Revolução de 1930 – Documentário

Publicado por Jessica Leme em

Revolução de 1930 ou Golpe?

Fugindo das discussões sobre a Revolução de 1930 ter sido na realidade um Golpe da burguesia em nossa jovem república, hoje venho através desse artigo divulgar a produção do documentário intitulado A Batalha que o Rio Cavou, produzido pelo professor e historiador Marcus Vinícius do Nascimento e Matheo Fernandes.

Documentário sobre a Revolução de 1930

O documentário traz uma narrativa inédita sobre o desenrolar da Revolução de 1930 na cidade de Itararé, no interior de São Paulo, a qual foi palco da organização da futura batalha entre os soldados defensores de Whashington Luís e as tropas Getulistas que estavam a caminho a bordo do trem vindo de Porto Alegre rumo ao Rio de Janeiro.

O documentário se desenvolve na fala de quatro professores/pesquisadores da cidade, entre eles:

História Local e a Revolução de 1930

Através da explanação dos pesquisadores, descobre se várias curiosidades sobre a cidade de Itararé durante a iminência dos ataques à pequena comunidade. como a população local se comportou diante a possibilidade de bombardeio e como foi a chegada das tropas paulistas e gaúchas à região.

História e Fotografia

Outro ponto rico do documentário é a exposição do trabalho do fotógrafo Claro Jansson, sueco radicado no Brasil desde o início do século XX e que residia na cidade de Itararé a pouco tempo quando o processo revolucionário iniciou se e então pode acompanhar documentando os fatos desde o início.

Claro e a esposa Eleonora na época do Contestado
(1912-1916). Fonte das fotos: MORETTTI, 2008*

Claro Jansson, já havia fotografado outro episódio de nossa história tendo estado na Guerra do Contestado no estado de Santa Catarina onde residia anteriormente.

Dessa forma o filme se mostra como uma rica contribuição à história local e do estado de São Paulo, tendo sido a cidade de Itararé palco simbólico da vitória de Getúlio Vargas. A cidade também se transformou após a passagem da comitiva gaúcha, rendendo homenagens a seus correligionários em nomes de ruas, assim como espaços públicos.

Célebre fotografia da comitiva de Getúlio Vargas ao passar por Itararé após o final dos combates da Revolução de 1930. Estação Sorocabana, Itararé SP, outubro de 1930.

O documentário nos possibilita conhecer uma outra faceta desse episódio de nossa história que ocasionou o rompimento com a chamada República Velha, dando origem ao governo Getúlio Vargas que seguiria pelos próximos quinze anos trazendo mudanças positivas em áreas como o direito trabalhistas e o voto feminino. Porém no mesmo caminho convivemos com uma ditadura que perseguiu seus inimigos e flertou com o nazifascismo europeu.

O documentário está disponível na versão completa no youtube:

Quer saber mais sobre esse período de nossa história?

Acesse nossas publicações:

Referências:

http://fragmentos-do-tempo.blogspot.com/2009/02/claro-jansson-o-fotografo-do-contestado.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Claro_Jansson#Ap%C3%B3s_a_Primeira_Guerra_Mundial


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *