2021: Temas de História para Vestibular e Enem

Publicado por Caroline Dähne em

Assim como fizemos nos últimos dois anos, em 2021 também selecionamos os temas que completam aniversário terminados em zero. São as chamadas Efemérides, que também pode ser definida como a comemoração de alguma data importante.

2021

Desse modo, em História, é comum acontecimentos que completam aniversários terminados em 0 serem cobrados nas provas de Enem e Vestibular. Por exemplo: 10 anos de determinado fato, 30 anos, 50 anos, 100 anos, 500 anos, etc… ligando o conteúdo com a cronologia.

Para professores conhecer as efemérides contribui com a escolha de temas nos quais focar durante suas aulas. Ou pelo menos temáticas a evidenciar para seus alunos como possíveis conteúdos que irão ser cobrados nos processos seletivos de 2021.

Já para os alunos, a lista abaixo e nossas dicas contribuem para uma melhor preparação para as provas. Não no sentido de que tenha que estudar apenas esses temas, lembrando que essa lista é uma possibilidade, mas sim para que você se lembre de pelo menos ler um pouco sobre esse conteúdo e relembrar seus desdobramentos.

Nesse caso, essa especificidade não é exclusividade da área de história. Já que, praticamente em todas as disciplinas é possível elaborar questões que acompanhem o período presente.

Efemérides que completam 10 anos em 2021:

Primavera Árabe (2011)

Há uma década se iniciava um movimento na Tunísia que inspirou a população de outros países do Oriente Médio e do norte da África a realizar protestos contra governos autoritários, crises econômicas e péssimas condições de vida.

O resultado na Tunísia foi a queda do governo de Zine el-Abdine Ben Ali, que renunciou ao seu posto e foi exilado. Assim, o governo ditatorial foi substituído por uma democracia, embora ainda seja uma democracia fragilizada.

O nome “Primavera Árabe” ficou muito popularizado no Ocidente, com uma perspectiva positiva de que através dos protestos surgiria um “florescer de democracias populares”. No entanto, não é esse o cenário que vemos no local 10 anos depois.

Mais de dez países foram influenciados pelo movimento, dentre eles Egito, Líbia, Síria, Iêmen, entre outros. Nesses o que se viu foi a substituição dos governos teocráticos por outros antidemocráticos e o surgimento de Guerras Civis. Algumas delas perduram até hoje.

Cada um desses lugares desenvolveu seus protestos e revoltas de forma diferente, embora tenham em comum a luta pelo fim dos governos autoritários e as melhores condições de vida. Outra semelhança foi o uso da internet e das redes sociais como forma de organização popular para os protestos. 

Após 10 anos de protestos, o cenário que observamos na maioria desses países é de pequenos avanços em diversas áreas, acompanhado de instabilidade política, crise humanitária e milhares de refugiados. 

Em 2021?

Não só na disciplina de História, mas também em questões de Geografia e Sociologia a temática pode estar presente em vestibulares em 2021. Principalmente relacionada com a temática da Crise Humanitária e dos Refugiados. 

Efemérides que completam 20 anos em 2021:

Atentado de 11 de setembro (2001)

A palavra “Terrorismo” entrou para o vocabulário popular após o atentado de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Ao total foram quatro aviões comerciais sequestrados e lançados contra as Torres Gêmeas (World Trade Center) prédio comercial de Nova York; o Pentágono (sede do Departamento de Defesa) e um que caiu em uma região desabitada. A autoria do ataque, que deixou cerca de 3 mil mortos, foi assumida por Osama Bin Laden, líder da organização terrorista “Al Qaeda”.

Os motivos para o ataque, no entanto, são muito anteriores e estão diretamente ligados ao contexto da Guerra Fria. Quando os EUA financiaram e incentivaram o surgimento de grupos rebeldes no Oriente Médio na década de 1970, buscando desestabilizar a influência soviética na região e garantir o seu acesso ao petróleo. 

Foi nesse contexto que surgiu o grupo Al-Qaeda em 1988 como resistência aos soviéticos e na defesa aos interesses islâmicos. De grupo apoiado pelos EUA a situação se modificou radicalmente a partir da Guerra do Golfo em 1990, quando o país instalou bases na Península Arábica, local de santuários islâmicos. A partir disso, Osama passou a entender os EUA como opressores aos muçulmanos, organizando uma série de atentados contra o “Mundo Ocidental”, que culminou no Atentado de 11 de setembro de 2001. 

Como resultado aos ataques, o governo dos EUA iniciou uma série de medidas, dentre elas: a chamada “Guerra ao Terror” com estratégias para combater as ameaças terroristas; Uma rígida legislação antiterrorismo, com o endurecimento de medidas de segurança; A invasão do Afeganistão em 2001 e do Iraque em 2003 sob a justificativa de capturar o Osama Bin Laden e derrubar governos terroristas com a intenção de substituí-los por governos mais coerentes com os interesses dos EUA na região.

Em 2021?

Uma das formas que o 11 de setembro pode ser mencionado em questões de História e de Geografia nos vestibulares e Enem de 2021 é relacionado às estratégias geopolíticas das invasões dos EUA no Oriente Médio; à associação do Terrorismo ao Mundo Árabe; e a Islamofobia. 

Efemérides que completam 30 anos em 2021:

Criação do Mercosul (1991)

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um bloco econômico criado em março de 1991 através do Tratado de Assunção. Tal acordo, assinado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tinha como objetivo estabelecer uma Zona de Livre Comércio na América do Sul. 

Notícia de jornal sobre a criação do Mercosul, que completa 30 anos em 2021.
Tribuna da Imprensa noticia em 1991 a criação do Mercosul (imagem: Biblioteca Nacional). Fonte: Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/ha-30-anos-criacao-do-mercosul-pos-fim-as-tensoes-historicas-entre-brasil-e-argentina 

A união aduaneira propiciada pelo Tratado está baseada nos princípios de Democracia e de Desenvolvimento Econômico da região. Buscando então a integração econômica, o desenvolvimento de políticas econômicas em comum e a livre circulação de bens e serviços.

Em 2021?

Ao completar 30 anos em 2021, a probabilidade é de que a temática seja relacionada com o conteúdo de Globalização ou contextualizado com o fim da Guerra Fria e os governos presidenciais do Brasil e dos outros países da América Latina pós Ditaduras. Além da disciplina de História, essa temática pode aparecer também nas questões de vestibulares e Enem em Geografia.   

Fim da URSS e da Guerra Fria (1991)

A crise do bloco socialista que culminou na dissolução da URSS (1922-1991) iniciou bem antes da década de 1990. Nos anos 70 e 80 já acontecia no território soviético a chamada “Era da Estagnação” um período no qual o descontentamento interno já dava sinais dos problemas enfrentados pelo governo.

A crise econômica foi se agravando com o passar dos anos, agravada pelos gastos militares com a Guerra contra o Afeganistão; os investimentos bélicos na Corrida Armamentista durante a Guerra Fria; a produção agrícola insuficiente para alimentar toda a população; e a produção industrial insuficiente para competir com nações capitalistas. 

Com a chegada de Mikhail Gorbatchov na presidência da URSS em 1985 vieram também algumas reformas que pretendiam controlar a crise interna e a insatisfação popular. Foram elas, a Perestroika  (Reestruturação) em 1986 e a Glasnost (Transparência/ Abertura) em 1988. As quais procuravam estabelecer uma modernização da economia através do relaxamento do controle do governo; a possibilidade do multipartidarismo e consequente democratização; e as liberdades individuais e de imprensa. O resultado das reformas, contudo, não foi bem o esperado e acabaram acelerando o declínio soviético através da abertura política e econômica.

O cenário de crise foi então ganhando força com a Queda do Muro de Berlim em 1989 e consequente reunificação da Alemanha. Outro fator, foi os constantes movimentos pela Independência feitos pelas nações que compunham a URSS.

Em contrapartida, em agosto de 1991, um grupo conservador de militares do Partido Comunista, tentaram realizar um golpe político para derrubar Gorbatchov e impedir a continuação do programa de reformas. A tentativa falhou e contou com a rejeição popular.  

Então, em 25 de dezembro de 1991 devido ao cenário de crise, Mikhail Gorbatchov renunciou à presidência em rede nacional. No dia seguinte, a URSS foi dissolvida, dando origem então às 15 Repúblicas desmembradas em transição ao sistema capitalista.  

Em 2021?

Tema constante nos vestibulares e no Enem, a Guerra Fria tem grandes chances de ser assunto de questões tanto de História como de Geografia em 2021 ao completar 30 anos desde a queda da URSS. Nesse sentido, vale a pena revisar temáticas como a corrida armamentista e a Crise do Bloco Socialista.   

Efemérides que completam 100 anos em 2021:

Centenário do nascimento de Paulo Freire (1921)

Nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife (PE), Paulo Freire é considerado o Patrono da Educação Brasileira (Lei 12.612/12). Doutor em Filosofia e História da Educação, lecionou em universidades renomadas como a Unicamp, PUC e Harvard. Além de ter ocupado diversos cargos públicos no Brasil e trabalhado com consultorias educacionais pelo mundo durante seu período de exílio da Ditadura Militar. 

Centenário do nascimento de Paulo Freire em 2021.
Foto: Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire – RJ. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/05/02/ha-22-anos-brasil-perdia-paulo-freire 

O pedagogo é reconhecido mundialmente, tanto que sua principal obra, “Pedagogia do Oprimido” (1970), segundo Elliot Green (2016), é o 3º livro mais citado em trabalhos de Ciências Humanas pelo Mundo. 

Sua atuação na educação de jovens e adultos garantiu que 300 pessoas fossem alfabetizadas no período de 45 dias, utilizando o conhecimento prévio de cada um. Através do Método Paulo Freire ele propunha uma combinação entre a “leitura das palavras” com a “leitura do mundo” para o desenvolvimento da consciência crítica. 

A principal crítica que o educador fazia era a chamada (por ele) de “Educação Bancária”. Na qual o professor era visto como o “detentor” do conhecimento e através das aulas ele “depositaria” o conhecimento aos alunos, os quais permaneciam passivos em todo o processo.

Em contraponto, ele propunha uma educação que fizesse sentido para o aluno, levando em consideração a realidade que ele vivenciava e contribuísse para a criação de uma consciência política e de classe. O que ele chamava de “Educação Emancipadora” e que foi o motivo pelo qual ele foi exilado durante a Ditadura.

E em 2021?

Neste ano, completam-se 100 anos desde o nascimento de Paulo Freire. O que gera a probabilidade deste ser um dos temas cobrados em vestibulares pelo país. 

Nesse caso, em História a temática pode ser relacionada ao contexto da Ditadura Militar e da relevância do Pedagogo para a educação brasileira. Além disso, essa temática pode aparecer em questões de outras disciplinas também, como Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa. 

Observação: Tendo em vista as provas do Enem dos últimos dois anos, dificilmente essa temática será abordada na prova deste ano.

Dicas:

Se você é aluno, lembre-se de incluir na sua rotina de estudos essas temáticas, assista vídeo aulas, leia resumos, elabore mapas mentais, enfim, utilize a técnica com a qual você melhor se adapta. 

Por outro lado, se você é professor, comente com os seus alunos a possibilidade dessas temáticas serem cobradas, e inclua discussões sobre elas nas suas aulas com o Ensino Médio.

Vestibulares e Enem 2021

Como dito anteriormente, não temos como ter certeza de quais serão os temas cobrados nas provas de vestibulares e Enem. Mas, nos últimos anos, o uso de efemérides nessas provas foi muito comum, como por exemplo em 2017 foram cobradas várias questões sobre a Revolução Russa e em 2019 sobre a Crise de 1929.

Nesse caso, ficam as dicas acima para revisar essas temáticas e o nosso desejo de bom desempenho nas provas que você realizar.

Referências Bibliográficas:

Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/paulo_freire 

FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da Educação para a consciência. Nova Escola, 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia 

O que é o Mercosul? Disponível em: https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/em-poucas-palavras/ 

SEITZ, Max. Os seis motivos que levaram o império soviético à ruína de maneira surpreendente. BBC Mundo, 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38391137 SIMÕES, Rogério. O que foi e como terminou a Primavera Árabe? BBC, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55379502


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *