Temas de História para Vestibular e Enem em 2020 II

Publicado por Caroline Dähne em

Há alguns dias, postei aqui no Nas Tramas de Clio, um texto com dicas de temas que tem grandes chances de ser cobrados nos vestibulares e no Enem em 2020. Para que o texto não ficasse muito longo, eu dividi ele em partes de acordo com o contexto no qual eles aconteceram.

O nosso objetivo com essas publicações, é contribuir com aqueles alunos e professores que estão buscando alternativas para se preparar para essas provas nesse momento, diante de todas as dificuldades sem as aulas presenciais

Se você perdeu o texto anterior, basta acessar o link abaixo, que será redirecionado para ele:

Então, se você vai fazer ENEM e vestibular em 2020, ou é professor e está em dúvida de quais temas focar com seus alunos na preparação para essas provas, preste atenção nas nossas dicas. 😉

Imagem com o desenho de uma mulher estudando, e o título da publicação: Temas de História para Enem e Vestibular em 2020 II.

Temas 2020

Naturalmente, cada vez que é realizado um exame de vestibular ou Enem, previamente é divulgado um edital que contém os temas que serão abordados na prova.

Nesse sentido, esses tópicos do edital dão uma ideia do plano geral de estudos que o aluno pode realizar. Porém, nele não são especificadas algumas características que variam de ano em ano, de acordo com o aniversário da temática.

Nesse caso, essa especificidade não é exclusividade da área de história. Já que, praticamente em todas as disciplinas é possível elaborar questões que acompanhem o período presente.

Efemérides: temas 

Essa ligação dos conteúdos com a cronologia é chamada de Efemérides, que também pode ser definida como a comemoração de alguma data importante.

Desse modo, em História, é comum acontecimentos que completam aniversários terminados em 0 serem cobrados nas provas. Por exemplo: 10 anos de determinado fato, 30 anos, 50 anos, 100 anos, 500 anos, etc…

Sendo assim, no ano de 2020, isso provavelmente não será diferente. A probabilidade de que determinados temas apareçam com mais destaque é grande.

Nesse sentido, trazemos abaixo uma lista de temas que tem grandes chances de ser cobrados em avaliações do gênero neste ano. No texto anterior, falamos de temas que estão completando 30 anos, neste, iremos tratar sobre temas que em 2020 completarão 50 anos.

Temas de 1970 = 50 anos

O ano de 1970 foi marcado principalmente por temas que podem ser relacionados com o contexto da Guerra Fria e da Ditadura Militar aqui no Brasil. Temas esses, que são comuns de ser cobrados em provas de vestibular e Enem, e que podem ser cobrados este ano, dentre eles estão:

Brasil Tricampeão na Copa do Mundo de Futebol: 50 anos em 2020

Entre maio e junho de 1970, o México sediou a 9ª edição da Copa do Mundo de Futebol FIFA. Nela, a seleção brasileira comandada pelo técnico Zagallo venceu a final contra a Itália de 4 a 1, alcançando então o tricampeonato mundial de futebol. 

Temas: relação com a Ditadura Militar

Por si só, a vitória da seleção brasileira em uma Copa do Mundo é capaz de ser cobrada em provas de vestibulares e Enem. Mas, a de 1970 tem uma particularidade no tocante à História. Naquele contexto, o Brasil passava pelo governo da Ditadura Militar, especificamente sob o comando do General Emílio Garrastazu Médici, um dos mais repressivos do período.

O mundial de futebol foi então utilizado como uma forma de direcionar a atenção do público para o esporte ao invés da violência do regime. Dessa forma, os jogadores da seleção eram retratados como heróis nacionais e a torcida durante os jogos era descrita como ato de patriotismo. A televisão, que começava a se popularizar, transmitia os jogos ao vivo. E se tornou um elemento midiático que reforçava essa união em relação ao esporte, e consequentemente, ao patriotismo associado a ele.

Imagem da seleção brasileira erguendo a taça da copa de 1970. Com a frase: Brasil Tricampeão na Copa do Mundo.

E em 2020?

Assim, no ano de 2020, completando-se 50 anos desde a conquista do título. O tema tende a ser base para as questões de história nas provas de vestibulares pelo país. As discussões nessas questões, podem ser relacionados às temáticas de propaganda, nacionalismo e o governo da Ditadura Militar.

“Brasil, ame-o ou deixe-o”: 50 anos

Além do mundial de futebol, mais um dos temas que podem ser cobrados nas provas esse ano está relacionado com a Ditadura Militar no Brasil.

Acompanhando o clima de entusiasmo com a Copa do Mundo realizada em 1970, o governo ditatorial do General Médici divulgou uma série de campanhas de propagandas ufanistas, que tinham um tom nacionalista exacerbado.

Nessas propagandas, diversos slogans foram criados, inclusive o mais famoso deles: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Numa clara conotação de que quem não estava contente com o governo deveria deixar o país. 

Outros exemplos de slogans criados no período são: “Pra frente Brasil”, “Ninguém segura este país” e “Quem não vive para servir ao país, não serve para viver no Brasil”.

Assim, usando o destaque alcançado com a Copa do Mundo, o governo buscava manipular os brasileiros através de propagandas. Que estimulavam o nacionalismo e colocavam aqueles que eram contra o regime como “subversivos”.

Imagem de campanha publicitária usada durante a Ditadura Militar com o slogan "Brasil ame o ou deixe o". Um dos temas que possivelmente poderá ser cobrado em provas de vestibular em 2020.

E em 2020?

Certamente questões que tem a temática relacionada com a Ditadura Militar Brasileira são queridinhas dos vestibulares. Portanto, os 50 anos desde a utilização dessas campanhas podem ser lembrados em alguma questão. Nesse sentido, essa temática tende a aparecer em provas de vestibular pelo país relacionada com o governo da Ditadura Militar, os usos de propagandas e a Copa do Mundo de 1970.

Salvador Allende assume o poder no Chile: 50 anos em 2020

Em 1970 nas eleições chilenas, o médico Salvador Allende, do partido Unidade Popular, foi eleito presidente. O que mais marcou esse fato, foi que o mais novo presidente foi o primeiro socialista a ser eleito democraticamente como chefe de Estado no mundo. Até então, em outros países socialistas, a forma mais usada para chegar ao poder era através de revoluções. 

Ao assumir o governo, o presidente deu início a uma série de reformas, seguindo um projeto socializante. Essa ação não foi bem vista pelas elites econômicas chilenas e pelo governo dos EUA. Que temiam mais um governo socialista na América durante a Guerra Fria.

O governo de Allende não chegou ao final do seu mandato. Já que em 1973, depois de diversas manifestações e tentativas de golpes militares que pediam a sua renúncia, o Palácio La Moneda foi bombardeado e o presidente cometeu suicídio. O golpe militar foi realizado sob o comando de Augusto Pinochet. Que em seguida iniciou um governo ditatorial no Chile e permaneceu no poder até 1990. 

Fotografia do presidente chileno Salvador Allende, com o título: Salvador Allende assume a presidência do Chile. Um dos possíveis temas a serem cobrados nas provas de vestibular e Enem em 2020.

E em 2020?

O governo e as ações de Salvador Allende já foram temas de questões de vestibulares em anos anteriores, a marca de 50 anos desde a sua eleição pode ser um fator que contribua na sua aparição nas provas deste ano. Logo, há chances de ser cobrado relacionado com as temáticas de Socialismo, Guerra Fria, Ditaduras Militares na América e a Ditadura Militar Chilena.

Como estudar esses temas?

Uma opção para revisar esses temas e se preparar para as provas de vestibular e Enem deste ano, é utilizar os slides que já disponibilizamos aqui no Nas Tramas de Clio sobre a relação entre a Guerra Fria e as Ditaduras na América e sobre a Ditadura Militar Brasileira, que você encontra nos links abaixo:

Se você é professor, também temos uma sugestão de plano de aula sobre a Ditadura Militar no Brasil, que traz inclusive dicas de materiais de análise sobre esses temas. Você encontra o plano no link abaixo:

Dicas:

Se você é aluno, lembre de incluir na sua rotina de estudos essas temáticas, assista vídeo aulas, leia resumos, elabore mapas mentais, enfim, utilize a técnica com a qual você melhor se adapta. 

Por outro lado, se você é professor, comente com os seus alunos a possibilidade dessas temáticas serem cobradas, e inclua discussões sobre elas nas suas aulas com o Ensino Médio.

Temas de Vestibulares e Enem 2020

Como dito anteriormente, não temos como ter certeza de quais serão os temas cobrados em provas de vestibulares e Enem, ainda mais nesse ano em que a educação está completamente diferente devido à Pandemia.

Nos últimos anos, o uso de efemérides nessas provas foi muito comum, como por exemplo em 2017 foram cobradas várias questões sobre a Revolução Russa e em 2019 sobre a Crise de 1929.

No texto de hoje, fizemos um apanhado com temas que em 2020 estão completando 50 anos. Fique ligado que em breve divulgaremos outras publicações com temas que tem grandes chances de serem cobradas nesse ano e que também estão completando aniversário terminados em 0.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *