História das Mulheres: Bibliografia

Publicado por Caroline Dähne em

Evidentemente que com a chegada do mês de março inúmeras campanhas surgem no sentido de celebrar o Dia das Mulheres. Assim, nos centros comerciais se distribuem rosas, batons e bombons. De maneira idêntica, nas farmácias acontecem promoções de produtos cosméticos. Da mesma forma, nas escolas de ensino infantil criam-se cartões e dobraduras. Porém, muitas vezes no ensino fundamental e médio pouco se discute acerca do assunto e da História das Mulheres.

Post do Instagram sobre História das Mulheres.

Afinal, qual a importância de estudar sobre a história das mulheres?

Inegavelmente por muito tempo, o ensino escolar de história, e das ciências humanas em geral, privilegiou o papel dos homens na construção da nossa sociedade. Nesse sentido, as mulheres e as minorias raramente eram citadas, ou apenas apareciam em uma caixinha ao lado do texto principal nos livros didáticos.

Porém, de uns anos para cá, o ensino de história vem tentando acompanhar as discussões atuais. Logo, não adianta dizer que preparamos nossos alunos para o ENEM e Vestibular, se ignoramos os aspectos da atualidade que são ressaltados nessas provas.

Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de história no ensino médio ressaltam a importância de abordar temáticas pertinentes ao cotidiano do tempo vivido. Assim, apontando então, a necessidade de relacionar a história das mulheres com temas abordados em sala de aula.

Enfim, não se trata aqui de ignorar a participação dos homens na história do nosso país, mas de reconhecer a participação das mulheres e de todos aqueles que ficaram a margem nas discussões por tanto tempo.

Post do instagram com frase da escritora Chimamanda Adichie sobre História das Mulheres.

Especial História das Mulheres:

Diante disso, nas próximas semanas traremos várias dicas de como trabalhar a temática em sala de aula.

Portanto, para começar, reunimos um material super bacana que você professor/a pode utilizar para repensar suas aulas ou usar em sala com seus alunos. Bem como, você aluno/a pode utilizar para se aprofundar sobre o tema:

As mulheres na historiografia brasileira. Margareth Rago.

Mulher, Mulheres: ontem e hoje. Mary Del Priore.

Trecho do livro Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil.

O progresso das mulheres no Brasil. ONU Mulheres.

Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. ONUBR.

Princípios de emponderamentos das Mulheres. ONU Mulheres.

Vamos conversar? Cartilha de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres. ONU Mulheres.

Cartilha Direitos da Mulher.

Cartilha Lei Maria da Penha


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *