Imprensa e Cartografia – Bicentenário da Independência do Brasil
Olá professores!
Dando continuidade a proposta de compartilhar materiais e ideias para trabalhar o Bicentenário da Independência do Brasil, hoje a proposta é a análise de publicações da imprensa não oficial do período e também o estudo da cartografia da época.
Atividades essas que podem ser desenvolvidas de maneira interdisciplinar em conjunto com Geografia e Língua Portuguesa.
Imprensa
As tipografias começaram a surgir no Brasil com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. Para a historiadora Ana Paula Orlandi, as publicações desse período foram fundamentais para o processo de independência do Brasil, mesmo que com uma população majoritariamente analfabeta, havia o fenômeno da leitura compartilhada.
Os panfletos que eram produzidos e distribuídos pelos novos jornalistas ( jovens ricos que buscavam ascensão social ou política) relatavam aquilo que a imprensa oficial não dava espaço, ou seja, a indignação das ruas com o governo, as agitações populares entre outras situações.
Ao trabalhar a temática da Imprensa com nossos alunos é importante que eles realizem um exercício de pensar como circulavam as informações naquele período histórico. Como nos dias de hoje a informação circula de maneira muito rápida e acessível é difícil para nossos alunos compreenderem o quanto era difícil obter informação naquele período histórico.
No site do Senado você encontra mais imagens relacionadas aos panfletos da época, que circularam principalmente pelas ruas do Rio de Janeiro. Outra possibilidade de leitura e análise fica a partir do artigo Batalha de Papel, de Ana Paula Orlandi na revista Fapesp, onde a autora explora demais publicações que tratam do tema.
Cartografia – Desvendando os mapas da Independência do Brasil
Outra possibilidade de análise em sala de aula se dá a partir dos Mapas da época. Nesse momento podemos explorar o material disponibilizado no site do Jornal da USP. Lá temos a introdução sobre a exposição organizada em comemoração ao Bicentenário, assim como o site nos redireciona para o acervo digital da Marinha Brasileira, onde o professor pode fazer a busca dos Mapas do período.
No site do CPDOC o professor tem disponibilizado uma linha do tempo dos acontecimentos na história brasileira até a independência do Brasil. De maneira bem didática é possível explorar o assunto com o apoio de uma imagem que proporciona interação e demais informações do período.
Os mapas interativos proporcionam que o professor explore a linha do tempo além do que trazem informações sobre a geografia física das regiões por onde a comitiva de D. Pedro I circulou.
Destaca se também as Guerras de Independência vividas no processo brasileiro, o que é de muito importância ser trazido de maneira clara aos nossos alunos, evidenciando que o processo de independência brasileiro foi complexo e envolveu vários atores sociais nem sempre retratados em nossos livros didáticos.
Além dessas sugestões não deixem de visitar nossas outras publicações abordando a temática do Bicentenário da Independência do Brasil.
Até mais!
Referências:
Panfletos Políticos https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/10/panfletos-politicos-historicos-vem-a-tona-com-celebracao-do-bicentenario-da-independencia
Revista Fapesp https://revistapesquisa.fapesp.br/leia-a-edicao-de-agosto-de-2022/
Mapa – Linha do tempo da Independência do Brasil – https://atlas.fgv.br/marcos/proclamacao-da-independencia/mapas/acontecimentos-em-torno-da-proclamacao-da-independencia
Biblioteca da Marinha – https://www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/content/digitaliza%C3%A7%C3%A3o-de-mapas-para-comemora%C3%A7%C3%B5es-de-200-anos-da-independ%C3%AAncia-do-brasil
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