A questão da terra no Brasil – Plano de Aula
Hoje trarei a sugestão de trabalhar a questão da terra no Brasil, a partir da Lei de Terras de 1850, destacando as populações que foram diretamente afetadas por ela e como isso chegou até os nossos dias como sinônimo de desigualdade na distribuição das terras brasileiras. além de crimes de grilagem e violência aos povos nativos.
Destaco que esse plano de aula terá seguindo noutro onde abordarei o MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Lembrando que o mês de abril é chamado “Abril Vermelho”, onde intensificam se as ações em prol da Reforma Agrária no país.
Vamos lá?
1° Aula – Terra é para quem pode…
Sensibilização sobre o tema
No Brasil a questão da divisão das terras sempre foi caso de análise quando buscamos entender onde nascem nossas desigualdades sociais. Desde o Brasil colonial, a partir das Capitanias Hereditárias a divisão das terras é completamente desigual e se concentra em uma parcela mínima e privilegiada.
Inicie realizando uma leitura e em sequência sugiro um vídeo onde discuti se a questão agrária brasileira desde a Colônia.
Texto: Lei de Terras
http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/279-lei-de-terras
Vídeo : Concentração de Terras
Análise de Gráficos sobre a questão da Terra no Brasil
Gráfico 01: Distribuição de terras no Brasil
Gráfico 02 – Assassinatos no Campo ( 1985 – 2018)
A partir desses três instrumentos de sensibilização, texto – vídeo – gráficos, podemos iniciar o aprofundamento do tema com nossos alunos já tendo uma base sobre a questão de terras no Brasil.
2° Aula – Grilagem – Passando a corrente
Na segunda aula sobre o tema Distribuição de Terras no Brasil, podemos trazer à discussão a questão da grilagem. Aproveite a oportunidade para destacar aos alunos que o tema será abordado na novela Pantanal, sendo exibida pela Rede Globo no horário das 21h.
O que é a grilagem?
A grilagem é uma prática antiga, onde terras públicas são invadidas e regulamentadas através de documentação falsa. No passado, documentos eram forjados e colocados em caixas com grilos, para que com a ação dos insetos os tornassem com aspecto de envelhecido, dando veracidade a papelada para garantir a posse das terras.
Hoje a grilagem continua acontecendo de maneira moderna, com falsificação digital.
Boa parte das terras invadidas estão em reservas indígenas, quilombolas e pertencentes a parques nacionais ou áreas de floresta como a Amazônia.
Na dinâmica da grilagem, em geral, o criminoso invade uma área pública não-destinada – ou até mesmo uma área protegida, como Terras Indígenas ou Unidades de Conservação – e a registra ilegalmente em seu nome ou no nome de laranjas. Os grileiros então expulsam quem vive naquela área – povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais – muitas vezes de forma violenta, envolvendo a formação de milícias.
Em seguida, o grileiro desmata a área e coloca nelas algumas cabeças de gado a fim de se passar por um pecuarista. A partir daí, o criminoso procura regularizar a área, ou a vende para alguém, antes de recomeçar o processo invadindo outra área. Nesse tipo de processo, a Amazônia – e também outros biomas – tem perdido vastas extensões de florestas.
https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/
Atividade sobre a questão da Terra
Proponha que os alunos pesquisem charges sobre o processo da Grilagem e a partir delas construam suas próprias charges. Incentive aos alunos que seus desenhos traduzam a realidade atual de desmatamento da Amazônia e invasão das terras indígenas.
Pesquisa sobre a Questão da Terra:
Instrua aos alunos que busquem informações sobre as regiões onde mais ocorrem crimes de grilagem de terras na atualidade no Brasil. Além disso peça aos alunos que destaquem quais as principais utilizações das terras invadidas e quais as consequências para aqueles que viviam anteriormente nas terras.
Para apresentação da pesquisa, sugira a elaboração de um infográfico. Não sabe como elaborar? Sugiro que acesse nosso texto https://nastramasdeclio.com.br/organizacao/infografico-para-sala-de-aula-como-montar/
3 Aula – Grilagem e a Natureza
Para finalizar essa discussão, sugiro que o professor junto com seus alunos realize uma breve pesquisa e posterior debate sobre os impactos ambientais e sociais causados pela ação dos grileiros.
Inicie o debate com uma leitura compartilhada
Entenda a relação entre grilagem e desmatamento
Qual a relação que a grilagem de terras tem coma corrupção?
https://transparenciainternacional.org.br/grilagem/
Finalize com questões que induzam a discussão do assunto e sugira que os alunos elaborem uma proposta de Lei para coibir e punir ações de grilagem.
Fim.
Espero que gostem! Até a próxima!
2 comentários
Ivone Agra · 25/04/2022 às 16:41
Parabéns, primeiro pelo tema. Que muitos não gostam de tratar das nossas velhas feridas. Segundo, pelas excelentes propostas que você preparou.
Jessica Leme · 26/04/2022 às 08:39
Obrigada Ivone! Acredito que nosso trabalho seja revisitar nossas feridas para aprendermos com elas!