Patrimônio Histórico – Sugestões para a Sala de Aula
Olá! Hoje dia 17 de agosto é o dia nacional do Patrimônio Histórico!
Interessante aproveitarmos a data e tantas situações recentes envolvendo a discussão do Patrimônio Histórico para trabalharmos a temática em sala de aula.
Hoje trago uma sugestão de aula e de um projeto envolvendo a discussão do patrimônio histórico material e imaterial.
Mas antes disso, vamos entender um pouquinho o que é Patrimônio Histórico?
O Patrimônio Histórico pode ser considerado como um dos pilares da discussão da área de História. Desde a antiguidade o homem produziu obras com o intuito de que elas sobrevivessem a gerações, levando com elas ideias da sociedade que a construiu e quem sabe ainda sendo no futuro fruto de inspiração para aqueles que dela se beneficiarem.
Segundo Canini (2005), foi no período do governo Getúlio Vargas, no ano de 1936 que o escritor Mário de Andrade, um dos integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, o responsável por redigir uma Lei a pedido do governo, onde entendia que o Patrimônio estava relacionado a tudo que fosse, popular e erudito, nacional ou estrangeiro, de poder público ou particular, que resida no Brasil.
Ou seja, o autor apesar de fazer parte de uma geração de pensadores que trouxeram a ideia de modernidade, buscando uma nova era de produções artísticas que resgatassem as memórias locais também evidenciou a importância da preservação e resgate das tradições e culturas já existentes no Brasil.
A preocupação com a preservação de uma herança para as futuras gerações, inicialmente delineada no projeto de Mário de Andrade, tem originado uma série de leis, que, no seu conjunto, se complementam. O decreto-lei no
(CANINI, p. 170, 2005)
25, de 30 de novembro de 1937, organizou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), que define o patrimônio como sendo: “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.
Posteriormente tivemos a criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional), responsável pelo tombamento de tudo aquilo que possa ter valor histórico atribuído, como um imóvel, evento, tradição, obras de arte ou demonstre importância para a preservação de tradições locais às gerações futuras.
A partir do tombamento de um imóvel, aspecto cultural, obra de arte, etc, este fica assegurado de sua preservação e da manutenção de suas características originais. Importante nos perguntarmos a importância de imóveis, objetos, locais, que sofreram tombamento histórico sobre qual é a sua relação com a sociedade que convive com eles… Quais são as contribuições desses locais para a memória da sociedade?
Vamos entender mais um pouquinho?
Patrimônio Material e Imaterial
Segundo o IPHAN, Patrimônio Material pode ser considerado como cidades históricas, sítios arqueológicos, bens individuais, acervos museológicos, acervos documentais, fotográficos, etc.
Já o Patrimônio Imaterial segundo o Instituto, é tudo aquilo que engloba os saberes tradicionais, celebrações, modos de fazer, etc.
Plano de Aula – Museus em chamas geram silêncio. Estátuas queimadas, indignação?
Aproveitando a atualidade do tema, proponha aos alunos a leitura e reflexão sobre duas temáticas ligadas ao Patrimônio Histórico Brasileiro.
Etapa 01: Conhecendo o assunto. Leituras!
Museu da Língua Portuguesa – Incêndio em 2015
Museu Nacional – Incêndio em 2018
Cinemateca – Incêndio em 2021
Fogo na Estátua do Borba Gato – São Paulo 2021
Derrubada de Monumentos pelo Mundo.
https://www.cafehistoria.com.br/especialistas-comentam-derrubada-de-estatuas-pelo-mundo/
Etapa 02: Conduza o Debate:
Desenvolva questionamentos aos seus alunos sobre aquilo que entenderam como preservação do Patrimônio Histórico e a realidade que se apresentou nos textos lidos.
Instigue seus alunos a se posicionarem sobre o papel do Estado na preservação do Patrimônio Histórico e como isso tem sido ou não feito no caso brasileiro.
Apresente aos seus alunos visões diferentes sobre a permanência de estátuas que para a sociedade atual representam criminosos, porém, no passado eram considerados homens de valor perante a sociedade em que viveram.
Professor, o debate não busca gerar respostas e sim a reflexão. Procure não impor sua posição sobre o assunto, permita aos alunos analisarem tudo aquilo que leram, aprenderam e pesquisaram, fomente o pensar!
Etapa 03: Museus e Estátuas Locais
Sugira aos alunos que eles pesquisem sobre os Museus, Estátuas ou Monumentos que possam existir em sua cidade.
Após a pesquisa de campo, peça a seus alunos que registrem em fotografias o que encontraram e que entrevistem moradores acerca daquele local ou personagens retratados pelas estátuas.
Será que a população conhece esses personagens e a qual momento histórico estão relacionados?
Etapa 04: Verificação dos resultados
Una seus alunos e socializem os resultados da pesquisa de campo e entrevista.
Realize um feedback com os alunos sobre a temática estudada e quais foram as impressões deixadas por essa discussão trazida para a sala de aula.
Projeto – História Local – Conhecer para preservar!
Todas as cidades possuem em sua trajetória resquícios de sua história, tem em seus espaços locais com importância histórica, como praças, parques, prédios públicos, etc.
Dessa maneira, trabalhar a História Local aliada ao Patrimônio Histórico Local é uma oportunidade de demonstrar aos alunos seu lugar no mundo, fazer com que se sintam como sujeitos históricos ativos, vivenciando a história.
Para a realização dessa proposta de projeto, considero importante que exista uma discussão primária com alunos sobre o que é considerado Patrimônio Histórico e sobre a formação da cidade onde se vive, destacando pontos da história da cidade que possam ter gerado patrimônio material ou imaterial.
Desenvolvimento:
Etapa 01 : Reconhecer a História do Município onde vive.
Etapa 02: Destacar locais de Patrimônio Histórico Material
Etapa 03: Fazer uma discussão e levantamento sobre aspectos do Patrimônio Imaterial da cidade.
Etapa 04: Saída de campo – Ir até os locais destacados como Patrimônio Histórico e promover uma seção de fotos. No atual momento de pandemia talvez seja interessante elencar determinados locais e utilizar a pesquisa no Google Maps para visualização do local.
Etapa 05: Posteriormente proponha uma pesquisa acerca das imagens dos locais no passado, promovam a comparação das mesmas e levante o questionamento sobre a preservação e uso desses locais na atualidade.
Etapa 06: Como produto final, aproveite as imagens produzidas pelos alunos e sugira a produção de um mini documentário, onde eles mesmos irão desenvolver a temática do Patrimônio Histórico narrando o desenvolvimento do projeto e demonstrando as imagens captadas.
Ainda fica a sugestão de estudo aprofundado, sobre como um prédio ou expressão cultural é considerado patrimônio histórico e passa pelo processo de tombamento.
Referências:
CANANI, Aline Sapienzinskas Krás Borges. HERANÇA, SACRALIDADE E PODER: SOBRE AS DIFERENTES
CATEGORIAS DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL NO BRASIL. Universidade de Brasília* – Brasil https://www.scielo.br/j/ha/a/DdyW8tLQXzJb59CgD9V5y9M/?lang=pt&format=pdf
http://portal.iphan.gov.br/
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