REVOLUÇÃO RUSSA – RESUMO

Publicado por Jessica Leme em

Palco da primeira grande Revolução Socialista do mundo, a Rússia inaugurou um novo patamar de organização econômico social no início do século XX.

Certamente, a Rússia até hoje causa muito furor no mundo diante da opinião política de seus governantes em vários aspectos, como no caso da criminalidade do homossexualismo em seu território.

No passado, a Rússia também se destacou no período da Primeira Guerra, não por suas ações no campo de batalha, mas sim, por sua transformação interna.

Nesse sentido, independente das opiniões favoráveis ou contrárias ao socialismo e posterior comunismo, a Rússia deu origem a chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Vamos entender como isso ocorreu?

Post do Instagram com o título da publicação: Revolução Russa- Resumo.

Revolução Russa: Antecedentes

CZARES

A Rússia detinha um governo de séculos baseado na figura dos chamados Czares (Reis), que levavam esse título como uma homenagem aos grandes “Césares” que governaram durante o Império Romano.

Assim, esse sistema de governo era um mar de privilégios a classe considerada nobre, obviamente baseado na exploração da população russa.

Nesse momento é importante nos atentarmos a realidade geográfica Russa, como sabemos, o país é um dos maiores em expansão territorial do mundo, além disso boa parte de seu espaço está congelado.

No entanto, a população Russa em sua maioria vivia no campo, dependendo da sua exploração para subsistência. Ou seja, era muito pobre.

Além disso, outra questão desse momento é o fato da Rússia estar muito atrasada frente aos demais países europeus no quesito industrialização. Sendo assim, um país ainda quase que em sua totalidade agrário.

Também havia o fato da população russa viver baseada no autoritarismo da Igreja Ortodoxa, que controlava o desenvolvimento científico e educacional.

Meme sobre a Revolução Russa.
https://twitter.com/historianopaint/status/994250760522223616

Guerra Russo – Japonesa

Entre os anos de 1904 e 1905, a Rússia se viu dentro de um conflito contra o Japão em disputas territoriais.

Como a Rússia não tinha um bom Exército, seus soldados foram massacrados, isso enfraqueceu ainda mais a popularidade do governo Czar.

Domingo Sangrento

Em 1905, houve outro episódio que contribuiu ainda mais para o descontentamento da população russa.

O povo se reuniu frente ao Palácio do Czar, numa manifestação pacífica a fim de reivindicar melhores condições de vida, assim como alimento.

A recepção do governo foi com a ordem de fuzilamento de todos que estavam na praça. Uma violência gratuita que derramou muito sangue do povo russo.

Esse episódio da história russa tem cenas reais retratadas no filme chamado Encouraçado Potenkin.

Primeira Guerra Mundial

A participação da Rússia na Primeira Guerra teve o mesmo desempenho da mesma durante a guerra Russo-Japonesa, soldados massacrados.

A Rússia empobrecida, sem um bom Exército bem como sem soldados bem treinados e bem armados estava levando uma surra nos campos de batalha.

Sovietes

Os sovietes eram conselhos populares de trabalhadores, que passaram a dar origem ao Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR).

Bandeira da URSS
https://www.brasildefato.com.br/especiais/entenda-or-os-5-principais-simbolos-da-revolucao-russa

Esse Partido se dividiu em duas facções:

MENCHEVIQUES: a minoria, acreditavam num processo revolucionário lento e gradual. Atualmente seriam considerados da vertente social-democrata.

Representavam o Exército Branco

BOLCHEVIQUES: a maioria, já inspirados no socialismo marxista, pretendiam uma revolução armada, baseada na luta de classes. Tinham como líder Vladimir Lênin.

Representavam o Exército Vermelho

Revolução de 1917

Imagem de Lênin líder dos Bolcheviques responsáveis pela Revolução de outubro de 1917
https://www.bol.uol.com.br/listas/100-anos-e-10-fatos-que-mostram-o-antes-e-depois-da-revolucao-russa.htm

A Revolução teve duas fases, a primeira dela foi em Fevereiro, com a tomada do poder do Czar. Nesse momento se estabeleceu um governo provisório, com grande influência menchevique.

Nesse momento iniciaram tentativas de acordos com demais países buscando inserir a Rússia no capitalismo crescente da Europa agora industrial. Também nesse momento, é feita a anistia para todos os presos políticos do regime czarista.

Vladimir Lênin, havia sido exilado dos grandes centros pelo Czar, nesse período pode voltar e deu novo fôlego ao processo revolucionário.

Com a figura de Lênin os bolcheviques passaram a pressionar o governo provisório.

Guerra Civil Russa 1917/1922

PAZ, PÃO E TERRA – TODO O PODER AOS SOVIETES!

As chamadas Teses de Abril, lançadas por Lênin deram início a chamada Revolução de Outubro, instaurando a guerra civil na Rússia entre Mencheviques e Bolcheviques. Ou seja, Exército Vermelho versus Exército Branco.

O Exército Vermelho (Bolchevique), liderado por León Trotski vence o conflito e uma nosa fase da Revolução é inaugurada.

Formação da União Socialista Soviética – URSS

Foto de Lênin
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-biografia-lenin-ditador-victor-sebestyen.phtml

Lênin se torna o líder no primeiro momento de organização e formação da União Socialista Soviética. Surge o Partido único, o Partido Comunista.

Vários países do Leste Europeu, passaram a se identificar com os caminhos tomados pela Rússia e iniciou se a formação do bloco socialista. contendo 15 países, alguns na Europa alguns na Ásia.

Com a organização e desenvolvimento do governo na URSS, Lênin cria o Plano Econômico (NEP) Nova Política Econômica.

Nesse plano econômico que buscava principalmente tirar a Rússia do buraco, previa – se um processo gradual ao socialismo.

Diante disso, o plano previa a abertura de empresas particulares buscando promover empregos e crescimento econômico, empresas essas que futuramente seriam estatizadas.

1924 – Lênin morre

História em quadrinhos sobre a URSS.
https://imagohistoria.blogspot.com/2017/04/charges-historicas-revolucao-russa_8.html

Após um período doente, Lênin morre e abre se precedente para um novo governante. Nesse contexto ressaltam se os nome de León Trotski (chefe do Exército Vermelho) e de Josef Stálin, político de destaque dentro do Partido Comunista.

Cada líder tinha uma tendência política vejamos:

León Trotski: acreditava que a Revolução deveria ser levada para todo o mundo imediatamente.

Foto de Trotski, um dos participantes da Revolução Russa.
https://super.abril.com.br/historia/quem-foi-leon-trotsky/

Josef Stálin: acreditava que a Revolução deveria se estabilizar primeiramente na Rússia e posterior URSS.

Foto de Stalin.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-stalin-uniao-sovietica-morte.phtml

O Partido Comunista ficou com a imcumbência de escolher o novo líder para a Rússia e o vencedor foi Josef Stálin.

Ao assumir o governo, tomou uma postura de perseguição aos opositores, inclusive de L. Trotski, que acabou por fugir para à América, se refugiando no México, até ser capturado e morto a mando do chefe russo.

Com a URSS formada, com o governo escolhido coube a Josef Stálin colocar em prática as teorias socialistas. Sua figura é muito lembrada e até mesmo comparada a de Hitler.

De certa maneira houveram semelhanças entre os governos autoritários, mas isso é tema para uma nova aula.

Espero que o resumo seja útil!

Até mais!

Revolução Russa: Para saber mais


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *