Proclamação da República: materiais para análise
No dia 15 de novembro de 2019 a Proclamação da República Brasileira completa 130 anos. De lá pra cá, certamente muita coisa mudou.
Para que os alunos compreendam esse processo de implantação da república em nosso país, é necessário realizar uma contextualização de como funcionava nossa sociedade naquele período.
Pensando nisso, nós reunimos alguns materiais de análise e elaboramos algumas sugestões para que os professores possam utilizar em suas aulas de História do Brasil relacionados com esse processo. Então, confira abaixo:
Proclamação da República: materiais
Jornal
Certamente, uma opção para a análise em sala de aula sobre a Proclamação da República no Brasil é a análise de jornal. Nesse sentido, a publicação abaixo é do Jornal Diário Popular, divulgado no dia 18 de novembro de 1889.
Esse texto em forma de carta, foi escrito pelo jornalista republicano Aristides Lobo. Nele, o autor salienta que o movimento de proclamação foi puramente militar e descreve o povo como bestializados àquela situação.
Sala de aula
Em seguida, na análise da publicação de jornal, o professor pode fazer uma contextualização com os alunos sobre o processo de Proclamação da República no Brasil e, a partir da afirmação do jornalista, discutir o que ele quis dizer ao colocar o povo como bestializado.
Vídeo
Semelhantemente, outra possibilidade é utilizar o vídeo abaixo, do canal do youtube Entreconexões, com uma entrevista feita com o historiador José Murilo de Carvalho sobre os temas trabalhados por ele no seu livro “O Pecado Original da República” que foi lançado em 2017.
Sala de aula
Minha recomendação é o professor passar para os alunos o vídeo até o minuto 8:24 e, a partir disso solicitar que os alunos respondam no caderno algumas perguntas, tais como:
Qual a diferença que o historiador estabelece entre Democracia e República?
Qual é o pecado original da República descrito pelo historiador?
Posteriormente, o professor pode corrigir a atividade com os alunos gerando uma discussão a partir das respostas e então finalizar a aula elaborando no quadro um esquema sobre o processo de Proclamação da República no Brasil.
Trecho de livro
Ainda em relação ao livro O Pecado Original da República, o professor pode passar no quadro o seguinte trecho do livro:
E a partir dele, questionar os alunos quais são essas marcas na vida política do país. Realizando com eles uma discussão sobre a participação política dos brasileiros ao longo da república.
Dependendo do planejamento do professor, é possível elaborar com os alunos uma Linha do Tempo, demonstrando desde a Proclamação da República até os dias atuais, como a legislação, as estruturas de governo e a participação política da população se modificou.
Música
Hino da Proclamação da República
A letra composta por José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque e com música de Leopoldo Miguez, o hino foi a princípio criado para substituir o hino nacional já existente. Embora os compositores tenham vencido o concurso para a criação do hino, a letra não conquistou a população e os militares no período.
Dessa forma, o governo optou pela manutenção do hino nacional anterior e pelo Decreto nº 171 de 20 de janeiro de 1890, essa composição foi escolhida para representar a Proclamação da República. Contribuindo assim, para a criação de novos símbolos nacionais voltados para os valores da República que estava sendo então implantada no país.
Sala de aula
A análise da letra do Hino da Proclamação da República pode ser realizada nas aulas de história, visando a discussão sobre o resgate de heróis como Tiradentes para criar um modelo de brasileiro ideal ou até mesmo a ideia de liberdade vinculada à noção de que numa república a voz do povo, teoricamente, seria ouvida.
Samba enredo da Imperatriz Leopoldinense 1989
Em comemoração ao centenário da Proclamação da República, a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense resolveu tratar sobre o tema naquele que seria considerado posteriormente um dos melhores samba enredos da história do carnaval brasileiro.
A escola, que no ano anterior havia sido a penúltima colocada, se tornou então a campeã do Carnaval carioca no ano de 1989.
A letra composta por Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir, e interpretada por Dominguinhos do Estácio, utiliza um trecho do Hino da Proclamação da República e trata sobre temas como a decadência do Império brasileiro, a imigração e a abolição da escravidão.
Sala de aula
Na aula de história sobre Proclamação da República, o professor pode utilizar a letra e a música do samba enredo para análise. Propondo discussões sobre o processo da implantação da república e Identidade Nacional brasileira.
Charges sobre a Proclamação da República
Uma opção de material para ser utilizado em sala de aula na hora de trabalhar a Proclamação da República que possibilita inúmeros questionamentos com os alunos é a charge.
Utilizar esse recurso imagético, contribui não só no aprendizado desse tema, como também na construção da habilidade de análise de imagem. Abaixo sugerimos a utilização de algumas charges de acordo com as suas temáticas.
Crise da Monarquia
Questão Religiosa
Nessa charge, Dom Pedro II é retratado diante do Papa Pio IX, com o auxílio da legenda pode-se realizar questionamentos para os alunos sobre a relação da monarquia brasileira com a Igreja Católica nos últimos anos do Império.
Questão Militar
A charge abaixo pode ser utilizada quando o professor estiver falando sobre os elementos que contribuíram para a Crise no Império brasileiro. Principalmente para levantar questionamentos sobre os motivos que levaram à Questão Militar e, consequentemente, a perda de apoio de um dos pilares de sustentação do governo, os militares que protagonizaram o golpe da Proclamação da República.
Dom Pedro II
A charge abaixo traz o Imperador Dom Pedro II, sentado numa cadeira com um jornal intitulado “O Paiz” no seu colo e com a aparência de quem está dormindo. Essa imagem já apareceu em questões de vestibular, e consistia numa crítica a forma como o governante estava lidando com as crises pelas quais o Brasil estava passando nos últimos anos do Império.
Pode ser utilizada em sala de aula na discussão sobre a Crise da Monarquia no Brasil.
República
A charge abaixo traz elementos que foram incluídos na primeira Constituição da República brasileira em 1891. A partir dela, o professor pode realizar uma atividade baseada num quadro comparativo entre essa constituição e a anterior (1824, Brasil Império).
Outra opção, à partir da charge, é analisar a reação das pessoas que aparecem na charge, novamente relacionando com o conceito de Bestializados.
Proclamação da República em sala de aula
Certamente existe uma ampla variedade de materiais que os professores podem utilizar para trabalhar em sala de aula a temática da Proclamação da República.
Independente do material de análise escolhido, é importante que o professor contextualize a temática, demonstrando a perda de apoio que a Monarquia vinha passando e o seu contínuo enfraquecimento, o surgimento de um movimento republicano no país e então o processo de proclamação.
Outro ponto importante de ser ressaltado é a falta de participação popular no movimento e a manutenção de uma sociedade marcadamente agrária mesmo após proclamada a República.
6 comentários
MABEL SANTOS PEREIRA · 16/04/2020 às 20:20
Olá, gostaria de parabenizá-la pelo material sobre República no Brasil. Gostei muito! Vou usar algumas dicas!
Caroline Dähne · 22/04/2020 às 15:00
Olá Mabel, obrigada, fico contente em saber 😉
Luti Gonçalves · 27/04/2020 às 14:41
Olá, Caroline! Também sou professor de História e estava pesquisando novas ideias para trabalhar este conteúdo com minhas turmas do 9° ano. Quero parabeniza-la pelo plano de aula! Parabéns! Provocou boas discussões na aula.
Um abraço!
Caroline Dähne · 27/04/2020 às 19:05
Olá Luti, fico contente em saber! Obrigada! 😉
Vanessa Nicoceli Bull · 15/03/2021 às 15:19
Ótima contribuição para o Ensino de História. Obrigada por compartilhar!
Caroline Dähne · 16/03/2021 às 17:47
Olá Vanessa, obrigada! 😉