Filmes: como usar na aula de história?
Recurso que é muito utilizado em sala de aula mas que ainda desperta dúvidas dos professores na hora de preparar a atividade, os filmes são atrativos para os alunos justamente por fazer parte do seu cotidiano.
Embora seja uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada, há a necessidade de fugir da sua utilização apenas como entretenimento ou “tapa-buracos” nas aulas.
Para isso, elaboramos algumas dicas de como preparar aulas utilizando filmes e aproveitando todo o potencial didático desse recurso.
Filmes: potencial atrativo
Desde sua criação no final do século XIX, as obras cinematográficas passaram por diversas modificações, as quais possibilitaram um contato cada vez mais próximo com essas produções.
Aquilo que antes só se tinha contato nas telas de cinema, hoje é facilmente assistido na televisão de casa ou até mesmo pelos celulares através de aplicativos via streaming que reproduzem os vídeos em tempo real sem necessidade de download.
Dessa forma, os filmes se constituem como elemento de fácil acesso e com grande potencial atrativo para grande parcela da sociedade ao retratar histórias sobre os mais variados temas.
Filmes: potencial didático
Embora os alunos estejam em contato com filmes ao longo de toda a sua vida, muitas vezes eles compreendem essas películas apenas como entretenimento. O que, consequentemente, colabora para que se tornem apenas espectadores passivos.
Aí é que entra a necessidade de se utilizar filmes na aula de história, não com objetivo de apenas ilustrar o conteúdo ou cumprir determinada carga horária. Mas sim, de maneira que os alunos os percebam enquanto produtos de uma sociedade específica e que nos contam muito mais do que o seu enredo, contribuindo assim, para a criação de imaginários sobre a história.
Obviamente que, para que os alunos desenvolvam a habilidade de identificar por si próprios esses elementos, é necessário que inicialmente aprenda na escola com a mediação de um professor a interpretar muito mais do que aquilo que se vê nas telas.
Preparando a aula:
Se o professor se propõe a utilizar filmes em sala de aula de forma a aproveitar seu potencial didático e não apenas “tapar buracos” é necessário planejar.
Escolha dos filmes:
O primeiro passo, é a elaboração do plano de aula. Para isso, o professor precisa escolher o filme que melhor se adeque ao seu conteúdo.
Nesse caso, não é necessário escolher apenas aqueles filmes que têm temáticas propriamente históricas. Ou seja, como afirma Langer (2004), filmes que buscam uma reconstrução histórica, biografias, ficção histórica ou adaptações literárias com fundo histórico.
Desde que o professor analise bem, filmes com temáticas sociais amplas também podem ser utilizadas em sala de aula. Já que o objetivo principal é educar o olhar dos alunos para todos os elementos ocultos dentro do enredo e na produção dessas películas.
Elaboração da ficha técnica:
Escolhido o filme, o professor precisa assisti-lo pelo menos umas duas vezes antes de utilizá-lo em sala de aula. Isso para que se tenha certeza de que nenhum detalhe passou despercebido.
É nesse momento que deve-se verificar se existem cenas inadequadas para o público alvo e se o filme realmente se adequa a temática proposta.
Feito isso, é necessário elaborar uma ficha técnica que será apresentada aos alunos (seja impressa ou escrita no quadro negro). Nela é necessário conter as principais informações sobre o filme, tais como:
- Nome do filme + nome no idioma original;
- Ano de produção;
- País de origem;
- Produtor/diretor;
- Duração;
- Tipo de filme;
Exibição dos filmes:
Desde 1998 os PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais, já determinava que filmes poderiam ser utilizados como recurso didático nas aulas de história. De lá pra cá, muita coisa mudou e está cada vez mais fácil o acesso aos recursos necessários para a reprodução dos filmes.
Nesse caso, o primeiro passo para a exibição do filme escolhido é o professor encontrar o arquivo do vídeo para reprodução e se certificar de que a escola possui os aparelhos necessários, inclusive se atentar as tomadas disponíveis e se existe a necessidade do uso de extensões.
Parece coisa boba, mas lembre-se que o filme por si só já ocupa um grande número de aulas para sua exibição completa, não tem como perder tempo para procurar equipamentos e com a sua montagem. Esteja preparado.
Tempo:
Uma estratégia para a utilização de filmes em sala de aula em virtude do tempo de duração das películas, é realizar a atividade de maneira interdisciplinar. Através de acordos entre professores, os temas podem ser analisados por disciplinas diferentes e assim utilizar aulas de outros professores para completar a exibição do filme.
Outra opção é não trabalhar o filme completo, e sim, apenas algumas cenas específicas de acordo com recortes do que for mais pertinente ao tema discutido em sala.
Análise dos Filmes:
Antes de exibir um filme, é necessário que o professor já tenha trabalhado em sala de aula a temática que ele abordará. Desse modo, os alunos já têm noção sobre o contexto histórico que irá ser discutido, contribuindo para uma análise mais aprofundada.
Também é importante que o professor faça uma introdução apontando que os filmes embora retratem períodos históricos específicos se constituem como uma representação da realidade, não como uma “verdade absoluta” ou uma “reprodução fidedigna”.
Contexto de produção:
Não esqueça de analisar com os alunos o momento de produção do filme e os interesses envolvidos nesse processo. Saliente sobre a existência da indústria cultural e sua relação com a criação de padrões de consumo ou de comportamento.
Comente que os filmes reproduzem padrões culturais e sociais do local e do período no qual ele foi produzido, mesmo que seu tema seja de outro período histórico, ou ainda de um local ou período que não existe na realidade.
Elaboração do questionário de análise:
Além da ficha técnica, é importante que o professor elabore uma atividade com questões que possibilitem um debate com a turma para ser aplicado posteriormente à exibição do filme. Nele, é necessário que estejam presentes perguntas que problematizem a temática escolhida.
Contemplando, dessa forma, não só os aspectos referentes ao seu enredo mas também ao seu contexto de produção.
Enredo:
Nesse ponto, deve-se dar atenção aos elementos referentes a narrativa presente no filme, privilegiando aspectos tais como: cenas, diálogos, cenário e personagens.
Produção:
Já nessa etapa, é importante refletir sobre os elementos que influenciaram na criação dessa narrativa, percebendo elementos como o momento histórico em que ele foi produzido, as pessoas envolvidas no projeto, se ele recebeu algum tipo de financiamento ou se sofreu algum tipo de censura.
Roteiro para ser preenchido pelos alunos:
Baseado nesses elementos, o professor precisa montar então o questionário que será aplicado em sala de aula após a exibição do filme. O estilo das perguntas pode variar conforme o objetivo da atividade, mas existem alguns questionamentos padrões que podem ser utilizados ou adaptados. Abaixo deixamos algumas sugestões:
- Quais são os temas abordados pelo filme?
- Elabore uma síntese sobre o enredo do filme.
- Escolha um personagem e faça uma breve biografia sobre ele.
- Explique o significado do nome do filme para o enredo.
- Localize a história do filme no tempo e no espaço.
- Escolha uma característica do filme e estabeleça relação com algum período ou personalidade histórica.
- Qual relação pode ser feita entre o filme e o conteúdo que estamos aprendendo?
- Escolha algumas palavras-chave que definam o filme.
- Qual a mensagem que o filme transmite?
- Quais conflitos são retratados na história do filme?
- Como as características do cenário e do figurino dos personagens contribuem para contar a história do filme?
- Como a trilha sonora contribui para contar a história do filme?
- O que o enredo do filme nos mostra sobre o período no qual ele foi produzido?
- Após assistir o filme e saber sobre a sua produção é possível determinar quais interesses, além do entretenimento, contribuíram para a sua criação?
- Faça um resumo sobre o contexto histórico no qual foi realizada a produção desse filme.
Importante lembrar:
A intermediação do professor na análise dos filmes propostos é fundamental. Lembrando sempre que o filme nunca substituirá a explicação, ele funciona como um complemento e através de uma análise prática estimulam o desenvolvimento de uma Consciência Histórica.
A problematização após o filme é necessária para que o aluno tenha um olhar mais amplo dos elementos por trás da sua produção.
Especificando que eles não têm necessariamente um compromisso com a ciência histórica e que, consequentemente, se constituem como uma narrativa baseada na interpretação pessoal do roteirista ou produtor responsável pela sua criação.
Agora mãos á obra e boa atividade!
Usou alguma das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários ;)
Referências Bibliográficas:
LANGER, Johnni. Metodologia para análise de estereótipos em filmes históricos. Revista História Hoje. São Paulo, nº 5, 2004.
ABUD, Katia. A construção de uma didática da história: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, São Paulo, 22 (1): 183-193, 2003.
LUCHETTI, Solange Aparecida; AMARO, Hudson Siqueira. A utilização de filmes nas aulas de história. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE artigos. Versão online 2014.
4 comentários
Francisco Sabino da Silva · 26/01/2020 às 11:33
Muito boa dica para quem vai trabalhar filmes em sala de aula
Caroline Dähne · 28/01/2020 às 18:45
Obrigada Francisco!
Caliandra Rodrigues · 21/09/2022 às 16:48
Ótimas dicas para compor um roteiro de filmes variados. Top! Utilizei a dica da ficha técnica também.
Caroline Dähne · 25/10/2022 às 10:16
Ficamos felizes em saber 😉