Marca texto: como usar nos estudos?
Certamente, quando o assunto é estudar, tanto professores quanto estudantes buscam técnicas de estudos que facilitem a compreensão das informações, dentre os vários recursos que podem contribuir nesse processo está o marca texto.
Provavelmente você é daqueles que tem jogado no fundo do estojo uma dessas canetas, cuja função principal é destacar trechos ou palavras do texto para contribuir nas leituras futuras. Ou então, é daquelas pessoas que usam o marca texto para fazer enfeites e títulos bonitos nos cadernos.
Mas já passou pela sua cabeça que ele pode ser utilizado para muito mais que isso? Nesse sentido, no texto de hoje vamos te ensinar a técnica do Color Code, que pode contribuir na tua rotina de estudos.
Usos do Marca texto
Primeiramente, a prática de utilizar o marca texto deve ser usada com algumas ressalvas:
Grifar tudo
Não adianta achar que vai marcar “só as partes importantes” e acabar grifando o texto inteiro. A recomendação sempre é de que apenas sejam destacadas as palavras-chave ou pequenos trechos que trazem as principais ideias presentes no texto estudado. Nesse caso, outro ponto relevante é procurar não destacar informações repetidas.
Só o marca texto
Os especialistas em neurociência afirmam que apenas destacar as informações importantes não vai por si só contribuir no aprendizado. Para que as técnicas de memorização que utilizam marca texto funcionem é necessário que ele seja utilizado aliado à outras metodologias.
Tais como, Mapas Mentais, Fichas de Estudo, Flash Cards, Resumos, Fichamentos, Esquemas, entre outras.
Color Code: como funciona?
Para contribuir no processo de associação de temas que estimulam a memória visual, muitos professores e alunos vem usando a técnica do código de cores. Nela, é feita uma legenda usando as cores dos marca textos para associar a informação com a categoria definida previamente.
Dessa forma, ao grifar determinada palavra-chave com determinada cor de marca texto você transmite ao seu cérebro uma estrutura de informações que estimulam a memória.
Psicologia das cores
Diversos profissionais de áreas diferentes afirmam que o uso de cores auxiliam o processo cognitivo, contribuindo na compreensão de informações realizada durante a leitura.
Isso devido a característica de assimilação da cor à informação presente no texto que fica gravada na memória visual.
Segundo informações disponibilizadas no infográfico Psicologia das cores, produzido por Viver de Blog, as cores contribuem cerca de 40% no processo de leitura e em 73% a compreensão daquilo que foi visto/lido.
Como utilizar a técnica do color code com o uso de marca texto?
Você pode encontrar diversas técnicas de color code produzidas por estudantes e professores na internet. Inclusive existem várias estratégias criadas por concurseiros da área de Direito para destacar informações no Vade Mecum.
Mas, certamente, a melhor maneira é você criar sua própria legenda de cores de acordo com aquilo que você espera através da utilização dessa técnica. Nesse sentido, para que você perceba como funciona essa técnica na prática vou dar algumas sugestões e mostrar como eu utilizo essa técnica em sala de aula.
Leitura de textos acadêmicos
A técnica do color code pode ser muito útil para quem está elaborando um projeto de iniciação científica, um TCC, uma pesquisa, uma dissertação ou tese.
Como quando estamos realizando esse tipo de produção acadêmica precisamos fazer várias leituras e depois retomá-las para usar na escrita, o color code contribui na hora de revisar essas informações.
Legenda para o uso de marca texto em artigos acadêmicos:
Para isso, o ideal é durante a leitura do artigo já ter uma legenda pré-pronta e ir marcando as principais informações de acordo com o seu código.
Observe a imagem abaixo:
Eu separei as cores de acordo com aquilo que preciso mais quando faço a leitura de um texto acadêmico. Então separei o marca texto amarelo para grifar aquilo que for muito importante para minha pesquisa; o azul para exemplos que posso citar nos meus artigos; o roxo para conceitos que o autor aborda; laranja para aquilo que não entendi e fiquei com duvidas; rosa para palavras-chave importantes; e o verde para datas e nome de pessoas.
Leitura on-line:
“Mas e eu que não imprimo os artigos e faço a leitura direto pelo celular ou pelo computador, não posso usar o color code?”
E se eu te contar que existe um aplicativo excelente que auxilia na leitura de textos em arquivo de pdf e na utilização do marca texto virtualmente?
O nome do aplicativo é Xodo, ele é um editor de pdf que pode ser utilizado até mesmo por celular e pode ser baixado gratuitamente.
O melhor de tudo isso é que ele sincroniza automaticamente todas as alterações que você faz no arquivo com a nuvem, no caso o Google Drive e o Dropbox.
Definição de prazos:
Pegou um edital com datas de vestibular, enem ou processo seletivo? Ou está com um calendário para cumprir com os prazos da pesquisa?
O color code pode ser utilizado também para que você organize suas prioridades de acordo com o tempo disponível para realizá-las.
Por exemplo: você pode usar o laranja para marcar aquilo que você tem um prazo curto para entregar, como 5 dias; o amarelo para prazos de 10 dias; o verde para 15 dias e o azul para prazos mais longos como 30 dias.
Como eu uso o marca texto para a minha organização em sala de aula?
Professores certamente precisam sempre desenvolver técnicas que contribuam para auxiliar no dia a dia em sala de aula.
Eu utilizo o color code na organização do meu caderno, desde antes de saber o que era a técnica do color code hahahha.
Basicamente na minha organização, criei uma legenda como na imagem abaixo:
Minha legenda de marca texto:
Apesar de lançar a frequência num sistema online, gosto de ter meus registros sempre comigo, então uso o marca texto verde para marcar as faltas que já estão registradas.
Semanalmente eu acompanho o caderno dos alunos das salas em que tenho aula naquele dia, para isso tenho uma tabela com o nome de todos eles e uso o marca texto para destacar quem fez as atividades de sala e de tarefa de casa. Para isso:
O laranja eu uso para marcar a tabela ao lado do nome dos alunos que não realizaram a tarefa de casa daquela semana.
O rosa para aqueles que fizeram, mas de forma incompleta. E o amarelo é para o caso dos alunos que faltaram naquela aula, mas que podem mostrar a atividade na próxima aula.
Organização
Obviamente para as pessoas que não tem facilidade com organização isso tudo pode parecer uma tortura, mas confie em mim, com a prática essa técnica colabora muito com as memorização das informações. Esperamos que as dicas contribuam nos seus estudos!
Usou alguma das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários ;)
Referências Bibliográficas:
Dicas de estudos. E aí, juridicou?
Infográfico: Psicologia das Cores. Viver de Blog. 2013.
6 comentários
Herminia · 14/02/2020 às 09:55
Parabéns
Caroline Dähne · 15/02/2020 às 11:04
Obrigada! 😉
Camila · 02/02/2021 às 20:49
Muito legal seu conteúdo. Ajudou bastante! Obrigada
Caroline Dähne · 11/02/2021 às 10:04
Olá Camila, obrigada, ficamos contentes em saber 😉
Maria · 03/09/2021 às 09:38
Amei as dicas, obrigada.
Caroline Dähne · 17/09/2021 às 08:56
Que bom Maria, ficamos contentes em saber 😉