Guerra Fria: Slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Nas últimas semanas nós estamos postando os slides que usamos em sala de aula, para que os professores que estão com aulas remotas devido à pandemia possam utilizar com seus alunos, o de hoje é sobre a Guerra Fria.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, a Guerra Fria possibilita que os alunos percebam as disputas políticas e ideológicas que aconteceram pós Segunda Guerra Mundial.

Post para o Instagram com o título da postagem: Guerra Fria.

Guerra Fria

Certamente a temática da Guerra Fria é muito ampla e não se esgota apenas com um slide. Nesse sentido, nos slides disponibilizados explicamos conceitos ligados à temática. Além disso, em breve postaremos slides que relacionam a Guerra Fria às Ditaduras na América.

Assim, são tratados os seguintes temas:

  • Contexto pós Segunda Guerra Mundial;
  • Mundo Bipolar;
  • URSS;
  • Conceitos de Capitalismo, Socialismo e Comunismo;
  • Corrida Armamentista;
  • Corrida Espacial;
  • Cortina de Ferro;
  • Otan;
  • Pacto de Varsóvia;
  • Guerra Propagandística;
  • Uso do cinema hollywoodiano para a propaganda anticomunista.

Slides sobre Guerra Fria

Assim, para ter acesso aos slides basta clicar em “baixar” no link abaixo:

Material complementar para aulas sobre a Guerra Fria

Certamente, devido a atual situação da educação brasileira sendo realizada à distância, estamos repensando nossas práticas e atividades em sala de aula. Isso varia muito de acordo com as plataformas que as escolas em que trabalhamos optaram por utilizar. 

Nesse sentido, abaixo deixo duas sugestões de abordagens com temáticas relacionadas à Guerra Fria. Assim, basta o professor adaptar para atividades que correspondam a sua realidade.

Desse modo, o primeiro, consiste na utilização ou indicação de trechos da terceira temporada da série Stranger Things. Nesse sentido, ela pode ser uma maneira de apontar para os alunos, as influências históricas que aparecem nessa temporada.

Do mesmo modo, a segunda sugestão é em relação ao Plano Marshall desenvolvido pelos EUA nesse período. Assim, no texto abaixo você encontra dicas de como abordar essa temática em sala de aula.

Slides em sala de aula

Nesse sentido, para aqueles professores que utilizam slides em suas aulas e ficaram interessados nos modelos que utilizamos, no texto do link abaixo você encontra um tutorial que explica como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Outros Slides: 

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim, os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos. Desse modo, os slides contém imagens e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Assim, não deixe de fazer o download dos demais slides que já foram publicados e se mantenha de olho no site e no canal para não perder nada!

Sendo assim, aqui estão os links:

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

OBVIOUS. A Guerra Fria, o cinema Hollywoodiano e a sua influência cultural.

DOMINGUES, Joelza. A propaganda ideológica da Guerra Fria em cartazes da época.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *