Imprensa e Cartografia – Bicentenário da Independência do Brasil

Publicado por Jessica Leme em

Olá professores!

Dando continuidade a proposta de compartilhar materiais e ideias para trabalhar o Bicentenário da Independência do Brasil, hoje a proposta é a análise de publicações da imprensa não oficial do período e também o estudo da cartografia da época.

Atividades essas que podem ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar em conjunto com Geografia e Língua Portuguesa.

Imprensa

As tipografias começaram a surgir no Brasil com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. Para a historiadora Ana Paula Orlandi, as publicações desse período foram fundamentais para o processo de independência do Brasil, mesmo que com uma população majoritariamente analfabeta, havia o fenômeno da leitura compartilhada.

Os panfletos que eram produzidos e distribuídos pelos novos jornalistas ( jovens ricos que buscavam ascensão social ou política) relatavam aquilo que a imprensa oficial não dava espaço, ou seja, a indignação das ruas com o governo, as agitações populares entre outras situações.

Ao trabalhar a temática da Imprensa com nossos alunos é importante que eles realizem um exercício de pensar como circulavam as informações naquele período histórico. Como nos dias de hoje a informação circula de maneira muito rápida e acessível é difícil para nossos alunos compreenderem o quanto era difícil obter informação naquele período histórico.

Panfletos com o delicado ex-libris de Oliveira Lima retratam um tempo de agitação política e cruentas batalhas no Brasil Fonte: Agência Senado

No site do Senado você encontra mais imagens relacionadas aos panfletos da época, que circularam principalmente pelas ruas do Rio de Janeiro. Outra possibilidade de leitura e análise fica a partir do artigo Batalha de Papel, de Ana Paula Orlandi na revista Fapesp, onde a autora explora demais publicações que tratam do tema.

Cartografia – Desvendando os mapas da Independência do Brasil

Outra possibilidade de análise em sala de aula se dá a partir dos Mapas da época. Nesse momento podemos explorar o material disponibilizado no site do Jornal da USP. Lá temos a introdução sobre a exposição organizada em comemoração ao Bicentenário, assim como o site nos redireciona para o acervo digital da Marinha Brasileira, onde o professor pode fazer a busca dos Mapas do período.

No site do CPDOC o professor tem disponibilizado uma linha do tempo dos acontecimentos na história brasileira até a independência do Brasil. De maneira bem didática é possível explorar o assunto com o apoio de uma imagem que proporciona interação e demais informações do período.

A proclamação da Independência

Os mapas interativos proporcionam que o professor explore a linha do tempo além do que trazem informações sobre a geografia física das regiões por onde a comitiva de D. Pedro I circulou.

Destaca se também as Guerras de Independência vividas no processo brasileiro, o que é de muito importância ser trazido de maneira clara aos nossos alunos, evidenciando que o processo de independência brasileiro foi complexo e envolveu vários atores sociais nem sempre retratados em nossos livros didáticos.

Além dessas sugestões não deixem de visitar nossas outras publicações abordando a temática do Bicentenário da Independência do Brasil.

Até mais!

Referências:

Panfletos Políticos https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/10/panfletos-politicos-historicos-vem-a-tona-com-celebracao-do-bicentenario-da-independencia

Revista Fapesp https://revistapesquisa.fapesp.br/leia-a-edicao-de-agosto-de-2022/

Mapa – Linha do tempo da Independência do Brasil – https://atlas.fgv.br/marcos/proclamacao-da-independencia/mapas/acontecimentos-em-torno-da-proclamacao-da-independencia

Biblioteca da Marinha – https://www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/content/digitaliza%C3%A7%C3%A3o-de-mapas-para-comemora%C3%A7%C3%B5es-de-200-anos-da-independ%C3%AAncia-do-brasil


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

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