História Ambiental na sala de aula

Publicado por Jessica Leme em

Diante de tantas discussões sobre as queimadas na Amazônia, das terras reservadas aos indígenas, áreas de proteção ambiental entre outras pautas tão pertinentes nos dias atuais no que diz respeito ao meio ambiente, fica difícil o professor não ser questionado pelos seus alunos a respeito da História Ambiental.

A história como ciência que estuda o homem no tempo não poderia ficar desvencilhada da questão ambiental, então a partir dessa questão surge o ramo de pesquisa que se dedica a História Ambiental.

Naturalmente a História Ambiental não tem o papel necessariamente de trabalhar em prol da proteção ambiental, a princípio a pesquisa se dedica a entender o processo de exploração do homem sobre o meio ambiente.

Assim como de que maneira o olhar humano sobre o meio natural mudou com o passar dos anos.

Sem dúvida o que anteriormente era visto como natural (exploração dos recursos naturais e animais), passa a partir de meados da década de 70 a ser questionado.

De que maneira trazer essa discussão para a sala de aula?

Dessa forma, a ideia para a sala de aula leva em consideração dois pontos:

História

Do mesmo modo vários momentos dentro do ensino de História podem proporcionar a abordagem da História Ambiental do país.

Interessante que o professor não busque apenas mostrar momentos positivos e sim instigue a reflexão acerca dos problemas enfrentados pelo Brasil no uso dos recursos naturais e de suas tentativas de manutenção apesar do desenvolvimento.

Brasil Império

A cidade do Rio de Janeiro havia devastado a região em prol da exploração madeireira e para o uso das terras para a produção de café, com essa ação devastadora a cidade passou a sofrer com falta d’água.

Nesse contexto D. Pedro II decide pelo reflorestamento da Floresta da Tijuca, hoje uma das maiores florestas urbanas do mundo.

Aproveite esse episódio para promover um debate sobre a necessidade da preservação e como as políticas públicas tem papel preponderante sobre isso.

Links :

Reportagem sobre o reflorestamento da Tijuca

http://tvbrasil.ebc.com.br/expedicoes/episodio/reflorestamento-da-floresta-da-tijuca

Histórico do reflorestamento da Tijuca http://parquenacionaldatijuca.rio/historia.php

História e Geografia

Boa parte da História do Brasil ensinada nas escolas leva em consideração ciclos econômicos ( pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração, borracha, café, etc).

Todos os ciclos econômicos podem ser trabalhados em consonância com a disciplina de geografia, que nesse contexto ambienta os espaços geográficos onde ocorreram os processos econômicos bem como problematiza os biomas afetados.

Todas essas atividades infligiram na natureza brasileira processos de degradação. Seria interessante que os alunos pesquisassem a atualidade desses ambientes e pudessem pautar os impactos ambientais relacionados ao passado de exploração.

Texto para discussão da desertificação:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/desertificacao-causas-e-consequencias-do-mau-uso-do-solo.htm

Texto para discussão sobre mineração no Brasil

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-problemas-gerados-pela-mineracao.htm

Proponha que os alunos pesquisem e apresentem formas de exploração de recursos naturais de maneira à não degradar o meio ambiente.

Peça que apresentem casos onde isso já acontece.

História e Sociologia

Dentro da discussão sociológica a história pode propor em conjunto a discussão das reservas ambientais e indígenas.

Propor a discussão sobre a importância das mesmas na preservação do meio ambiente e das culturas que ali estão.

O que são reservas indígenas?

No site da FUNAI, temos a explicação simples de como são escolhidas as terras que serão destinadas aos povos indígenas, bem como temos um mapa interativo para acessar regiões de acordo com o interesse.

http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas

Unidades de Conservação

Nesse texto o aluno pode avaliar diante do quadro de informações as diversas modalidades de Parques Nacionais, Reservas, etc, que existem no nosso país e a que se destinam.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/reservas-ambientais-no-brasil-conheca-as-areas-de-preservacao-previstas-em-lei.htm

Essas foram apenas algumas sugestões, todas elas levam em consideração o processo de reflexão sobre o momento vivido no planeta, onde a preocupação com o meio ambiente tem crescido a cada ano.

Dessa maneira independente de adotar qualquer das ideias propostas aqui, é de suma importância que os professores estejam atentos a esse tipo de discussão.

Também fazemos parte do processo de formar uma geração mais consciente das suas atitudes perante ao meio ambiente e ciente das consequências trazidas pela exploração desenfreada.

Categorias: História

Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

4 comentários

Washington Soares · 05/09/2019 às 16:31

Ótimo artigo. Permita-me compartilhá-lo na minha página do facebook (https://www.facebook.com/historiadescomplicadawashingtonsoares/).

    Jessica Leme · 23/09/2019 às 21:16

    Claro! Inclusive me passe sua página para que possamos compartilhá-la também 😉

Eliane Cunha · 05/09/2019 às 17:33

Parabéns! Material muito rico.

Abs

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