2021: Temas de História para Vestibular e Enem
Assim como fizemos nos últimos dois anos, em 2021 também selecionamos os temas que completam aniversário terminados em zero. São as chamadas Efemérides, que também pode ser definida como a comemoração de alguma data importante.
Desse modo, em História, é comum acontecimentos que completam aniversários terminados em 0 serem cobrados nas provas de Enem e Vestibular. Por exemplo: 10 anos de determinado fato, 30 anos, 50 anos, 100 anos, 500 anos, etc… ligando o conteúdo com a cronologia.
Para professores conhecer as efemérides contribui com a escolha de temas nos quais focar durante suas aulas. Ou pelo menos temáticas a evidenciar para seus alunos como possíveis conteúdos que irão ser cobrados nos processos seletivos de 2021.
Já para os alunos, a lista abaixo e nossas dicas contribuem para uma melhor preparação para as provas. Não no sentido de que tenha que estudar apenas esses temas, lembrando que essa lista é uma possibilidade, mas sim para que você se lembre de pelo menos ler um pouco sobre esse conteúdo e relembrar seus desdobramentos.
Nesse caso, essa especificidade não é exclusividade da área de história. Já que, praticamente em todas as disciplinas é possível elaborar questões que acompanhem o período presente.
Efemérides que completam 10 anos em 2021:
Primavera Árabe (2011)
Há uma década se iniciava um movimento na Tunísia que inspirou a população de outros países do Oriente Médio e do norte da África a realizar protestos contra governos autoritários, crises econômicas e péssimas condições de vida.
O resultado na Tunísia foi a queda do governo de Zine el-Abdine Ben Ali, que renunciou ao seu posto e foi exilado. Assim, o governo ditatorial foi substituído por uma democracia, embora ainda seja uma democracia fragilizada.
O nome “Primavera Árabe” ficou muito popularizado no Ocidente, com uma perspectiva positiva de que através dos protestos surgiria um “florescer de democracias populares”. No entanto, não é esse o cenário que vemos no local 10 anos depois.
Mais de dez países foram influenciados pelo movimento, dentre eles Egito, Líbia, Síria, Iêmen, entre outros. Nesses o que se viu foi a substituição dos governos teocráticos por outros antidemocráticos e o surgimento de Guerras Civis. Algumas delas perduram até hoje.
Cada um desses lugares desenvolveu seus protestos e revoltas de forma diferente, embora tenham em comum a luta pelo fim dos governos autoritários e as melhores condições de vida. Outra semelhança foi o uso da internet e das redes sociais como forma de organização popular para os protestos.
Após 10 anos de protestos, o cenário que observamos na maioria desses países é de pequenos avanços em diversas áreas, acompanhado de instabilidade política, crise humanitária e milhares de refugiados.
Em 2021?
Não só na disciplina de História, mas também em questões de Geografia e Sociologia a temática pode estar presente em vestibulares em 2021. Principalmente relacionada com a temática da Crise Humanitária e dos Refugiados.
Efemérides que completam 20 anos em 2021:
Atentado de 11 de setembro (2001)
A palavra “Terrorismo” entrou para o vocabulário popular após o atentado de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Ao total foram quatro aviões comerciais sequestrados e lançados contra as Torres Gêmeas (World Trade Center) prédio comercial de Nova York; o Pentágono (sede do Departamento de Defesa) e um que caiu em uma região desabitada. A autoria do ataque, que deixou cerca de 3 mil mortos, foi assumida por Osama Bin Laden, líder da organização terrorista “Al Qaeda”.
Os motivos para o ataque, no entanto, são muito anteriores e estão diretamente ligados ao contexto da Guerra Fria. Quando os EUA financiaram e incentivaram o surgimento de grupos rebeldes no Oriente Médio na década de 1970, buscando desestabilizar a influência soviética na região e garantir o seu acesso ao petróleo.
Foi nesse contexto que surgiu o grupo Al-Qaeda em 1988 como resistência aos soviéticos e na defesa aos interesses islâmicos. De grupo apoiado pelos EUA a situação se modificou radicalmente a partir da Guerra do Golfo em 1990, quando o país instalou bases na Península Arábica, local de santuários islâmicos. A partir disso, Osama passou a entender os EUA como opressores aos muçulmanos, organizando uma série de atentados contra o “Mundo Ocidental”, que culminou no Atentado de 11 de setembro de 2001.
Como resultado aos ataques, o governo dos EUA iniciou uma série de medidas, dentre elas: a chamada “Guerra ao Terror” com estratégias para combater as ameaças terroristas; Uma rígida legislação antiterrorismo, com o endurecimento de medidas de segurança; A invasão do Afeganistão em 2001 e do Iraque em 2003 sob a justificativa de capturar o Osama Bin Laden e derrubar governos terroristas com a intenção de substituí-los por governos mais coerentes com os interesses dos EUA na região.
Em 2021?
Uma das formas que o 11 de setembro pode ser mencionado em questões de História e de Geografia nos vestibulares e Enem de 2021 é relacionado às estratégias geopolíticas das invasões dos EUA no Oriente Médio; à associação do Terrorismo ao Mundo Árabe; e a Islamofobia.
Efemérides que completam 30 anos em 2021:
Criação do Mercosul (1991)
O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um bloco econômico criado em março de 1991 através do Tratado de Assunção. Tal acordo, assinado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tinha como objetivo estabelecer uma Zona de Livre Comércio na América do Sul.
A união aduaneira propiciada pelo Tratado está baseada nos princípios de Democracia e de Desenvolvimento Econômico da região. Buscando então a integração econômica, o desenvolvimento de políticas econômicas em comum e a livre circulação de bens e serviços.
Em 2021?
Ao completar 30 anos em 2021, a probabilidade é de que a temática seja relacionada com o conteúdo de Globalização ou contextualizado com o fim da Guerra Fria e os governos presidenciais do Brasil e dos outros países da América Latina pós Ditaduras. Além da disciplina de História, essa temática pode aparecer também nas questões de vestibulares e Enem em Geografia.
Fim da URSS e da Guerra Fria (1991)
A crise do bloco socialista que culminou na dissolução da URSS (1922-1991) iniciou bem antes da década de 1990. Nos anos 70 e 80 já acontecia no território soviético a chamada “Era da Estagnação” um período no qual o descontentamento interno já dava sinais dos problemas enfrentados pelo governo.
A crise econômica foi se agravando com o passar dos anos, agravada pelos gastos militares com a Guerra contra o Afeganistão; os investimentos bélicos na Corrida Armamentista durante a Guerra Fria; a produção agrícola insuficiente para alimentar toda a população; e a produção industrial insuficiente para competir com nações capitalistas.
Com a chegada de Mikhail Gorbatchov na presidência da URSS em 1985 vieram também algumas reformas que pretendiam controlar a crise interna e a insatisfação popular. Foram elas, a Perestroika (Reestruturação) em 1986 e a Glasnost (Transparência/ Abertura) em 1988. As quais procuravam estabelecer uma modernização da economia através do relaxamento do controle do governo; a possibilidade do multipartidarismo e consequente democratização; e as liberdades individuais e de imprensa. O resultado das reformas, contudo, não foi bem o esperado e acabaram acelerando o declínio soviético através da abertura política e econômica.
O cenário de crise foi então ganhando força com a Queda do Muro de Berlim em 1989 e consequente reunificação da Alemanha. Outro fator, foi os constantes movimentos pela Independência feitos pelas nações que compunham a URSS.
Em contrapartida, em agosto de 1991, um grupo conservador de militares do Partido Comunista, tentaram realizar um golpe político para derrubar Gorbatchov e impedir a continuação do programa de reformas. A tentativa falhou e contou com a rejeição popular.
Então, em 25 de dezembro de 1991 devido ao cenário de crise, Mikhail Gorbatchov renunciou à presidência em rede nacional. No dia seguinte, a URSS foi dissolvida, dando origem então às 15 Repúblicas desmembradas em transição ao sistema capitalista.
Em 2021?
Tema constante nos vestibulares e no Enem, a Guerra Fria tem grandes chances de ser assunto de questões tanto de História como de Geografia em 2021 ao completar 30 anos desde a queda da URSS. Nesse sentido, vale a pena revisar temáticas como a corrida armamentista e a Crise do Bloco Socialista.
Efemérides que completam 100 anos em 2021:
Centenário do nascimento de Paulo Freire (1921)
Nascido em 19 de setembro de 1921 em Recife (PE), Paulo Freire é considerado o Patrono da Educação Brasileira (Lei 12.612/12). Doutor em Filosofia e História da Educação, lecionou em universidades renomadas como a Unicamp, PUC e Harvard. Além de ter ocupado diversos cargos públicos no Brasil e trabalhado com consultorias educacionais pelo mundo durante seu período de exílio da Ditadura Militar.
O pedagogo é reconhecido mundialmente, tanto que sua principal obra, “Pedagogia do Oprimido” (1970), segundo Elliot Green (2016), é o 3º livro mais citado em trabalhos de Ciências Humanas pelo Mundo.
Sua atuação na educação de jovens e adultos garantiu que 300 pessoas fossem alfabetizadas no período de 45 dias, utilizando o conhecimento prévio de cada um. Através do Método Paulo Freire ele propunha uma combinação entre a “leitura das palavras” com a “leitura do mundo” para o desenvolvimento da consciência crítica.
A principal crítica que o educador fazia era a chamada (por ele) de “Educação Bancária”. Na qual o professor era visto como o “detentor” do conhecimento e através das aulas ele “depositaria” o conhecimento aos alunos, os quais permaneciam passivos em todo o processo.
Em contraponto, ele propunha uma educação que fizesse sentido para o aluno, levando em consideração a realidade que ele vivenciava e contribuísse para a criação de uma consciência política e de classe. O que ele chamava de “Educação Emancipadora” e que foi o motivo pelo qual ele foi exilado durante a Ditadura.
E em 2021?
Neste ano, completam-se 100 anos desde o nascimento de Paulo Freire. O que gera a probabilidade deste ser um dos temas cobrados em vestibulares pelo país.
Nesse caso, em História a temática pode ser relacionada ao contexto da Ditadura Militar e da relevância do Pedagogo para a educação brasileira. Além disso, essa temática pode aparecer em questões de outras disciplinas também, como Sociologia, Filosofia e Língua Portuguesa.
Observação: Tendo em vista as provas do Enem dos últimos dois anos, dificilmente essa temática será abordada na prova deste ano.
Dicas:
Se você é aluno, lembre-se de incluir na sua rotina de estudos essas temáticas, assista vídeo aulas, leia resumos, elabore mapas mentais, enfim, utilize a técnica com a qual você melhor se adapta.
Por outro lado, se você é professor, comente com os seus alunos a possibilidade dessas temáticas serem cobradas, e inclua discussões sobre elas nas suas aulas com o Ensino Médio.
Vestibulares e Enem 2021
Como dito anteriormente, não temos como ter certeza de quais serão os temas cobrados nas provas de vestibulares e Enem. Mas, nos últimos anos, o uso de efemérides nessas provas foi muito comum, como por exemplo em 2017 foram cobradas várias questões sobre a Revolução Russa e em 2019 sobre a Crise de 1929.
Nesse caso, ficam as dicas acima para revisar essas temáticas e o nosso desejo de bom desempenho nas provas que você realizar.
Referências Bibliográficas:
Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/paulo_freire
FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da Educação para a consciência. Nova Escola, 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia
O que é o Mercosul? Disponível em: https://www.mercosur.int/pt-br/quem-somos/em-poucas-palavras/
SEITZ, Max. Os seis motivos que levaram o império soviético à ruína de maneira surpreendente. BBC Mundo, 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-38391137 SIMÕES, Rogério. O que foi e como terminou a Primavera Árabe? BBC, 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55379502
0 comentário