Consciência Negra, 20 de novembro

Publicado por Jessica Leme em

Post do instagram consciência negra

O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. Visto que, essa data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder Quilombola.

No contexto escolar, a partir da Lei 10.639/03, que obriga o ensino de História da África e da Cultura Africana nos estabelecimentos de educação básica,  a data de 20 de novembro ganhou novo significado.

Uma vez que, nesse dia as escolas costumam promover exposições, discussões, apresentações de danças e teatros que envolvam a temática africana.

No entanto, ainda existem grandes dificuldades, por exemplo, em discutir a temática de maneira mais aprofundada. Em outras palavras, o problema pode estar na  formação do docente em história, bem como, nas disciplinas afins.

Naturalmente não existem culpados, a temática ainda é recente. Assim, cabe ao professor buscar promover aulas que possam construir a identidade afro-brasileira dos alunos buscando sempre a eliminação de preconceitos.

Como professores temos a responsabilidade em buscar conhecimento e informação sobre como trabalhar o dia da consciência negra. De maneira, que a data seja de fato reflexiva sobre o negro na sociedade brasileira.

A seguir, listo algumas leituras que podem auxiliar o professor ou mesmo o aluno interessado em saber mais sobre História da África e a temática do negro no Brasil.

Livros para trabalhar a consciência negra

Coleção História Geral da África 

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/

O negro no mundo dos brancos (Florestan Fernandes)

Lendas africanas infantis 

http://www.conexaolusofona.org/faca-aqui-o-download-gratuito-de-34-contos-africanos/

História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil 

http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002270/227009por.pdf

Princesas Africanas  

http://www.uel.br/neaa/sites/default/files/ebooks/PRINCESAS%20AFRICANAS%20-%20LIVROS.pdf

Contudo, é impostante lembrar que os materiais de apoio do professor ultrapassam a mera leitura de livros e textos. desse modo, vídeos, músicas, culinária, língua, arte de diversas formas podem e devem ser utilizadas no trabalho acerca da História da África.

Durante essa semana teremos mais dicas sobre como trabalhar de forma reflexiva o dia da consciência negra. De maneira que possamos de fato fazer pensar sobre nossa herança cultural africana e a realidade da população negra no Brasil.


Jessica Leme

Professora Mestre em História Cultural e Graduada em História Licenciatura na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisa História e Fotografia; Nova História Política; Atualmente leciona na Rede Pública do Estado de São Paulo.

3 comentários

Adriana De Melo Proença · 04/11/2018 às 19:42

Ótima contribuição!

Lorena · 12/11/2018 às 13:13

Obrigada!! com estas contribuições minhas aulas da semana da consciência negra serão muito melhor conduzidas.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *