Identidade Afro-brasileira

Publicado por Caroline Dähne em

Após a aprovação da Lei 10.639/03 o ensino de história da África, a identidade e a cultura afro-brasileira passaram a fazer parte da grade curricular de disciplinas como História. No entanto, elaborar aulas sobre o tema se constitui como um desafio. Já que, ainda há poucos materiais didáticos que abordam o assunto fora do ponto de vista da relação entre europeus e africanos.

Mas, o que fazer nessa situação?

Sem dúvida, cabe ao professor buscar diversos recursos didáticos que supram essa necessidade, bem como, mostrem a importância da presença negra na construção da nossa história e cultura. Nesse sentido, entender esse sincretismo é fundamental para a formação dos estudantes brasileiros.

Para isso, elaboramos um plano de aula, direcionado ao ensino médio. Assim,  buscamos contribuir para aulas que procurem relacionar passado e presente. Tanto quanto, no intuito de entender como a história cruzada entre Brasil e continente africano contribuiu para a formação da nossa sociedade.

AULA: Identidade Afro-brasileira

Primeiro Passo: Identidade

Certamente, o conhecimento prévio do aluno pode ser utilizado para compor o início da aula. Desse modo, pode contribuir numa reflexão que busque atrair a atenção e, ao mesmo tempo, a participação deles na discussão. Nesse momento, você pode utilizar como questões norteadoras:

“O que nos define enquanto brasileiros?”

“O que todos os brasileiros tem em comum?”

“Todos os brasileiros são iguais?”

“Quais aspectos da nossa cultura são originais?”

Retomada:

Em seguida, é importante trabalhar com as noções apresentadas pelos alunos. Assim, conforme eles forem falando suas respostas, você pode para aproveitá-las utilizar a técnica do Brainstorming. O qual, na tradução, significa tempestade de ideias, consistindo numa dinâmica de grupo onde as ideias vão sendo anotadas em busca de um objetivo final.

Nesse sentido, a partir da realização dessa dica, você com as anotações no quadro direciona a discussão elaborada através do senso comum para um viés científico. Desse modo, trabalhando o conceito de identidade, enquanto, um sentimento de pertencimento. Que, nesse caso, tem como aspecto o nacional: somos brasileiros porque partilhamos o mesmo território, a mesma língua, bem como, os mesmos traços culturais.

 Certamente aqui a discussão deve também trazer os aspectos culturais que compõe a nossa identidade brasileira. Por conseguinte, salientando o quanto temos de influência da presença africana em nosso território desde o período colonial.

Segundo Passo: História eurocêntrica

Em seguida, para que os alunos entendam a importância de reconhecer o sincretismo cultural que forma nossa identidade cultural solicite a análise da fala da escritora nigeriana Chimamanda Adichie. Nesse sentido, para isso, o vídeo “O perigo da História única”  tem duração de 19 minutos e pode ser encontrado legendado.

Assim, após assistir o vídeo em sala, peça para que os alunos analisem as seguintes frases extraídas do discurso da escritora, e expliquem:

“Qual a necessidade de percebermos a presença africana no Brasil além da ótica da escravidão?”

Identidade e esteriótipos. Frase da escritora Chimamanda Adichie.
Identidade e dignidade. Frase da escritora Chimamanda Adichie, vídeo os perigos de uma história única.

Retomada:

Certamente aqui é importante você salientar os aspectos de influência cultural dos africanos na formação da nossa cultura. Da mesma forma, lembre-se de salientar que não estamos falando de “escravos” de forma pejorativa. Mas, de pessoas que passaram por um processo de desterritorialização para serem escravizados no Brasil e submetidos à um sistema de dominação.

Nesse ponto, busque demonstrar que a história africana já demonstrava criação de Impérios e Reinos, bem como, o desenvolvimento de escrita e de civilizações, muito antes do contato com os povos europeus. Assim como, por muito tempo, a visão eurocêntrica da história foi utilizada para justificar o sistema de exploração baseada na ideia do “mito do negro selvagem”.

Terceiro Passo: Histórias Cruzadas

Posteriormente,entregue as duas frases abaixo aos alunos e peça para que eles as analisem e registrem no caderno. Então, como questão norteadora, pergunte aos alunos:

“Qual a necessidade de entendermos a influência dos africanos na nossa cultura?”

Identidade e passado. Frase do Filme Uma história de amor e fúria.
Identidade e herança. Frase do arquivo público mineiro.

Quarto passo: Identidade afro- brasileira

Seguidamente, como atividade de resgate, solicite que os alunos elaborem um Mapa Mental demonstrando assim o resultado das discussões da aula com a temática da Identidade Afro-brasileira.

Dessa forma, aqui, a ideia é avaliar a compreensão dos alunos dos aspectos de sincretismo cultural que, historicamente moldaram a nossa identidade nacional através das interações entre nativos indígenas, imigrantes europeus e africanos.

Quinto passo: Finalização + exercícios

Por fim, realize juntamente com os alunos a resolução comentada das questões do ENEM listadas abaixo. Além disso, ressalte a importância do tema nas provas do exame:

Questão 1:

1. (ENEM) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.

b) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.

c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.

d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.

e) impulsiona oreconhecimento da pluralidade étnico racial do país.

Questão 2:

2. (Enem) Torna-se claro que quem descobriu a África no Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico, estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião. Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de elos culturais mais profundos.

SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).

Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou possível a

a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.

b) superação de aspectos culturais africanos por antigas tradições europeias.

c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.

d) manutenção das características culturais específicas de cada etnia.

e)resistência à incorporação de elementos culturais indígenas.

Questão 3:

3. (ENEM) A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

MINAS GERAIS: Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e)demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Identidade Afro-brasileira

Certamente, as sugestões listadas nesse plano de aula são para serem realizadas ao longo de duas aulas. Nesse sentido, você pode adaptar para a realidade do seu ambiente escolar e dos materiais que tem disponíveis.

Sem dúvidas, o importante é levar essa reflexão aos alunos e contribuir para o entendimento da nossa sociedade plural, formada a partir da interação de culturas. Buscando assim, o reconhecimento da importância da presença negra no nosso país, bem como, visando despertar a consciência histórica sobre o assunto.

Além disso, se utilizar os planos que estamos disponibilizando, nos conte qual foi o resultado nas suas escolas 😉


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

5 comentários

Lorena · 12/11/2018 às 13:10

Adorei :), usarei essa semana com os alunos, obrigada.

André Brito · 09/12/2019 às 18:28

Parabéns, muito boa essa proposta metodológica.

Denyze · 08/02/2022 às 23:02

Gostei bastante usarei de introdução com meus alunos.,

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