Plano de aula sobre a Ditadura Militar

Publicado por Jessica Leme em

Compilação com plano de aula sobre a ditadura militar no Brasil. Visto que, é um tema vasto, complexo, de extrema importância na História do país e que tem, atualmente, levantado questionamentos.

Mais do que nunca, ensinar sobre esse tema requer preparo e um plano de aulas que exemplifiquem através de dados, depoimentos, documentos históricos e demais materiais. Assim, visando sensibilizar os alunos sobre o tema Ditadura Militar e despertar neles o interesse em buscar informações confiáveis sobre o período estudado.

Deste modo, a proposta que se segue divide o plano de aula sobre a Ditadura Militar em temas e em tópicos. Mas, as sugestões a seguir não esgotam a ditadura militar, muito menos, a didática que pode ser usada para trabalhá-los.

Portanto, procuramos aqui, através do plano de aula sobre Ditadura Militar, dar um norteamento do qual naturalmente surgirão novas ideias.

AULA 01 – Contexto Histórico do Golpe de 1964

PRIMEIRO PASSO:

Em primeiro lugar, iniciar a aula com questionamentos é uma maneira de introduzir o tema usando do conhecimento prévio dos alunos. Assim, nesse momento o professor já pode ter uma noção do quanto seus alunos sabem ou não sobre o que será estudado. Por exemplo: 

“Qual era nosso presidente no período de 1964?”

“O que é uma Ditadura?”

“Qual era situação política econômica nos anos 1960?”

SEGUNDO PASSO:

Uso de imagem/jornal:

Com o propósito de questionar os alunos sobre as manchetes de jornais no dia posterior a tomada do poder pelos militares, utilize a matéria do Mário Magalhães sobre a imprensa dizendo sim ao Golpe.

*Em seguida, busque explicar o contexto de medo do comunismo que a população sentia naquele momento, bem como, quais atitudes tomadas por João Goulart o fizeram ser conotado como comunista.

TERCEIRO PASSO:

Proponha aos alunos a formação de grupos entre 4 e 6 alunos para debaterem visões antagônicas sobre o Golpe de 1964. Em seguida, cada grupo deverá montar um texto de defesa a partir de sua leitura.

*Logo depois, organize a explanação dos textos a partir dos grupos. Por fim, após esse momento peça que os alunos elaborem questões para debaterem os textos uns dos outros.

AULA 02 – Os Atos Institucionais

#DICA Busque sempre trabalhar em grupo com seus alunos, com isso, os faça ser parte do aprendizado pesquisando e trabalhando em equipe.

PRIMEIRO PASSO:

Divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos. Em seguida, numa sala de informática ou com o uso dos celulares munidos de internet divida os grupos de alunos para que cada um se responsabilize pela pesquisa sobre cada Ato Institucional lançado durante o período da Ditadura. (São 5).

Nesse momento, os alunos deverão elencar suas principais características, impactos na sociedade civil e economia. Em seguida, cada grupo deverá elaborar slides para apresentar seus resultados.

Acima de tudo, oriente seus alunos a buscarem informações em sites de confiança, ligados a universidades, centros de pesquisa, etc.

Exemplos:

Posteriormente, após a explanação dos grupos, inicie uma discussão com orientação sobre os Atos Institucionais, busque despertar nos alunos a percepção sobre a práticas dessas leis, seus impactos, etc.

 AULA 03 –  Repressão e Torturas

PRIMEIRO PASSO

 Inicie a aula com uma frase de sensibilização.

“A gente era cercada nua, por homens ameaçando de abuso sexual o tempo todo”

Iná Meirelles (Ex presa política, durante a visita da Comissão Nacional da Verdade do Rio à Base Naval de Ilha das Flores (RJ), onde funcionou entre 1969-1971 um presídio mantido pela Marinha). 

SEGUNDO PASSO:

Leitura do texto sobre o funcionamento das prisões políticas e torturas realizadas entre às décadas de 1960/1970. Relatório da Comissão Nacional da Verdade

TERCEIRO PASSO:

Utilize vídeos de depoimentos com sobreviventes às prisões e torturas do período. Nesse meio tempo, aproveite para usar (vídeos) e falar sobre à Comissão Nacional da Verdade.

Veja um exemplo de vídeo sobre a Comissão da Verdade.

QUARTO PASSO:

Por fim, como tarefa de casa, peça aos alunos que pesquisem sobre os “direitos humanos” e tragam para a próxima aula anotações sobre o que compreenderam dos mesmos. Da mesma forma, em sala de aula retome a aula anterior e discuta com os alunos quais direitos humanos foram.

AULA 04 – CULTURA DURANTE A DITADURA MILITAR 

PRIMEIRO PASSO:

Apresente aos alunos diversas formas que a arte encontrou de fazer críticas à Ditadura (cinema, músicas, teatro, textos, charges).

charge sobre a ditadura militar - Brasil ame-o ou deixe-o

SEGUNDO PASSO:

Análise musical. Ouvir e interpretar.

Música: Cálice (Chico Buarque)

Em primeiro lugar, os alunos deverão estar munidos da letra da música para ouvir a canção. Então, após ouvi-la dê espaço aos alunos para que falem sobre o que puderam compreender através da interpretação da música e da letra.

Em seguida, questione os alunos acerca de:

  • A palavra cálice tem duplo sentido? 
  • Pode se dizer que a letra é uma denúncia sobre a censura durante o Regime Militar?
  • Em quais versos fica mais evidente a denúncia sobre as mortes violentas durante o período?

TERCEIRO PASSO:

Peça aos alunos que a partir das leituras, vídeos e demais materiais usados nas aulas anteriores produza uma poesia ou texto literário. De acordo com a mesma técnica de Chico Buarque na produção da música, buscando escrever um texto denúncia.

AVALIAÇÃO FINAL 

Por fim, peça aos alunos que produzam uma pesquisa sobre as Ditaduras que ainda existem no mundo, que escolham uma em especial e se dediquem a explicar suas práticas e de que forma se instalou em determinado país. Ao final, realize um debate sobre os resultados.


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

15 comentários

Sérgio Luiz Bezerra · 28/10/2018 às 12:52

Muito boa, e oportuna, essa ideia. Vou aplicá-la, em sala. Parabéns!

    Jessica Leme · 28/10/2018 às 18:37

    Que bacana que você curtiu Sérgio! Depois nos conta como foi 😉

      Sérgio Luiz Bezerra · 29/10/2018 às 16:30

      Sim! Quem me repassou, foi a professora Lorena!

      Jessica Leme · 02/11/2018 às 19:47

      A sim, somos irmãs!! hhahah compartilhe sempre, obrigada!

Ana Carolina Dias · 12/07/2019 às 16:45

Achei muito bom o plano de aula. Vou aplicar na minha turma.

Jorge Subrinho Dantas · 19/11/2019 às 14:03

Muito boa propostas de aula. Vou utilizá-la em breve, com a devida concessão.

Parabéns.

    Jessica Leme · 19/11/2019 às 20:44

    opa! que bom que gostou, o blog é pra isso mesmo pra compartilharmos ideias e nos ajudarmos na sala de aula 😉

Erivaldo Silva · 15/05/2020 às 06:48

Gostei muito do material. Certamente, irei aplicar- lo em sala de aula…!! Parabéns e obrigado!!

maria · 08/10/2020 às 20:57

obrigada por compartilhar conosco, é de grande valia essas ajudas.

MARINA MEINCHEIM · 29/10/2020 às 01:02

Vou estar aqui mais vezes para dar umas espiadinhas… aula muito bem elaborada . Posso fazer umas adaptations para usar na minha escola? Tudo bem?

    Jessica Leme · 29/10/2020 às 10:19

    Marina td bem? Fique mais que a vontade, disponibilizamos nossas aulas sempre buscando auxiliar, trocar ideias e enriquecer nossas aulas de história! Fique a vontade. Não deixe de conferir outros slides prontinhos q tem aqui no site pra vc baixar e usar já prontos!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *