Imprensa e Cartografia – Bicentenário da Independência do Brasil
Olá professores!
Dando continuidade a proposta de compartilhar materiais e ideias para trabalhar o Bicentenário da Independência do Brasil, hoje a proposta é a análise de publicações da imprensa não oficial do período e também o estudo da cartografia da época.
Atividades essas que podem ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar em conjunto com Geografia e Língua Portuguesa.
Imprensa
As tipografias começaram a surgir no Brasil com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. Para a historiadora Ana Paula Orlandi, as publicações desse período foram fundamentais para o processo de independência do Brasil, mesmo que com uma população majoritariamente analfabeta, havia o fenômeno da leitura compartilhada.
Os panfletos que eram produzidos e distribuídos pelos novos jornalistas ( jovens ricos que buscavam ascensão social ou política) relatavam aquilo que a imprensa oficial não dava espaço, ou seja, a indignação das ruas com o governo, as agitações populares entre outras situações.
Ao trabalhar a temática da Imprensa com nossos alunos é importante que eles realizem um exercício de pensar como circulavam as informações naquele período histórico. Como nos dias de hoje a informação circula de maneira muito rápida e acessível é difícil para nossos alunos compreenderem o quanto era difícil obter informação naquele período histórico.
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2022/08/panfleto-ex-libris.jpg)
No site do Senado você encontra mais imagens relacionadas aos panfletos da época, que circularam principalmente pelas ruas do Rio de Janeiro. Outra possibilidade de leitura e análise fica a partir do artigo Batalha de Papel, de Ana Paula Orlandi na revista Fapesp, onde a autora explora demais publicações que tratam do tema.
Cartografia – Desvendando os mapas da Independência do Brasil
Outra possibilidade de análise em sala de aula se dá a partir dos Mapas da época. Nesse momento podemos explorar o material disponibilizado no site do Jornal da USP. Lá temos a introdução sobre a exposição organizada em comemoração ao Bicentenário, assim como o site nos redireciona para o acervo digital da Marinha Brasileira, onde o professor pode fazer a busca dos Mapas do período.
No site do CPDOC o professor tem disponibilizado uma linha do tempo dos acontecimentos na história brasileira até a independência do Brasil. De maneira bem didática é possível explorar o assunto com o apoio de uma imagem que proporciona interação e demais informações do período.
![](https://nastramasdeclio.com.br/wp-content/uploads/2022/08/03-04-b-full-1024x890.png)
Os mapas interativos proporcionam que o professor explore a linha do tempo além do que trazem informações sobre a geografia física das regiões por onde a comitiva de D. Pedro I circulou.
Destaca se também as Guerras de Independência vividas no processo brasileiro, o que é de muito importância ser trazido de maneira clara aos nossos alunos, evidenciando que o processo de independência brasileiro foi complexo e envolveu vários atores sociais nem sempre retratados em nossos livros didáticos.
Além dessas sugestões não deixem de visitar nossas outras publicações abordando a temática do Bicentenário da Independência do Brasil.
Até mais!
Referências:
Panfletos Políticos https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/10/panfletos-politicos-historicos-vem-a-tona-com-celebracao-do-bicentenario-da-independencia
Revista Fapesp https://revistapesquisa.fapesp.br/leia-a-edicao-de-agosto-de-2022/
Mapa – Linha do tempo da Independência do Brasil – https://atlas.fgv.br/marcos/proclamacao-da-independencia/mapas/acontecimentos-em-torno-da-proclamacao-da-independencia
Biblioteca da Marinha – https://www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/content/digitaliza%C3%A7%C3%A3o-de-mapas-para-comemora%C3%A7%C3%B5es-de-200-anos-da-independ%C3%AAncia-do-brasil
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