Patrimônio Histórico – Sugestões para a Sala de Aula
Olá! Hoje dia 17 de agosto é o dia nacional do Patrimônio Histórico!
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2021/08/patrimonio1-300x300.jpg)
Interessante aproveitarmos a data e tantas situações recentes envolvendo a discussão do Patrimônio Histórico para trabalharmos a temática em sala de aula.
Hoje trago uma sugestão de aula e de um projeto envolvendo a discussão do patrimônio histórico material e imaterial.
Mas antes disso, vamos entender um pouquinho o que é Patrimônio Histórico?
O Patrimônio Histórico pode ser considerado como um dos pilares da discussão da área de História. Desde a antiguidade o homem produziu obras com o intuito de que elas sobrevivessem a gerações, levando com elas ideias da sociedade que a construiu e quem sabe ainda sendo no futuro fruto de inspiração para aqueles que dela se beneficiarem.
Segundo Canini (2005), foi no período do governo Getúlio Vargas, no ano de 1936 que o escritor Mário de Andrade, um dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, o responsável por redigir uma Lei a pedido do governo, onde entendia que o Patrimônio estava relacionado a tudo que fosse, popular e erudito, nacional ou estrangeiro, de poder público ou particular, que resida no Brasil.
Ou seja, o autor apesar de fazer parte de uma geração de pensadores que trouxeram a ideia de modernidade, buscando uma nova era de produções artísticas que resgatassem as memórias locais também evidenciou a importância da preservação e resgate das tradições e culturas já existentes no Brasil.
A preocupação com a preservação de uma herança para as futuras gerações, inicialmente delineada no projeto de Mário de Andrade, tem originado uma série de leis, que, no seu conjunto, se complementam. O decreto-lei no
(CANINI, p. 170, 2005)
25, de 30 de novembro de 1937, organizou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que define o patrimônio como sendo: “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2021/08/patrimonio3-300x300.jpg)
Posteriormente tivemos a criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional), responsável pelo tombamento de tudo aquilo que possa ter valor histórico atribuído, como um imóvel, evento, tradição, obras de arte ou demonstre importância para a preservação de tradições locais às gerações futuras.
A partir do tombamento de um imóvel, aspecto cultural, obra de arte, etc, este fica assegurado de sua preservação e da manutenção de suas características originais. Importante nos perguntarmos a importância de imóveis, objetos, locais, que sofreram tombamento histórico sobre qual é a sua relação com a sociedade que convive com eles… Quais são as contribuições desses locais para a memória da sociedade?
Vamos entender mais um pouquinho?
Patrimônio Material e Imaterial
Segundo o IPHAN, Patrimônio Material pode ser considerado como cidades históricas, sítios arqueológicos, bens individuais, acervos museológicos, acervos documentais, fotográficos, etc.
Já o Patrimônio Imaterial segundo o Instituto, é tudo aquilo que engloba os saberes tradicionais, celebrações, modos de fazer, etc.
Plano de Aula – Museus em chamas geram silêncio. Estátuas queimadas, indignação?
Aproveitando a atualidade do tema, proponha aos alunos a leitura e reflexão sobre duas temáticas ligadas ao Patrimônio Histórico Brasileiro.
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2021/08/borbagato.jpg)
Etapa 01: Conhecendo o assunto. Leituras!
Museu da Língua Portuguesa – Incêndio em 2015
Museu Nacional – Incêndio em 2018
Cinemateca – Incêndio em 2021
Fogo na Estátua do Borba Gato – São Paulo 2021
Derrubada de Monumentos pelo Mundo.
https://www.cafehistoria.com.br/especialistas-comentam-derrubada-de-estatuas-pelo-mundo/
Etapa 02: Conduza o Debate:
Desenvolva questionamentos aos seus alunos sobre aquilo que entenderam como preservação do Patrimônio Histórico e a realidade que se apresentou nos textos lidos.
Instigue seus alunos a se posicionarem sobre o papel do Estado na preservação do Patrimônio Histórico e como isso tem sido ou não feito no caso brasileiro.
Apresente aos seus alunos visões diferentes sobre a permanência de estátuas que para a sociedade atual representam criminosos, porém, no passado eram considerados homens de valor perante a sociedade em que viveram.
Professor, o debate não busca gerar respostas e sim a reflexão. Procure não impor sua posição sobre o assunto, permita aos alunos analisarem tudo aquilo que leram, aprenderam e pesquisaram, fomente o pensar!
Etapa 03: Museus e Estátuas Locais
Sugira aos alunos que eles pesquisem sobre os Museus, Estátuas ou Monumentos que possam existir em sua cidade.
Após a pesquisa de campo, peça a seus alunos que registrem em fotografias o que encontraram e que entrevistem moradores acerca daquele local ou personagens retratados pelas estátuas.
Será que a população conhece esses personagens e a qual momento histórico estão relacionados?
Etapa 04: Verificação dos resultados
Una seus alunos e socializem os resultados da pesquisa de campo e entrevista.
Realize um feedback com os alunos sobre a temática estudada e quais foram as impressões deixadas por essa discussão trazida para a sala de aula.
Projeto – História Local – Conhecer para preservar!
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2021/08/238999629_5895317890541047_1955832657594731350_n-1-300x300.jpg)
Todas as cidades possuem em sua trajetória resquícios de sua história, tem em seus espaços locais com importância histórica, como praças, parques, prédios públicos, etc.
Dessa maneira, trabalhar a História Local aliada ao Patrimônio Histórico Local é uma oportunidade de demonstrar aos alunos seu lugar no mundo, fazer com que se sintam como sujeitos históricos ativos, vivenciando a história.
Para a realização dessa proposta de projeto, considero importante que exista uma discussão primária com alunos sobre o que é considerado Patrimônio Histórico e sobre a formação da cidade onde se vive, destacando pontos da história da cidade que possam ter gerado patrimônio material ou imaterial.
Desenvolvimento:
Etapa 01 : Reconhecer a História do Município onde vive.
Etapa 02: Destacar locais de Patrimônio Histórico Material
Etapa 03: Fazer uma discussão e levantamento sobre aspectos do Patrimônio Imaterial da cidade.
Etapa 04: Saída de campo – Ir até os locais destacados como Patrimônio Histórico e promover uma seção de fotos. No atual momento de pandemia talvez seja interessante elencar determinados locais e utilizar a pesquisa no Google Maps para visualização do local.
Etapa 05: Posteriormente proponha uma pesquisa acerca das imagens dos locais no passado, promovam a comparação das mesmas e levante o questionamento sobre a preservação e uso desses locais na atualidade.
Etapa 06: Como produto final, aproveite as imagens produzidas pelos alunos e sugira a produção de um mini documentário, onde eles mesmos irão desenvolver a temática do Patrimônio Histórico narrando o desenvolvimento do projeto e demonstrando as imagens captadas.
Ainda fica a sugestão de estudo aprofundado, sobre como um prédio ou expressão cultural é considerado patrimônio histórico e passa pelo processo de tombamento.
Referências:
CANANI, Aline Sapienzinskas Krás Borges. HERANÇA, SACRALIDADE E PODER: SOBRE AS DIFERENTES
CATEGORIAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO BRASIL. Universidade de Brasília* – Brasil https://www.scielo.br/j/ha/a/DdyW8tLQXzJb59CgD9V5y9M/?lang=pt&format=pdf
http://portal.iphan.gov.br/
0 comentário