MST-Na sala de aula!

Publicado por Jessica Leme em

Alguns dias atrás houve um movimento na internet sobre o uso do boné do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra como item fashion. A crítica estava ligada ao fato de jovens que usam o boné em festas e baladas não estarem ligados de fato ao Movimento Social.

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é extremamente estigmatizado, criminalizado. Sempre associado a violência e ao Partido dos Trabalhadores, tendo sido por muito tempo braço apoiador do ex-presidente Lula.

Quando iniciamos uma aula sobre o MST é importante darmos espaço aos nossos alunos para que nos tragam as impressões que possam ter do movimento.

A partir daquilo que nossos alunos nos trouxerem podemos conduzir como iremos apresentar a história desse movimento social, desde sua motivação, organização, formação, ações e lideranças.

Sugiro a utilização de vários suportes para realizar a sensibilização do tema como, vídeos, leituras e análise de imagens para dar a tona do que é o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

MST Post do Instagram com o título da postagem.

Vídeo 01: A história do MST

Vídeo 02: MST e o Direito à Propriedade

Leituras

Disponível em: https://mst.org.br/nossa-historia/inicio/

MST : Você entende o que é esse movimento?

https://whttps://www.youtube.com/watch?v=3YizcFDuMVww.politize.com.br/mst-voce-entende-o-que-e-esse-movimento/#:~:text=O%20Movimento%20dos%20Trabalhadores%20Rurais,as%20desigualdades%20sociais%20no%20pa%C3%ADs.

Uma outra possibilidade de análise pode ser feita através da página do MST na internet onde disponibiliza se uma linha do tempo que pode ser estudada junto com seus alunos.

Nela o aluno pode analisar desde a Lei de Terras até a situação da população rural durante o período da Ditadura Militar. Também pode analisar imagens dos trabalhadores rurais e das manifestações realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Disponível em https://mst.org.br/nossa-historia/70-82/  

Como sugestão de atividade, elabore com seus alunos uma releitura da linha do tempo da história do movimento, divida os alunos em grupos e peça que eles analisem um período da história e escolham algo a destacar.

Depois promova a apresentação dos resultados seguindo a ordem cronológica, você professor pode enriquecer o debate contextualizando a sociedade brasileira durante cada período.

Analisando cartazes 

Proponho uma análise dos cartazes produzidos pelo MST durante sua trajetória. Os alunos poderão analisar desde a estética, proposta de ação, público alvo, etc.

Disponível em: https://mst.org.br/cartazes/

Nesse primeiro cartaz produzido pelo MST, ainda nos anos oitenta fica clara a mensagem voltada aos trabalhadores rurais. A estética do cartaz demonstra ainda elementos da agricultura familiar juntamente com a mensagem, “Terra para quem nela trabalha”, já denotando ao que o movimento se prestava.

Disponível em: https://mst.org.br/wp-content/uploads/wpdm-cache/Congresso-1-350×500.jpeg

No cartaz de 2007, muda se a estética demonstrando as manifestações do MST que tiveram seu auge nesse ano. Ocupar e resistir foram o lema dos trabalhadores rurais durante as ocupações. Destaca se nesse momento a cor vermelha, que identifica o movimento como de ideologia política de esquerda. Além disso nesse cartaz o MST destaca o seu caráter nacional.

Disponível em: https://mst.org.br/cartazes/

Na última década o MST colocou seu foco na chamada agroecologia, destacando a produção de alimentos orgânicos e no desenvolvimento da agrofloresta.

Dessa forma os cartazes passaram a trazer temas mais bucólicos onde demonstram a união do homem com a natureza.

Atividade:

Sugira aos alunos que eles produzam um cartaz nos moldes dos que foram apresentados. Devem destacar aquilo que lhes chamou mais atenção na trajetória do movimento.

Leitura

Como o MST se tornou o maior produtor de arroz orgânico da América Latina

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39775504

Trago a sugestão de leitura sobre a produção de alimentos orgânicos realizada pelo MST. Discuta com os alunos qual a importância dessa iniciativa para as futuras gerações.

Para complementar o debate discuta com os alunos os termos Agrofloresta e Agroecologia.

Disponível em: http://vilarejoamaranto.com.br/producao-agricola/

Disponível em: https://m.facebook.com/joaoxavieragriculturaurbana/photos/a.525595554303040/525594034303192/?type=3&source=57&__tn__=EHH-R

Para concluir peça que os alunos pesquisem quais as formas de plantio existem em sua região e se já existem alternativas de agricultura pautadas na agroecologia ou agrofloresta na região.

Bem, espero que essa proposta de aula/debate sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e novas propostas de produção agrícola e de uso da terra possam gerar em seus alunos uma nova reflexão, gerada pela informação e não mais sob o censo comum.

Até a próxima!


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *