Slides para sala de aula: como montar?

Publicado por Caroline Dähne em

Recurso amplamente utilizada por profissionais da educação, os slides são uma importante ferramenta que contribuem para uma boa apresentação ou aula.

Certamente, sabemos que nem todas as escolas tem os aparelhos necessários para a reprodução de slides, mas para aqueles que tem essa possibilidade seguem nossas dicas de como elabora-los da melhor maneira possível.

Post do Instagram com o título do texto, Slides: como montar?

Aula do soninho?

Apagou as luzes para passar os slides em sala e meia dúzia de alunos deitaram a cabeça na carteira instantaneamente?

Certamente, isso é reflexo do entendimento de alguns alunos de que a aula que utiliza slides é uma aula mais teórica e, consequentemente, mais entediante.

É importante lembrar que os slides são um recurso para o professor, mas que se não for atrativo para os alunos não vai atingir seu objetivo de tornar a aula mais completa.

Prof, onde você monta seus slides?

Essa é uma das frases que mais escuto nas minhas aulas expositivas. Nesse sentido, já perdi as contas de quantas vezes os alunos me pediram dicas para montar slides como os meus, e chegou a hora de contar meus segredinhos hahahha.

Post o Intagram com slides demonstrando os modelos com as características das dicas do texto.

Eu monto meus slides no próprio PowerPoint, a diferença é que não uso os templates disponíveis no programa. E acreditem, isso é um dos principais fatores de tornar seus slides atrativos.

Todo mundo está acostumado com os templates padrões, desse modo, o segredo é encontrar modelos que sejam esteticamente mais bonitos para conquistar quem está assistindo à apresentação.

Templates

Nesse sentido, eu procuro no Google templates grátis para PowerPoint, baixo e faço as edições direto no programa.

Abaixo está uma lista dos lugares que normalmente encontro os templates que uso para preparar minhas aulas. Certamente, as possibilidades são infinitas, basta que você tenha paciência para encontrar aquele que se adeque ao seu estilo.

Identidade Visual

A vantagem de escolher um modelo pronto, mas não convencional é que a estrutura já foi pensada de uma forma que todos os slides sigam o mesmo estilo (cores, tamanho e tipo de letra, elementos gráficos).

Imagem visual de slides.

Dessa forma, você não precisa fazer grandes alterações já que a identidade visual dos seus slides já foi pensada de uma for que seja esteticamente organizada e atraente para o público.

Conteúdo

Certamente, nem o melhor design de slide vai bastar se as informações estiverem desorganizadas ou em excesso.

Nesse sentido, o objetivo do slide é trazer um resumo do que está sendo apresentado, como forma de recurso para quem está apresentando e de material de estudo para quem está assistindo à apresentação.

Esquema mostrando como as informações devem ser organizadas em um slide.

Ninguém merece assistir uma apresentação na qual o slide só tem textão e o apresentador está lendo o tempo todo. Portanto, procure colocar apenas palavras-chave já que muitos textos dividem a atenção das pessoas que vão ler o slide enquanto você fala.

Organizar informações nos slides

  • Procure colocar nos slides apenas as informações essenciais.
  • Evite muitos elementos em um mesmo slide.
  • Tome cuidado com o tamanho das letras para não dificultar a leitura.
  • Lembre-se que o slide é um direcionador, quem dá a aula é o professor.
Imagem com sub títulos em forma de balões.

Rascunho

Quando vou preparar um slide, eu antes já pensei como será minha aula, quais direcionamentos serão feitos, qual é o recorte do meu tema, qual parte vai ser mais interativa com os alunos.

Então minha primeira dica quanto a isso é: primeiro prepare sua aula, depois os slides.

Depois disso, é importante ter um papel em mãos onde você possa anotar os tópicos que vai colocar nos slides. Assim você organiza um rascunho deles, seguindo uma lógica de início, meio e fim.

Assim, fazer direto os slides, pode fazer com que falte elementos que liguem um ao outro. O rascunho contribui para que tenhamos uma ampla visão do que estará nos slides evitando esse transtorno.

Demonstração de como organizar as informações em forma de esquema.

Imagens nos slides

Certamente, um dos diferenciais dos slides é trazer uma visão mais ampla do conteúdo, a partir do momento em que você pode incluir imagens e vídeos que contribuem para entender de forma visual aquilo que está sendo explicado.

As imagens podem ser utilizadas com dois propósitos:

  • Ilustrar: agregar esteticamente aquilo que está sendo exposto.
  • Analisar: realizar um exame da imagem que está sendo apresentada.

Recurso imagético

O problema com imagens é que geralmente as pessoas colocam elas sem se importar com a questão estética com o resto dos slides.

Desse modo, eu gosto de utilizar, quando no sentido de apenas ilustrar, as imagens em formato PNG (fundo transparente) ou vetores (imagens que mantem a qualidade mesmo quando ampliadas e que nem sempre tem o fundo transparente).

Post o Intagram mostrando o uso de imagens.

Existem alguns sites que disponibilizam diversas imagens nesse formato de forma gratuita:

Esquemas

Além de utilizar os slides como recurso nas minhas aulas, muitos alunos meus utilizam eles para estudar para as avaliações.

Então quando eu monto um slide, procuro colocar algum esquema que possa contribuir para que eles façam uma revisão dos conteúdos.

Nos modelos pré-prontos que utilizo já vem várias formas de esquemas prontos, o que simplifica na hora de montá-los. Algumas vezes eu também adapto a estrutura, mas isso nem sempre é necessário.

Post o Intagram com um slide demonstrando uma linha do tempo.

O importante é que você não pense os slides apenas como um recurso que você utilizará nas aulas e acabou, mas sim como um material que as pessoas que viram sua aula/apresentação poderão usar posteriormente.

Post o Intagram demonstrando um esquema de acordo com as dicas do texto.

Efeitos de transição

Eu, particularmente, não gosto de utilizar aqueles efeitos para mudar de um slide para o outro, ou para surgir elementos “do nada” em um slide.

Isso acredito que seja muito pessoal, se você gosta de utilizar só lembre-se de usar com moderação, já que efeitos demais podem distrair quem estiver assistindo.

Diferencial nos slides

Para alguns as dicas que coloquei aqui podem não ser nenhuma novidade, mas quero reforçar a necessidade de pensarmos estratégias para utilizarmos essas ferramentas da melhor forma possível.

Além de tudo o que já foi dito é importante lembrar que não adianta ter o slide perfeito se o professor ou aluno só fizer a leitura do que está escrito nele, sejamos francos, em aulas/ apresentações assim até nós dormiríamos 😉

Usou alguma das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários ;)

Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

6 comentários

Alex · 25/03/2020 às 14:25

Excelentes dicas, muitas das quais já utilizo como estratégias para montar minhas aulas em slaids. Para contribuir com as dicas, ainda temos os efeitos sonoros. Dependendo da aula gosto de colocá-los, como em aulas como Primeira e Segunda Guerra, coloco o efeito sonoro de bomba estourando, na passagem de um slaid para o outro. Os alunos gostam e é uma maneira de chamar um pouco maos a atenção deles, além de ser um recurso didático.

    Caroline Dähne · 25/03/2020 às 15:42

    Olá Alex, obrigada!
    Ótima dica a sua! Obrigada pela contribuição 😉

    Thaís Rebeca Aquino Gonçalves · 13/04/2020 às 17:50

    Olá, gostaria de deixar registrado o meu agradecimento e parabenizar! Estou aprendendo muita coisa com vc, seu blog e seu canal 🙂 Com certeza minha ideia de slide vai mudar muito agora!

      Caroline Dähne · 14/04/2020 às 10:04

      Oi Thaís! Fico muito contente em saber! 😉

Luiz · 07/04/2020 às 23:44

Adorei seu slide da Idade Média. Poderia apresentar mais.
Parabéns Mestre!!

    Caroline Dähne · 09/04/2020 às 18:23

    Obrigada Luiz!
    Ele tem uma sequência com outros slides sobre diferentes períodos da Idade Média em outros posts 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *