_aula/index

2º Curso de Formação de Professores: Cinquenta anos do Golpe e a Ditadura Civil-Militar

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/2-curso/planos_de_aula/index

3º Curso de Formação de Professores: História do Índio na sala de aula

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/3-curso/planos_de_aula/index

4º Curso de Formação de Professores: Imagens em sala de aula

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/4-curso/planos_de_aula/index/page:2

5º Curso de Formação de Professores: Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais

https://drive.google.com/file/d/1v0jELkPARAoFZ_NtlQcYGOPTUsEmXV_J/view

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Se você professor de História ainda não participou de nenhuma edição da Olimpíada, fica a dica! Tanto ela, quanto os cursos ofertados são excelentes e nos abrem um leque de amplas possibilidades didáticas e de recursos para as nossas aulas. 

No site da ONHB você professor de História também encontra os arquivos das provas das edições passadas da Olimpíada. Neles você encontra diversos materiais que podem ser utilizados como recurso didáticos, além de questões que podem ser utilizadas em atividades e até em avaliações da disciplina.

O link abaixo direciona para as edições da Olimpíada: 

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas

Mais sobre a temática:

Nos links abaixo você encontra outros textos aqui do Nas Tramas de Clio nos quais trazemos dicas e materiais sobre a temática da Escravidão e da Abolição:

Referências bibliográficas:

CRIME Bárbaro. Intérprete: Rincon Sapiência. Compositor: Rincon Sapiência, Tom Zé e Valdez. IN: Galanga Livre. São Paulo: Boia Fria Produções, 2017.

LARA, Silvia Hunold. Campos da violência: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1988.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.