Licenciatura e Bacharelado: como escolher?

Publicado por Caroline Dähne em

Com o mês de agosto quase terminando e várias Universidades Estaduais e Federais com as inscrições abertas para o vestibular, surge a eterna dúvida: escolher Licenciatura ou Bacharelado?

Durante o Ensino Médio nós professores sempre ressaltam a importância de se preparar para o Enem e vestibulares. Mas nem sempre explicamos como realmente funciona o ambiente acadêmico e o que os alunos devem esperar dessa formação.

Um dos principais elementos que o aluno precisa entender antes de fazer a inscrição em um vestibular é essa diferença. A qual determina toda a sua formação a partir do momento em que inicia uma graduação. 


Imagem do Instagram com o título da publicação.

Mas afinal, o que é preciso para entrar numa Universidade?

Para começar a entender, é preciso pensar como funciona a educação brasileira.

Existem várias etapas que o aluno precisa passar até entrar em uma universidade, elas começam lá com a Educação Infantil, que busca desenvolver a socialização da criança e despertar para novos conhecimentos.

Depois disso, a próxima etapa é o Ensino Fundamental, que é dividido entre anos iniciais: 1º ao 5º ano, nos quais ocorre o processo de alfabetização da criança.

E os anos finais: 6º ao 9º ano, que fornecem a base de conteúdos mais completos necessários para a próxima etapa.

A partir disso vem o Ensino Médio, no qual é feito o aprofundamento daquele conhecimento básico adquirido durante o Ensino Fundamental e também uma formação que possibilite a ação do aluno na sociedade enquanto cidadão.

Vestibular/Enem: Licenciatura e Bacharelado?

Tendo os requisitos básicos de formação, que nesse caso é o Ensino Médio completo, o próximo passo é passar por um processo seletivo para uma Universidade, seja ela pública ou particular. 

Cada instituição determina o conteúdo que irá cobrar em suas provas, por isso é muito importante ler os editais que trazem detalhadamente essas informações.

Outra coisa importante de lembrar, é que essas provas geralmente tem um dia dedicado à questões de áreas específicas do curso ao qual você está concorrendo.

Por exemplo, para o curso de Direito a disciplina História está entre as específicas, então vale a pena intensificar os estudos nessa área.

Graduação

Mas, antes de realizar o vestibular é necessário escolher o curso para o qual você está concorrendo a uma vaga. É nessa escolha que é fundamental saber a diferença entre Licenciatura e Bacharelado.

Em primeiro lugar é importante que você saiba que ambos são referentes a habilitação que você irá ter após se formar.

Ou seja, a graduação, que é outro nome para o Ensino Superior, normalmente é dividida entre essas duas modalidades.

Podendo ainda ter uma terceira divisão que é o curso superior de tecnologia que normalmente tem duração mais curta.

Dessa forma, essas modalidades determinam o caminho que você seguirá enquanto profissional, ou seja, quais são as possibilidades de área de atuação no mercado de trabalho.

Mas afinal, qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado?

Licenciatura

Essa é a habilitação para quem quer trabalhar com educação.

Desse modo, o aluno que cursar uma licenciatura se forma com habilitação para lecionar a disciplina específica nas etapas da Educação Básica que engloba o Ensino Fundamental e o Médio. 

Como funciona um curso de licenciatura?

Geralmente a grade curricular dos cursos de licenciatura trazem uma junção das disciplinas teóricas. que são a base do bacharelado + disciplinas didáticas que discutem o processo de ensino-aprendizagem.

Esses cursos têm em média de 3 a 4 anos de duração. E, além da carga horária teórica, o aluno deve cumprir uma carga horária de estágio supervisionado em sala de aula de Educação Básica.

Quais cursos são licenciatura?

Existem diversos cursos de licenciatura, é só pensar nas disciplinas que você estuda na escola. Entre eles estão História, Filosofia, Matemática, Letras (Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol…), Química, Física, entre outras.

Quem faz licenciatura só pode ser professor?

Embora a formação acadêmica de licenciatura dê uma base teórica que também aparece nos cursos de bacharelado, a formação e a habilitação está voltada ao exercício da função de profissional da educação.

Ou seja, você poderá dar aulas na rede pública e particular de ensino e aulas particulares. Os professores podem também prestar serviços de consultoria na área da educação e elaborar materiais didáticos.

Para exercer outros cargos, além da educação, provavelmente será exigido uma formação complementar.

Bacharelado

Essa habilitação é mais voltada para a atuação no mercado de trabalho. Desse modo, o aluno que cursar o bacharelado se forma com habilitação para exercer sua função em diversas áreas de atuação.

Isso devido ao fato do bacharelado ser uma formação mais generalista, ou seja, mais ampla nas possibilidades profissionais.

Assim como a Licenciatura, os cursos de Bacharelado têm em média de 3 a 4 anos de duração. E, além da carga horária teórica em algumas graduações, o aluno deve cumprir uma carga horária de estágio supervisionado na sua área.

Quais são os cursos de Bacharelado?

Existem diversos cursos que formam bacharéis, entres eles estão Medicina, Direito, Engenharias, Jornalismo, Farmácia, Administração, entre outros.

Inclusive vários cursos que tem a opção de licenciatura também tem a opção da formação em bacharelado. Como é o caso de História, Química, Matemática, entre outros. 

Quem faz bacharelado pode se tornar professor?

Normalmente conforme a legislação vigente, o profissional formado como bacharel precisa de aperfeiçoamento para atuar na educação básica. Dessa forma, torna-se necessário cursar então uma licenciatura.

Para atuação no Ensino Superior, tanto profissionais bacharéis quanto licenciados precisam cursar uma pós-graduação na sua área. 

Formação simultânea: Licenciatura e Bacharelado

Algumas universidades oferecem ainda a opção de cursar ao mesmo tempo a licenciatura e o bacharelado. Dessa forma, os cursos tendem a durar 5 anos e o profissional saí da graduação com as duas habilitações.

Pós Graduação

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, nem sempre apenas uma graduação será um diferencial para um profissional se destacar.

Nesse sentido, muitas vezes as pós-graduações, que como o nome já diz são feitas depois de cursar uma graduação, se tornam uma opção para se tornar um profissional mais completo e especializado.

O esquema abaixo explica os diferentes tipos de pós-graduação que existem no Brasil. Assim como, as possibilidades de atuação profissional a partir de cada uma delas.


A imagem mostra um quadro comparativo entre os tipos de pós-graduação que existem no Brasil, para serem feitos após cursar uma graduação em Licenciatura ou Bacharelado.

E no caso da graduação em História, qual caminho seguir?

Está pensando em cursar História na Universidade e não sabe qual habilitação escolher?

Minhas dicas são: 

  • Reflita sobre qual é o seu perfil, consegue se imaginar em uma sala de aula? Eu não conseguia e achava que ia só ficar na área de pesquisa, hoje em dia gosto muito, tanto de pesquisar quanto de ensinar 😉
  • Pesquise sobre o mercado de trabalho para a área: o bacharelado te possibilita trabalhar em Museus, Arquivos, Instituições Culturais. Mas é importante entender que existem vários profissionais capacitados e a competição por uma vaga é grande.
  • A licenciatura parece ter mais oportunidades de trabalho, mas também é um campo bastante concorrido. Além de todos os problemas que acompanham os profissionais da educação.
Já escolheu qual graduação vai cursar futuramente? Conta pra gente como foi essa escolha ;)

Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

3 comentários

Ana · 21/01/2020 às 14:29

Eu gostei muito desse artigo , me esclareceu e me ajudou , obrigado.

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *