Baixa Idade Média: Slides para o Ensino Médio

Publicado por Caroline Dähne em

Nos últimos dias, nós estamos diariamente disponibilizando slides que utilizamos em nossas aulas com os nossos alunos, hoje eles são sobre a Baixa Idade Média.

Certamente esse conteúdo costuma ser cobrado em vestibulares, principalmente relacionado com o enfraquecimento do Feudalismo e o surgimento do Renascimento.

Assim, presente nos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, ela possibilita que os alunos percebam como o enfraquecimento do Feudalismo contribuiu para a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Imagem do instagram com a capa do slide sobre a Baixa Idade Média.

Aulas online: Baixa Idade Média

Nesse sentido, pensando no período de isolamento social que estamos vivendo por conta da epidemia do CoVid-19, nós do Nas Tramas de Clio, estamos disponibilizando os slides que utilizamos em sala de aula com os nossos alunos. 

Assim,os professores que estão fazendo atendimentos online aos seus alunos, podem compartilhar esses slides com as explicações para que eles utilizem em seus estudos.

Bem como, os estudantes que estão sem aulas online podem utilizar os slides para complementar sua rotina de estudos. Nesse sentido, os slides contém imagens e esquemas que contribuem para a visualização daquilo que está sendo explicado.  

Desse modo, já divulgamos aqui outros slides, que você pode acessar abaixo:

Slides da Baixa Idade Média

Certamente a temática da Idade Média é muito ampla e não se esgota apenas com um slide. Nesse sentido, nos slides disponibilizados é feito um recorte temático apenas da Baixa Idade Média. Assim, são tratados os seguintes temas:

  • Decadência do Feudalismo;
  • Invenções + técnicas agrícolas;
  • Crescimento econômico;
  • Cruzadas;
  • Renascimento comercial;
  • Renascimento urbano;
  • Corporações de ofício;
  • Cultura medieval;
  • Questões religiosas;
  • Tribunal do Santo Ofício;
  • Peste negra;
  • Crise do século XIV;
  • Guerra dos cem anos;
  • Fortalecimento do poder real;

Do mesmo modo, já divulgamos aqui o primeiro slide sobre a Alta Idade Média, disponível em:

Desse modo, os outros períodos e características da Idade Média serão disponibilizados nos slides que divulgaremos nos próximos dias.

Aulas presenciais

Desse modo, quando passar esse período e as aulas retornarem, os professores que têm a possibilidade de utilizar um aparelho de projeção ou uma televisão, podem manter esses slides em seu acervo e utilizá-los como um aliado no ensino de História. 

Slides em sala de aula

Desse modo, para aqueles professores que utilizam slides em suas aulas e ficaram interessados nos modelos que utilizamos, no texto do link abaixo você encontra um tutorial que explica como fazer slides mais atrativos para a sala de aula.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre. Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2015.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, José. História: projeto múltiplo. Editora Scipione, 2014.


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

3 comentários

Professor João Carlos · 09/04/2020 às 09:15

Só tenho que agradecer pelo excelente trabalho que vocês estão fazendo, talvez não tenham noção do quanto esses materiais estão me ajudando.
Muito obrigado meninas!

Professor João Carlos · 09/04/2020 às 09:23

Sou professor do fundamental 2. Estou iniciando minha carreira docente esse ano, e que a ano!
Início de década e já com esse terrível problema que já entrou para História.
Não poderia ter um momento melhor para estréia não é mesmo?
Ainda bem que tenho vocês na minha vida para me socorrer!!!
Se possível, estou precisando de materiais de 6° ,7° e 8° ano. Iluminismo e Mesopotâmia.
Mais uma vez, muito obrigado mesmo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *